Arquitetura Jordaniana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Jordânia

Projetos mais recentes em Jordânia

Últimas notícias em Jordânia

Cidades e conflitos: projetos urbanos de reuso adaptativo

A COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, está programada para ser realizada na Escócia na última semana de outubro de 2021. No pano de fundo desta conferência está uma maior consciência global das mudanças climáticas, à medida que discussões ocorrem sobre como um futuro mais igualitário pode ser alcançado. O estado atual e futuro da arquitetura é um componente-chave desta conversa, já que, as críticas são dirigidas aos escritórios de arquitetura que fazem uso do "greenwash" (ou maquiagem verde) levantando questões sobre se o termo "sustentabilidade" está cada vez mais sendo usado apenas como a palavra da moda de hoje.

Cidades invisíveis: repensando a crise dos refugiados através da arquitetura

Quando digo Katuma, Hagadera, Dagahaley, Zaatari ou Ifo o que é os vem à mente? Estes nomes singulares e originais poderiam facilmente ser algumas das 55 cidades invisíveis de Ítalo Calvino não é mesmo?

Campos de refugiados: de assentamentos temporários a cidades permanentes

Segundo dados veiculados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), mais de 70 milhões de pessoas têm sido forçadas à abandonar suas casas ao longo dos últimos anos devido a conflitos, violência e catástrofes naturais, sendo que 26 milhões destas são consideradas refugiados de guerra. Em um contexto tão crítico, não podemos apenas continuar pensando em números. É preciso considerar, em primeiro lugar, que cada unidade desta conta representa uma vida – seres humanos que precisam de ajuda. Portanto, chegou a hora de superarmos este permanente estado de perplexidade e partirmos para a ação, isso porque situações como esta não se resolvem da noite para o dia – elas podem durar uma vida inteira. Na atual conjuntura, campos de refugiados não mais podem ser vistos apenas como estruturas temporárias, e é exatamente ai que os arquitetos podem fazer a diferença.

Escolas para crianças refugiadas na Jordânia construídas com andaimes e areia

Utilizando o solo "sob seus pés" a organização Pilosio Building Peace, juntamente com os arquitetos Pouya Khazaeli e Cameron Sinclair, desenvolveu o projeto RE:BUILD, um sistema construtivo que permite edificar estruturas seguras e confortáveis em campos de refugiados. O sistema permite a construção de edificações temporárias de alta qualidade através do uso de painéis feitos a partir de andaimes e telas metálicas, que são, então, montados e preenchidos com cascalho, areia ou terra, criando ambientes internos bem isolados e de baixo custo.

Maisam cria um portal para Petra

A antiga cidade escavada de Petra é mundialmente famosa. Conhecida como uma das sete maravilhas do mundo, as ruínas são responsáveis por boa parte, se não todo, o turismo em Wadi Musa, vilarejo na Jordânia adjacente à antiga cidade. O turismo levou Wadi Musa a se desenvolver como uma via pública de lojas, quiosques e serviços de hotelaria. Esse caos urbano ofereceria um contraste abrupto com Petra, não fosse a intervenção do escritório Maisam Architects & Engineers. A firma é responsável pelo projeto "A Gateway to Petra", uma estrutura que emoldura a entrada das ruínas e incorpora os edifícios turísticos existentes e futuros.

Como criar um acampamento para 130 mil refugiados?

Segundo o jornal El País, a guerra civil da Síria (que já dura três anos) já causou a migração interna de seis milhões de sírios, além de 2,5 milhões que decidiram cruzar as fronteiras nacionais. 589 mil destes chegaram à Jordânia, país vizinho, onde o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) montou, a apenas doze quilômetros da fronteira com a Síria, o acampamento Azraq para 130 mil refugiados.

Foster + Partners inaugura o novo aeroporto sustentável na Jordânia

Com sede em Londres, o escritório Foster + Partners celebrou a inauguração do novo terminal energicamente eficiente do aeroporto Queen Alia, localizado ao sul de Amã, na Jordânia. O terminal modular, coberto por pequenas cúpulas de concreto, foi inspirado no desenho tradicional islâmico para criar um espaço único que utiliza tecnologias passivas para manter sua temperatura interna constante apesar das variações climáticas da região.

Carregando... Pode demorar alguns segundos