Arquitetura Irlandesa

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Irlanda

Projetos mais recentes em Irlanda

Últimas notícias em Irlanda

Após Brexit, arquitetos britânicos não serão mais reconhecidos na União Europeia

O Architects Registration Board, que é o órgão responsável pelo licenciamento e registro dos arquitetos do Reino Unido anunciou recentemente que os arquitetos não têm mais validação automática de suas qualificações nos países da União Europeia após o Brexit.

Arquitetura marítima: bibliotecas costeiras ao redor do mundo

À medida que a arquitetura evolui para incluir novas soluções técnicas e tecnológicas, sistemas estruturais inovadores e programas híbridos, antigos programas e tipologias vão sendo ressignificados. Em busca de desenvolver uma prática de arquitetura mais sustentável, incorporando estratégias passivas, sistemas construtivos e materiais locais, arquitetos e arquitetas estão reinventando a maneira como concebemos e construímos nossos edifícios. Neste contexto, projetos culturais como Bibliotecas, Mediatecas e Centros Culturais são uma excelente oportunidade  para explorar novas tipologias e soluções. Isso se faz ainda mais evidente quando estes edifícios encontram-se implantados em contextos únicos e paisagens urbanas em pleno processo de transformação.

Urban Agency apresenta projeto icônico para o histórico porto de Dublin

O escritório de arquitetura Urban Agency acaba de apresentar um icônico projeto de torre em estrutura de madeira para história orla de Dublin, Irlanda. Alcançando uma altura total de 18 pavimentos, o projeto chamado de Dock Mill foi concebido como uma espécie de publicidade para o escritório em busca de estabelecer a sua presença no contexto nacional e internacional. Além disso, a proposta apresentada pela equipe procura reverenciar o passado industrial da antiga área portuária de Dublin, buscando inspiração na arquitetura e história do lugar.

Pritzker divulga vídeo da cerimônia de premiação de Yvonne Farrell e Shelley McNamara

O Prêmio Pritzker de Arquitetura divulgou um vídeo especial para homenagear as premiadas de 2020, Yvonne Farrell e Shelley McNamara. Pela primeira vez nos 42 anos de história do prêmio, uma cerimônia presencial não pôde ser realizada, portanto, os organizadores produziram um vídeo onde discutem o significado do Prêmio e revelam reflexões das laureadas sobre arquitetura.

A história da arquitetura: do Neolítico à Mesopotâmia e Egito Antigo

Até onde chega os antigos registros escritos da história da humanidade, a “pré-história” pode ser estabelecida em um período de tempo que vai de 35.000 a.C. até 3000 a.C. no caso do Oriente Médio e até 2000 a.C. na Europa Ocidental. Segundo o que foi possível observar, os construtores de outrora detinham um profundo conhecimento à respeito das condições ambientais e das necessidades físicas do ser humano em sua busca por abrigo. Inicialmente organizados em grupos ou tribos, humanos utilizavam estruturas construídas com pele e ossos de animais para se proteger da chuva e do sol, do frio e do calor assim como das ameaças do mundo exterior. Milhares de anos se passaram e as cabanas primitivas evoluíram para se tornarem estruturas complexas construídas em paredes de tijolos ou com solo compactado, assumindo formas geométricas pontuadas por aberturas responsáveis pela ventilação e iluminação natural dos espaços interiores. 

Entendendo o Grafton Architects, das Diretoras da Bienal de Veneza 2018

"Quando você lê Amor em tempos de Cólera você começa a perceber o realismo mágico da América do Sul." Yvonne Farrell, Shelley McNamara e eu estávamos aninhados num canto do átrio raso do Centro Barbican falando sobre o assunto de suas mais recentes honrarias, o prêmio inaugural do Royal Institute of British Architects, concedido na noite anterior. Naquela mesma noite, as duas arquitetas irlandesas, que fundaram sua prática em Dublin nos anos 1970, também deram uma palestra sobre a Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) -seu "Machu Picchu moderno" em Lima- para um público repleto em London Portland Place.

Maquetes detalhadas capturam a beleza do brutalismo e do Art Déco na arquitetura irlandesa

John Donnelly, arquiteto da Irlanda do Norte, abriu recentemente um escritório dedicado à produção de maquetes detalhadas que explorem a diversidade do ambiente construído de Belfast. Model Citizen foi fundado buscando promover um maior entendimento apreciação da arquitetura e dos trabalhos manuais das cidades irlandesas.

Steven Holl Architects é escolhido para projetar o futuro campus da Universidade de Dublin

Steven Holl Architects foi anunciado como vencedor do concurso University College Dublin Future Campus, abrangendo o total de 98 propostas, e como finalistas como Diller Scofidio + Renfro, John Ronan Architects, O’Donnell + Tuomey, Studio Libeskind, e UNStudio.

Pavilhão da Irlanda na Bienal de Veneza 2018 explora o espaço do mercado nas cidades

O Ministério Irlandês da Cultura e do Patrimônio anunciou o "mercado" como tema do Pavilhão da Irlanda na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018. Uma equipe de curadores - incluindo Laurence Lord (AP + E), Orla Murphy (Custom), Jeffrey Bolhuis (AP + E), Jo Anne Butler (Culturstruction), Tara Kennedy (Culturstruction) e Miriam Delaney (DIT) - apresentará uma exposição que explora o espaço comum das cidades comerciais do país.

Como a arquitetura reflete a história de conflitos da Irlanda do Norte

A arquitetura está muitas vezes entrelaçada ao contexto político. Esta conexão profunda é especialmente evidente na Irlanda do Norte, um lugar de história política muito complexa. O Estado surgiu como consequência da guerra em 1921, quando a Irlanda foi dividida em Estado Livre Irlandês Independente (agora a República da Irlanda) e Irlanda do Norte, uma região industrial ainda controlada pela Grã-Bretanha. Desde então, houve conflitos na Irlanda do Norte entre uma população majoritária pró-britânica unionista e uma minoria, embora significativa, comunidade nacionalista irlandesa. A segunda metade do século XX testemunhou uma luta brutal, com mais de três mil pessoas mortas, milhares feridas e imagens angustiantes espalhadas pelo mundo.

Carregando... Pode demorar alguns segundos