St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios

Março é o mês em que se comemora o St Patrick's Day, ou Dia de São Patrício, uma homenagem ao padroeiro da Irlanda que faleceu no dia 17 de março de 461. Para além da comemoração religiosa, o St. Patrick's Day, é marcado por grandes festas nas ruas, bares e pubs de países de colonização inglesa como Canadá, Estados Unidos e, claro, a República da Irlanda.

A República da Irlanda está localizada na Ilha da Irlanda, a noroeste da Europa Continental e faz fronteira com a Irlanda do Norte, um dos países que compõem o Reino Unido, do qual conquistou sua independência logo no começo do século XX, em 1919, após um intenso conflito. Desde a Guerra da Independência o país tem lutado para valorizar e reconhecer sua cultura local, incluindo sua arquitetura, histórica ou contemporânea. Conheça um pouco mais da arquitetura do país através da obra dos sete escritórios contemporâneos reunidos a seguir.

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 2 de 9St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 3 de 9St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 4 de 9St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 5 de 9St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Mais Imagens+ 4

Grafton Architects

Após compartilharem sua graduação na University College Dublin em 1974, Yvonne Farrell e Shelley McNamara co-fundaram a Grafton Architects em 1978, um escritório internacional com sede em Dublin. Juntas também têm uma longa parceria de ensino e importantes entidades arquitetônicas como em 2018 quando foram as curadoras da Bienal de Arquitetura de Veneza, ou ainda em 2020 quando foram contempladas com o Prêmio Pritzker.

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 3 de 9
Departamento de Engenharia Mecânica e de Manufatura / Grafton Architects. Image © Ros Kavanagh

McCullough Mulvin Architects

Valerie Mulvin e Niall McCullough fundaram o escritório na década de 80 e vêm trabalhando, junto de seus sócios, ao longo desses anos em projetos que expressem o que eles acreditam ser o propósito da arquitetura, explorar espaço e tempo em seu contexto atual. Seus projetos são baseados em princípios sustentáveis e respeito às pessoas, aos materiais e à cultura, sendo especialistas em intervenções cuidadosas no tecido urbano existente. 

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 8 de 9
Um acima, dois abaixo / Mccullough Mulvin Architects. Image © Christian Richters

MacGabhann Architects

O escritório tem origem na Irlanda na década de 1970, com Antoin MacGabhann desenvolvendo projetos localmente, mas é a partir da década de 1990, quando seus filhos, o arquiteto Tarla MacGabhann e o engenheiro civil Antoin MacGabhann, se aproximam e o transformam em um escritório internacional. Para a família, o cliente é o centro do projeto e não se economiza tempo para entender melhor suas necessidades.

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 9 de 9
Centro Cultural Regional / MacGabhann Architects. Image © Dennis Gilbert

TAKA Architects

Guiado por Alice Casey e Cian Deegan, o TAKA Architects tem uma abordagem cuidadosa e econômica perante os materiais e a construção, priorizando a sustentabilidade. O trabalho é desenvolvido a partir da colaboração de perto com clientes, consultores profissionais e fabricantes especializados para garantir que as ambições dos projetos sejam atendidas e superadas.

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 4 de 9
Clube de Críquete Merrion / TAKA Architects. Image © Alice Clancy

tob Architect

Criado em 2013 por Thomas O’Brien, o escritório de arquitetura irlandês trabalha a partir de uma arquitetura crítica que evoca os sentidos. Explorando a materialidade e a qualidade espacial e dialogando com a história, economia, meio ambiente e contexto local, o trabalho é feito de maneira colaborativa entre os profissionais da construção, os arquitetos  eos clientes. 

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 2 de 9
Casa Normal / T O B Architect. Image Cortesia de T O B Architect

Scullion Architects

Fundado por Declan Sculion em 2016, O Scullion Architects atua prestando serviços ao setor público e privado. Seu trabalho é caracterizado por ter uma atenção especial à experiência do usuário, somado ao interesse de fazer as coisas com qualidade. Jovem, o escritório já acumula importantes premiações como RIAI Home of The Year de 2020. 

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 7 de 9
Atelier de Impressão / Scullion Architects em parceria com Plus Architecture. Image © Aisling McCoy

Robert Bourke Architects

Depois de uma larga experiência trabalhando em cidades europeias, Robert Bourke funda o Robert Bourke Architects em 2010. Sua prática abrange de habitações unifamiliares até edifícios comunitários, de educação ou de escritórios.  Seus projetos são desenvolvidos através de um processo aberto, colaborativo e exploratório, resultando em espaços únicos de caráter, integridade e riqueza material. Procuramos criar uma arquitetura socialmente consciente, ambientalmente responsável e intemporal na sua estética.

St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios - Imagem 5 de 9
Haddington Park / Robert Bourke Architects. Image © Ste Murray

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "St Patrick's Day: arquitetura contemporânea irlandesa pela obra de 7 escritórios" 17 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978497/st-patricks-day-arquitetura-contemporanea-irlandesa-pela-obra-de-7-escritorios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.