Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Laurian Ghinitoiu

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Complexo Residencial 121 East 22nd Street / OMA

© Iwan Baan © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 28

Nova York, Estados Unidos
  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 25584.2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Escola de Ciências e Esportes da Brighton College / OMA

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 62

  • Arquitetos: OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 7425.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2020

Carbono incorporado nos materiais de construção: O que é e como calcular

Qualquer atividade humana impacta de alguma forma o meio ambiente. Algumas menos, outras muito mais. Segundo o United Nations Environment Programme (Unep), o setor da construção é responsável por até 30% de todas as emissões de gases que contribuem ao efeito estufa. Atividades como mineração, processamento, transporte, operação de indústria e combinação de produtos químicos resultam na liberação de gases como o CO2, CH4, N2O, O3, halocarbonos e vapor d’ água. Estes, quando lançados na atmosfera, absorvem uma parte dos raios do sol e os redistribuem em forma de radiação na atmosfera, aquecendo o planeta. Com uma quantidade desenfreada de gases sendo lançados cotidianamente, essa camada é engrossada, fazendo com que a radiação solar entre e não consiga sair do planeta, acarretando em impactos quase incalculáveis para a humanidade, como desertificação, derretimento das geladeiras, escassez de água, tempestades, furacões, inundações, alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade.

Como arquitetos, uma das nossas maiores preocupações deveria ser de que forma é possível diminuir as emissões de carbono incorporados nas construções. Conseguir mensurar, quantificar e qualificar os impactos é um primeiro caminho. 

Laurian Ghinitoiu é o grande vencedor do Architectural Photography Awards de 2019

Recentemente no Architectural Photography Awards de 2019, o fotógrafo de arquitetura Laurian Ghinitoiu foi escolhido como o grande vencedor em três da seis categorias do prêmio. Ghinitoiu recebeu as honrarias por suas fotos inscritas nas categorias habitação social, exterior e edifícios construídos.

No início, a fotografia de arquitetura era apenas um hobbie para Ghinitoiu. Com o tempo, esta curiosidade latente passou a ocupar mais e mais espaço em sua vida e o reconhecimento profissional não tardou a chegar. A partir dai, o fotógrafo passou a viver de fotografia, viajando o mundo em uma jornada que lhe trouxe uma compreensão mais ampla e complexa da arquitetura.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu Skanderbeg Square, Tirana, Albania by 51N4E. Ghinitoiu's third win. Image © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 8

Como o BIM pode tornar as reformas e retrofits mais eficientes

BIM (Building Information Modeling) é uma sigla cada vez mais usual entre os arquitetos. A maioria dos escritórios e profissionais já vem migrando ou planeja mudar para esse sistema, que representa digitalmente as características físicas e funcionais de uma edificação, integrando diversas informações sobre todos os componentes presentes em um projeto. Através dos softwares BIM é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção, o que proporciona maior controle de custos, eficiência na obra. Também há possibilidade simular o edifício, entendendo seu comportamento antes do início da construção, e seu respectivo suporte ao projeto ao longo de suas fases, inclusive após construído ou na sua desmontagem e demolição.

Reforma do Mason Bros Warehouse / Warren and Mahoney. Image © Simon Devitt Reforma do Mason Bros Warehouse / Warren and Mahoney. Image © Simon Devitt © Bruce Damonte Novo Laboratório, Centro de Pesquisa e Fábrica / Marvel Architects. Image © David Sundberg | Esto + 9

Edifício Heights / BIG

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 25

  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 16700.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

Junya Ishigami vence o primeiro Prêmio Obel com projeto de jardim artificial

A primeira edição do Prêmio Obel foi concedido ao projeto Art Biotop Water Garden de Junya Ishigami + Associates. Anunciado em uma cerimônia no Utzon Center em Aalborg, na Dinamarca, o prêmio reconhece as conquistas arquitetônicas e é apresentado anualmente pela Fundação Henrik Frode Obel. O prêmio é de 100.000 euros e uma obra do artista Tomás Saraceno.

© Laurian Ghinitoiu Cortesia de Henrik Frode Obel Foundation Cortesia de Henrik Frode Obel Foundation Cortesia de Henrik Frode Obel Foundation + 8

A opinião da crítica sobre a Bienal de Arquitetura de Chicago 2019

A terceira edição da Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) foi inaugurada em Chicago com uma série de novas exposições e instalações em toda a cidade. Com o tema "...E outras histórias semelhantes", a bienal mostra o trabalho de mais de 80 colaboradores, incluindo o MASS Design Group, Forensic Architecture, Theaster Gates e muito mais. No principal espaço da Bienal, mergulhamos em algumas das exposições e histórias emergentes.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 26

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHill / BIG

© Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Rasmus Hjortshoj © Dragoer Luftfoto + 19

Copenhague, Dinamarca
  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 41000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019

CopenHill: a usina de energia com uma pista de esqui na cobertura projetada pelo BIG

Após quase uma década em construção, a usina de geração de energia a partir de resíduos CopenHill, imaginada pela primeira vez pelo Bjarke Ingels Group, foi finalmente inaugurada em Copenhague. O ArchDaily cobriu inicialmente o projeto do BIG em janeiro de 2011, mas a usina incluiria posteriormente ideias hedonísticas do primeiro gerador de anéis de vapor do mundo e o financiamento coletivo através do Kickstarter. Hoje, o projeto cumpriu muitas de suas promessas e a CopenHill permanece como um zeitgeist arquitetônico moderno, refletindo a própria evolução do BIG.

© Justin Hummerston © Laurian Ghinitoiu © Soren Aagaard © Dragoer Luftfoto + 14

Cinco exposições imperdíveis da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019

Em sua terceira edição, a Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) já é considerada por muitos um dos principais eventos da arquitetura mundial. Inaugurada no último dia 19 de setembro, a Bienal tomou conta das principais ruas da cidade de Chicago apresentando uma série de exposições e instalações. Com curadoria da diretora artística Yesomi Umolu e sob o mote ...And other such stories, a bienal deste ano apresenta o trabalho de mais de oitenta colaboradores, dentre os quais dois brasileiros: a Usina - CTAH e o FICA - Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel. Entre os convidados internacionais figuram o MASS Design Group, o Forensic Architecture, o Theaster Gates entre muitos outros. Depois de visitar as principais exposições nestes primeiros dias de Bienal, apresentamos em primeira mão tudo aquilo que você não pode perder de vista, ou caso em Chicago, não deixe de visitar.

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 14

Museu The Twist / BIG

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 23

  • Arquitetos: Bjarke Ingels Group
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 1000.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019