Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de InterioresSauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior, OrlaSauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de ExteriorSauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Armário, PortaSauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Mais Imagens+ 30

Ähtäri, Finlândia
  • Arquitetos Responsáveis: Mikko Jakonen, Emma Johansson, Sampsa Palva, Heikki Riitahuhta, Willem van Bolderen
  • Equipe De Projeto: Ioana Maftei, Maiju Koskela (Interior), Sami Logren
  • Empreiteiro Geral: Rakennus Tikkamäki Oy
  • Cidade: Ähtäri
  • País: Finlândia
Mais informaçõesMenos informações
Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior
© Marc Goodwin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como o próprio nome sugere, Saunaravintola Kiulu é tanto uma sauna e restaurante, bem como o pano de fundo para todos os tipos de eventos na cidade. Dentro do restaurante, as experiências gastronómicas variam do formal ao casual, enquanto duas saunas oferecem uma experiência de banho comunitário ou outra mais íntima. Todos estes espaços são unificados através de um terraço ao ar livre compartilhado, trazendo a experiência para perto do lago adjacente e da natureza ao seu redor.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior
© Marc Goodwin
Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior, Orla
© Marc Goodwin

Conceitualmente, Saunaravintola Kiulu visa repensar a experiência de bem-estar por meio de uma abordagem de design holística, entendendo que o bem-estar é altamente individual e, portanto, diferente para todos. Quer seja através de atividades sociais ativas ou solitárias, espirituais, Saunaravintola Kiulu, através da sua arquitetura, define cuidadosamente os diferentes caminhos para a grande comunidade, permitindo a todos a oportunidade de se divertir da maneira que preferirem.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior
© Marc Goodwin

Uma parceria frutífera.

Nossa estreita colaboração com a cidade de Ähtäri começou há alguns anos, quando fomos solicitados a desenvolver um conceito de plano diretor para a área que estabeleceria diferentes caminhos para um turismo versátil durante todo o ano. Enquanto estávamos sintetizando e avaliando todos os dados regionais, percebemos imediatamente duas áreas potenciais de crescimento: fortalecer a conexão pública com a orla e integrar um espaço de encontro multifuncional tanto para turistas quanto para a grande comunidade local. Consequentemente, a ideia do Saunaravintola Kiulu surgiu rapidamente, passando do conceito à realidade em menos de dois anos.

Através de Saunaravintola Kiulu, a orla é ativada por ser um elemento mais destacado pela arquitetura. Cada mirante de dentro da estrutura enquadra o lago, oferecendo diferentes momentos e perspectivas para contemplar e desfrutar da paisagem natural. Seja viajando por terra ou por barco, Saunaravintola Kiulu atende a cidade de Ähtäri e além através da diversificação de serviços que antes eram limitados na área, convidando-nos a finalmente nos conectarmos com os outros, a natureza e até nós mesmos.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Imagem 32 de 35
Implantação

Atmosfera espacial.

O exterior de Saunaravintola Kiulu está enganosamente escondido. A sua cobertura exterior é revestida com tábuas de madeira preta, enquanto toda a estrutura se aninha na paisagem, permitindo que se misture com o que a rodeia. Isso é feito propositalmente para que a arquitetura não apenas evite prejudicar a natureza ao redor, mas também crie um bolso protegido e seguro para as atividades.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior, Orla
© Marc Goodwin

No interior, há uma interação delicada entre ambientes escuros e claros, ambos estrategicamente justapostos em diferentes momentos da arquitetura. Imediatamente após a chegada, a entrada do restaurante é arejada com tons quentes de madeira e uma inundação de luz proveniente de grandes janelas, enquanto os espaços da sauna são totalmente escuros e isolados do resto. Essas fortes transições espaciais criam uma experiência estimulante e sensorial que nos oprime positivamente, focando-nos no momento presente. Especialmente em uma sauna pública onde a interação entre outras pessoas é muito íntima, um ambiente mais calmo nos ajuda a nos sentir mais relaxados e à vontade, mesmo quando estamos perto de estranhos.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores
© Riikka Kantinkoski

Embora os ambientes sejam igualmente escuros entre os dois espaços de sauna, eles oferecem experiências espaciais diferentes. O maior, que é conectado à estrutura principal, tem assentos elevados com uma janela panorâmica horizontal estreita na parte superior e é mais adequado para grupos maiores. Enquanto isso, o espaço menor é removido inteiramente da estrutura principal com uma janela quase da altura do teto para promover uma conexão mais profunda com a água diretamente abaixo. Aqui, o piso é nivelado com o exterior para fazer a transição entre o exterior e o interior sem descontinuidades, direcionando visualmente toda a atenção para fora da janela.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Armário, Porta
© Riikka Kantinkoski

Sauna à beira do lago da vovó.

O conceito geral de interior se baseia na promoção de uma experiência aconchegante e confortável semelhante à rantasauna mummolan ou à sauna da sua avó no lago. Ao usar materiais tradicionais de formas modernas e não convencionais, celebramos a herança ritualística das saunas familiares ao mesmo tempo que as reinventamos para se adequarem a toda a comunidade.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Cadeira
© Riikka Kantinkoski

Um dos materiais tradicionais mais proeminentes em todo o interior é o tijolo vermelho. Ele adiciona personalidade ao espaço do restaurante como os ladrilhos no chão, enquanto o epóxi nos espaços da sauna úmida é colorido na mesma tonalidade para referenciá-lo. Da mesma forma, dentro do restaurante, estofados e cortinas de lã natural trazem suavidade e ricas texturas para complementar os materiais arquitetônicos e o mobiliário, criando um ambiente aconchegante e tátil.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Riikka Kantinkoski

Alinhado à visão arquitetônica dos espaços de bem estar, o interior da Saunaravintola Kiulu pretende, em última instância, fazer com que seus hóspedes se sintam em casa. Para alguns, os spas e os rituais do banho podem parecer muito privados de momentos para serem compartilhados com outras pessoas, portanto, o projeto e os materiais invocam sutilmente todos os sentidos para, em vez disso, criar impressões de conforto e segurança, assim como na sauna da vovó.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Riikka Kantinkoski
Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Riikka Kantinkoski

Para longos dias de verão.

Claro, todos nós sabemos que os melhores dias de verão são passados ao ar livre. Portanto, no terraço, há muitas oportunidades para desfrutar da temporada com mobiliário que permite jantar e relaxar enquanto os próprios degraus atuam como assentos adicionais. O terraço se estende até o telhado, onde há vistas panorâmicas da natureza ao redor de Saunaravintola Kiulu, oferecendo toda a oportunidade de sentar, relaxar e absorver tudo com uma bebida gelada na mão. O que sentimos é um resultado final adequado de uma colaboração muito bem-sucedida e gratificante não apenas com a cidade, mas também com os investidores e empreiteiros em geral.

Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto - Fotografia de Exterior
© Riikka Kantinkoski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Karhunkierros 167, 63920 Ähtäri, Finlândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sauna e Restaurante Saunaravintola Kiulu / Studio Puisto" [Saunaravintola Kiulu Wellness / Studio Puisto] 19 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966977/sauna-e-restaurante-saunaravintola-kiulu-studio-puisto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.