O Museo Soumaya, inaugurado em 2011, é um dos marcos culturais mais impressionantes no horizonte da Cidade do México. Projetado pelo escritório FR-EE / Fernando Romero Enterprise, o espaço acomoda e exibe uma coleção de arte privada de quase 70.000 obras que abrangem os séculos XV a XX, incluindo a maior coleção privada de esculturas de Auguste Rodin do mundo. Neste ensaio fotográfico, Laurian Ghinitoiu aponta suas lentes para o museu - cuja geometria em romboide rotacionado é revestida por uma pele composta por 16 mil painéis hexagonais de aço espelhado.
Santiago Calatrava Valls, arquiteto, engenheiro e artista mundialmente conhecido, completa hoje 66 anos. Calatrava é associado a um estilo "neofuturista" e famoso pelo virtuosismo estrutural de suas obras. O Milwaukee Art Museum, seu primeiro trabalho nos Estados Unidos, é lembrado por suas "asas" que se abrem e fecham em função da posição do sol. Seu complexo de edifícios em Valência, cidade onde nasceu, é outro grande ponto de peregrinação para entusiastas da arquitetura.
Localizado no centro de Xangai, este complexo multifuncional de artes e cultura faz parte do Bund Finance Center - um projeto conjunto em parceria pelos escritórios Heatherwick Studio e Foster + Partners, ambos de londres. Localizado entre a cidade velha e o novo distrito financeiro, este novo centro combina espaços de exposições e eventos com um palco para apresentações e performances inspirado, de acordo com os arquitetos, "nos palcos abertos dos teatros chineses tradicionais". Um dos aspectos mais marcantes do projeto é uma espécie de "véu" que se movimenta, registrado aqui pelo fotógrafo Laurian Ghinitoiu.
Localizado em Sumida Ward, Tóquio, onde Sumida Hokusai (Katsushika Hokusai) nasceu e passou a maior parte de sua vida, este museu - projetado por Kazuyo Sejima e concluído em novembro de 2016 - é um templo para a obra do artista japonês, que inclui A Grande Onda de Kanagawa e Fuji Vermelho.
Este projeto, além de celebrar o trabalho de Hokusai, também foi concebido como um chamariz cultural. Nesta série de fotografias, Laurian Ghinitoiu aponta suas lentes para este novo marco cultural da capital do Japão.
Em todo o mundo, cidades apresentam poucas opções atraentes de habitações que utilizam os recursos de forma ambientalmente positiva e responsável. Procurando resolver esse desafio, a empresa SO-IL, sediada em Nova Iorque, se uniu ao fabricante de automóveis MINI para criar o MINI LIVING– Respire, uma "interpretação futurista do viver na cidade de forma compartilhada, consciente do uso dos recursos e com uma pegada compacta".
Agora em exibição no Salone del Mobile 2017 de Milão, a estrutura do protótipo é construída a partir de uma membrana de tecido translúcido esticadanuma estrutura de metal modular que se eleva verticalmente num lote urbano de 50 metros quadrados anteriormente não utilizado. Seis ambientes e um jardim na cobertura proporcionam espaços para disposições programáticas flexíveis, aderindo aos princípios MINI LIVING de "Uso criativo do espaço" e "Pegada mínima".
Com o encerramento do Salone del Mobile 2017, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu compartilhou uma série de fotografias da Semana de Design de Milão. Desde protótipos habitacionais até "instalações digitais" imersivas, o evento anual de design - tido como o quarto maior do mundo - reuniu neste ano uma ampla gama de profissionais e empresas de design. Em Milão, colaborações improváveis ditaram o tom do evento.
O fotógrafo Laurian Ghinitoiucompartilhou conosco uma série de fotografias da Filarmônica de Hamburgo, Alemanha, projeto vencedor do PrêmioArchDaily Building of the Year.A singular silhueta deste edifício, cujo perímetro é idêntico ao do edifício de tijolos sobre o qual foi construído, é frequentemente fotografada como um objeto isolado, porém, nesse ensaio, o contexto portuário em torno da obra é colocado em evidência.
Em 15 de agosto de 1947, na véspera da independência da Índia do Reino Unido, veio uma diretiva que transformaria o subcontinente para as próximas seis décadas. A fim de salvaguardar a população muçulmana do país da maioria hindu, os líderes coloniais de partida deixaram de lado as porções noroeste e leste do território para seu uso. Muitos dos cerca de 100 milhões de muçulmanos espalhados por toda a Índia receberam pouco mais de 73 dias para se mudarem para esses territórios, as nações modernas do Paquistão e Bangladesh. À medida que as fronteiras dos novos países eram desenhadas por Sir Cyril Radcliffe (um inglês cuja ignorância da história e da cultura indianas era percebida pelo governo colonial como uma garantia de sua imparcialidade), o estado de Punjab foi dividido entre a Índia e o Paquistão, sendo que o último acabou ficando om a capital Lahore. [1] Foi na esteira dessa perda que o Punjab precisaria de uma nova capital do Estado: uma que não só servisse às exigências logísticas do estado, mas fizesse uma declaração inequívoca para o mundo inteiro de que uma nova Índia -modernizada, próspera e independente-tinha chegado.
Em homenagem à vida de Louis Kahn, que faria aniversário hoje, o fotógrafo Laurian Ghinitoiu visitou o Instituto Indiano de Administração em Ahmedabad - um dos projetos seminais do arquiteto, que só foi concluído após sua morte, há quatro décadas.
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Utilizando as últimas inovações em alumínio e metais, Ben van Berkel e o UNStudio construíram o stand da ALPOLIC na BAU 2017, a maior feira mundial de arquitetura, materiais e sistemas. Enfatizando a força inerente do material ultra-leve, o projeto paramétrico utiliza princípios geométricos para criar um suporte semi-privado autoportante para a exposição de produtos.
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu por unanimidade que o arquiteto e urbanista tem direito de imagem sobre obra da qual é autor do projeto. O entendimento foi aplicado ao recurso do arquiteto e urbanista Luis Afonso Monzillo contra a empresa Basf e a Casa, que utilizou a fachada de casa assinada pelo profissional em uma campanha publicitária e em embalagens da uma marca de tintas.
A Escola de Administração e Design Zollverein, projetada pelo SANAA e localizada em Essen, Alemanha, é um cubo perfeito de 35 metros de lado. A presença dominante do edifício, que é particularmente impressionante em meio ao seu contexto suburbano, estende-se aos espaços internos. Os arquitetos consideraram que "pés-diretos excepcionais seriam apropriados aos espaços educacionais, particularmente para o pavimento de estúdios que ocupa toda uma laje da estrutura". De fato, este pavimento de produção é "um espaço excepcionalmente alto e totalmente flexível", fechado apenas pelas empenas estruturais externas. O fotógrafo Laurian Ghinitoiu visitou o edifício para registrar novos ângulos deste seminal projeto que foi concluído em 2010.
Em sua mais recente série de fotografias, Laurian Ghinitiou nos leva para o projeto Transitlager do BIG, um complexo artístico de uso misto localizado dentro e em torno de um antigo armazém na Basileia, Suíça. Próximo de ser concluído, o projeto de renovação e expansão é caracterizado por sua reação às geometrias existentes da antiga infraestrutura industrial, assumindo a forma de dois edifícios distintos, um localizado em cima do outro. O complexo contará com uma série de pavimentos multifuncionais que abrigarão programas voltados à arte, comércio, trabalho e habitação, tornando-se o epicentro do novo distrito artístico de Dreispitz.
Esta semana, a Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 — Reporting From the Front— fechará suas portas. Seis meses se passaram e centenas de milhares de arquitetos, urbanistas, designers e turistas passaram pelas exposições nacionais e pela mostra central com curadoria de Alejandro Aravena — o primeiro sul-americano a dirigir o mais prestigiado evento da arquitetura mundial. O ArchDaily realizou este ano a cobertura mais extensa que já fizemos do evento e, apesar da 15ª edição da Bienal fechar suas portas, nossa coleção de artigos, entrevistas e trechos de publicação permanecerá acessível.
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