Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Fabrice Fouillet

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

36 Escritórios de arquitetura do Sul Global que você precisa conhecer

© Zhou Ruogu/Savoye Photographe
© Zhou Ruogu/Savoye Photographe

Os países que fazem parte do chamado Sul Global sofreram muitas transformações em suas cidades nos últimos anos devido, sobretudo, ao rápido crescimento dos centros urbanos e aos já conhecidos desafios econômicos e sociais característicos dos países "em desenvolvimento". O crescimento urbano, o desenvolvimento sustentável, a qualidade de vida, a saúde nas cidades e o desenvolvimento de sua própria identidade cultural são algumas das questões com as quais as arquiteturas locais tiveram - e ainda terão - que lidar.

Alguns jovens profissionais da arquitetura entenderam a importância de projetar tendo em vista seu próprio território, conferindo a essa arquitetura uma identidade claramente local. Ao desenvolverem novas tipologias e usarem seus próprios recursos materiais, apresentam soluções inovadoras, específicas para o local e, acima de tudo, essencialmente contemporâneas no sentido de se pensar o futuro da arquitetura e do planeta como um todo.

© Fernando Guerra | FG+SG © Tomás Rodríguez © Fernando Schapochnik © Maurice Ascani + 38

Museu da Moeda / Costa Lopes

© Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet + 20

Luanda, Angola
  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 4794.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Moradia estudantil Saclay / LAN

© Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet + 43

Gif-sur-Yvette, França
  • Arquitetos: LAN
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 25346.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2018

Mulheres na fotografia de arquitetura

Maioria em graduações de arquitetura em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, as mulheres superam os homens em número de profissionais em atividade, entretanto, sua representatividade vem, há décadas, sendo sistematicamente diminuída frente à atuação masculina. 

O debate sobre o papel das mulheres na arquitetura não é recente, contudo, ganhou força a partir de 2013 com a petição para que Denise Scott Brown fosse retroativamente reconhecida como vencedora do Prêmio Pritzker de 1991 - junto à Robert Venturi - e a consequente rejeição do pedido por parte do Prêmio. Desde então, o reconhecimento do papel das mulheres na arquitetura vem sendo tópico de diversos - e necessários - debates, palestras, simpósios e exposições em todo o mundo.

Arquiteturas religiosas contemporâneas que repensam os espaços tradicionais de culto

© Fabrice Fouillet
© Fabrice Fouillet

A construção de locais de culto sempre foi uma prática complexa, conseguindo separar o humano e liberar a fronteira entre corpo, mente e espírito. A presença do sagrado é crucial no projeto e construção de lugares de culto, e é por isso que quase todo edifício religioso possui características semelhantes: grandiosidade, materialidade monolítica, elementos naturais e uma planta que leva em conta a circulação do indivíduo no espaço. Estruturas religiosas contemporâneas, no entanto, encontraram uma maneira de se adaptar à evolução da arquitetura. Diferentemente dos períodos gótico ou barroco, a arquitetura contemporânea não possui uma identidade dominante, mas é uma combinação de pós-modernismo, futurismo, minimalismo, modernismo e tudo o que há entre estes. Os arquitetos descobriram uma maneira de transformar esses lugares exclusivos dedicados à religião em estruturas de espiritualidade, contemplação e manifestação. 

Reunimos aqui uma seleção de edifícios religiosos contemporâneos que provam que os arquitetos estão rompendo todos os limites programáticos da arquitetura. 

© Adam Letch Cortesia de S.M.A.O © Ahmad Mirzaee Cortesia de Kojii Fuji / Nacasa & Partners Inc. + 24

Pavilhão da Humanidade / CHYBIK+KRISTOF

© Lukas Ildza © Fabrice Fouillet © Lukas Ildza © Fabrice Fouillet + 29

Dia Mundial da Fotografia 2017: as 100 fotografias que mais foram salvas por nossos leitores

Neste 19 de agosto se celebra o Dia Mundial da Fotografia, data que comemora o dia no qual a França comprou a patente do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos, e liberou-o gratuitamente para o mundo em 1839. No ArchDaily entendemos a importância que a fotografia possui no mundo da arquitetura e, por esta razão, buscamos as imagens mais populares entre nossos leitores. A seguir, apresentamos um ranking das 100 imagens que mais foram salvas nas sessões do Meu ArchDaily.

Fotos da Semana: arquitetura e escala humana

Incorporar a figura humana na fotografia de arquitetura é uma das formas mais eficazes de ajudar o espectador a decifrar a escala de uma obra. Com ela, não apenas é possível transmitir noções das medidas dos elementos fotografados, mas também criar interessantes relações que podem favorecer a composição de uma imagem. Com isso em mente, compilamos a seguir uma seleção de nossas fotografias favoritas que têm na escala humana seu principal elemento compositivo. 

© Doublespace © Hufton + Crow © Jordi Castellano © Adrien Williams + 11

DYEJI / Costa Lopes

© Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet + 22

  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 12153.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

Sapiens / Costa Lopes

©Fabrice Fouillet ©Fabrice Fouillet ©Fabrice Fouillet ©Fabrice Fouillet + 23

Luanda, Angola
  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 10758.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2015

KN10 / Costa Lopes

© João Freire © Manuel Correia © João Freire © Manuel Correia + 19

  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 4221.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2009

1º Congresso / Costa Lopes

© Manuel Correia © Fabrice Fouillet © Manuel Correia © Fabrice Fouillet + 34

  • Arquitetos: Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 41623.0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2013

10 impressionantes imagens de espaços sacros

Ainda sob a influência do espírito de Páscoa, apresentamos uma compilação de dez espaços sacros de nosso board de Arquitetura Religiosa no Pinterest. Variando de espaços tradicionais e reverentes a capelas modernas, esses impressionantes lugares de culto são verdadeiramente inspiradores. Veja, a seguir, estas obras sagradas:

Capela Espiral / NAP Architects. Imagem © Koji Fujii / Nacasa & Partners Inc Capela Nanjing Wanjing Garden / AZL Architects. Imagem © Yao Li Kirche am Hohenzollernplatz / Fritz Hoger. Imagem © Fabrice Fouillet Cobertura das Paredes da Antiga Igreja de Baños / BROWNMENESES. Imagem © Sebastián Crespo + 10