Como criar um acampamento para 130 mil refugiados?

Segundo o jornal El País, a guerra civil da Síria (que já dura três anos) já causou a migração interna de seis milhões de sírios, além de 2,5 milhões que decidiram cruzar as fronteiras nacionais. 589 mil destes chegaram à Jordânia, país vizinho, onde o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) montou, a apenas doze quilômetros da fronteira com a Síria, o acampamento Azraq para 130 mil refugiados.

Após a experiência anterior do acampamento Zaatari, na Jordânia (originalmente para 20 mil pessoas, mas que acabou se tornando o lar temporário de 100 mil), a ACNUR aprendeu a lição: "Aproveitamos o feedback dos refugiados do acampamento Zaatari para nos ajudar a projetar", assinala Bernadette Castel, chefe ACNUR do acampamento Azraq.

Mais informações a seguir.

A correspondente da BBC News na Jordânia, Yolande Knell, visitou as instalações do acampamento Azraq, atualmente uma cidade fantasma que espera abrigar 51 mil refugiados, e potencialmente 130 mil, equivalente a 22% dos sírios que cruzaram para a Jordânia.

Diferentemente do acampamento Zaatari, Azraq é altamente descentralizado: encontra-se dividido em quatro distritos que abrigam entre 10 e 15 mil refugiados. Cada distrito conta com um clínica, espaços para crianças e outras instalações, além de duas escolas para 10 mil alunos, um hospital administrado pela Cruz Vermelha e um supermercado que aceitará cupons do World Food Programme.

Cada unidade temporária terá 24 m² e pode abrigar até cinco refugiados. Cada banheiro é compartilhado por seis unidades, que poderão ser ocupadas por famílias numerosas ou amigos próximos.

Leia o artigo completo aqui.

Início de 2013. Imagem © DigitalGlobe/Google
Maio de 2013. Imagem © DigitalGlobe/Google
Junho de 2013. Imagem © DigitalGlobe/Google
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Como criar um acampamento para 130 mil refugiados?" [¿Cómo se levanta un campamento para 130.000 personas? ] 02 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/611396/como-criar-um-acampamento-para-130-mil-refugiados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.