Maisam cria um portal para Petra

Maisam cria um portal para Petra

A antiga cidade escavada de Petra é mundialmente famosa. Conhecida como uma das sete maravilhas do mundo, as ruínas são responsáveis por boa parte, se não todo, o turismo em Wadi Musa, vilarejo na Jordânia adjacente à antiga cidade. O turismo levou Wadi Musa a se desenvolver como uma via pública de lojas, quiosques e serviços de hotelaria. Esse caos urbano ofereceria um contraste abrupto com Petra, não fosse a intervenção do escritório Maisam Architects & Engineers. A firma é responsável pelo projeto "A Gateway to Petra", uma estrutura que emoldura a entrada das ruínas e incorpora os edifícios turísticos existentes e futuros.

A jornada. Imagem © maisam architects & engineers

O portal assume a forma de uma série de paredes que parecem ser escavadas na paisagem. Essas paredes são arranjadas de modo a reunir os elementos díspares do lugar, como um hotel, um centro de visitantes e um museu proposto. Juntos eles formam uma praça que preserva as vistas existentes para a cidade, para os penhascos de Petra, e para a ampla área verde da região. Segundo os projetistas, "o objetivo é respeitar o cenário do modo que ele se encontra há milhares de anos e criar uma solução de projeto que intervenha ou perturbe minimamente a topografia natural"

Abordagem conceitual. Imagem © maisam architects & engineers

O projeto preserva os quiosques e lojas existentes e propõe alguns novos. Espera-se que a intervenção encoraje moradores locais e visitantes a se encontrarem na praça, aproximando os estrangeiros da cultura da Jordânia.

A Praça, espaço de encontro. Imagem © maisam architects & engineers

A Gateway to Petra foi concluído em 2013 e foi premiado com o LEAF Award para “Projeto urbano do Ano" em 2014. O projeto também foi finalista do World Architecture Festival Awards em 2011.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "Maisam cria um portal para Petra" [Maisam Creates A Gateway to Petra] 12 Fev 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761973/maisam-cria-um-portal-para-petra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.