O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates
  6. 2015
  7. Casa Invertida / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates

Casa Invertida / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates

  • 17:00 - 4 Janeiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa Invertida / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates
Casa Invertida / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates, © Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

© Shinkenchiku-sha © Shinkenchiku-sha Cortesia de The Oslo School of Architecture and Design © Shinkenchiku-sha + 35

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em abril de 2015, a Escola de Arquitetura e Design de Oslo (AHO) ganhou o primeiro lugar no concurso de arquitetura da Universidade Internacional LIXIL. Durante o verão seguinte, desenvolvemos o projeto em detalhes e fizemos os planos de construção, supervisionados pelos arquitetos de Kengo Kuma e Associados. Este inverno, a Casa Invertida foi construída em Taiki-cho, Hokkaido, e trabalhamos estritamente no lugar com a construtora através de todo o processo. Agora a residência está a espera de sua nova vida como o quinto concurso residencial nos campos abertos de Memu Meadows.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

O tema do concurso foi atípico: "Casa para apreciar o frio rigoroso". Tradicionalmente, a arquitetura criou uma forte divisão entre o interior e o exterior, mantendo o frio na baía, preservando o calor dentro. A Casa Invertida pretende colocar em prática essa ideia e levar a 'aspereza' do mundo ao próprio lar. Ao minimizar os espaços interiores com calefação e criar uma série de espaços exteriores protegidos, o edifício admite o legado da tradicional Sukiya-zukuri japonesa à luz da frugalidade escandinava. Suas paredes ásperas criam uma divisão clara na paisagem, sustentando telhados e assoalhos precisamente articulados em madeira. A unidade resultante converte-se em um instrumento, utilizando o vento, a neve e o sol para transformar a sensação do mundo para seus habitantes.

Diagrama
Diagrama
Diagrama
Diagrama

A residência é acessada pelo primeiro espaço definido pela parede transversal: a habitação jardim, que recolhe a neve no inverno e a mantém até o final da primavera na sombra dos altos muros. A partir daqui, o exterior da sala é acessado pela entrada principal, onde uma série de pisos de madeira elevados conduz à lareira, enquanto uma grande cobertura levemente inclinada se estende ao entorno e ao por-do-sol. Ao lado, a habitação para cozinha está protegida dos ventos fortes por uma cobertura muito inclinada. Um corredor estreito ao redor da parede transversal conduz a um interior protegido, o espaço no interior, um espaço estreito e escuro, aquecido por uma lareira. Uma larga e baixa janela concentra a vista para a neve do inverno ou para as flores do verão no exterior na Sala Jardim. Em seu outro extremo, encontram-se os espaços mais íntimos: uma banheira é oculta mais além da parede, sob o teto, e uma plataforma para dormir, flutua na neve, frente a saída do sol, com uma abertura no teto em direção ao céu de Memu.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha
Planta Baixa
Planta Baixa
© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha

Imaginamos a Casa Invertida como uma delicada instrumentalização de muitas peças em vez de um só conceito dominante. Cada parede, piso, teto, pilar e caminho foi considerado cuidadosamente em proporção e relação com a edificação em seu conjunto e para o mundo no qual é construída.

© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha
© Shinkenchiku-sha
Cita: "Casa Invertida / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates" [Inverted House / The Oslo School of Architecture and Design + Kengo Kuma & Associates] 04 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802102/casa-invertida-the-oslo-school-of-architecture-and-design-plus-kengo-kuma-and-associates> ISSN 0719-8906