Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Cubana

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Cuba

Projetos mais recentes em Cuba

Últimas notícias em Cuba

Depois de 50 anos, Cuba participa da Trienal de Milão com as Escolas Nacionais de Arte

13:00 - 24 Março, 2019
Depois de 50 anos, Cuba participa da Trienal de Milão com as Escolas Nacionais de Arte, Escola de Ballet, projeto de Vittorio Garatti. Imagem © Lorenzo Carmellini
Escola de Ballet, projeto de Vittorio Garatti. Imagem © Lorenzo Carmellini

50 anos depois de sua última participação, Cuba retorna à Trienal de Milão para a XXI Exposição Internacional intitulada "Natureza rompida: o desenho se baseia na sobrevivência humana".

7 Locais em Havana que contam a rica história arquitetônica de Cuba

12:00 - 28 Junho, 2018
7 Locais em Havana que contam a rica história arquitetônica de Cuba, © Evan Chakroff
© Evan Chakroff

Havana é muitas vezes referida como uma máquina do tempo que transporta os visitantes a um momento particular da história, aparentemente congelado no tempo. Embora seja uma cidade que possui uma linha do tempo exaustiva de estilos importados, Havana nos dias atuais não é definida por uma era histórica singular - seja em seu clima político ou em seu zeitgeist arquitetônico.

Mapas CAD das maiores cidades do Brasil, Portugal e do mundo

10:00 - 15 Abril, 2017
Mapas CAD das maiores cidades do Brasil, Portugal e do mundo, Cortesia de Mapacad
Cortesia de Mapacad

Mapacad é um site que oferece downloads de arquivos .dwg de dezenas de cidades. Com 200 metrópoles em seu banco de dados, os fundadores da plataforma compartilharam conosco um conjunto com as maiores cidades do Brasil, Portugal e do mundo.

Combinando habitação social e turismo para resolver a crise habitacional em Havana

15:00 - 6 Janeiro, 2017
Combinando habitação social e turismo para resolver a crise habitacional em Havana, Courtesy of Iwo Borkowicz
Courtesy of Iwo Borkowicz

A maior das ilhas do Caribe, Cuba é um crisol cultural de mais de 11 milhões de pessoas, combinando nativos Taíno e Ciboney com descendentes de colonos espanhóis e escravos africanos. Desde a revolução de 1959 liderada por Fidel Castro, o país foi o único regime comunista estável no hemisfério ocidental, com estreitos laços com a União Soviética durante a Guerra Fria e relações hostis com seu vizinho vizinho, os Estados Unidos, que há pouco tempo deu início à retomada das relações internacionais entre os dois países. Enquanto a arquitetura na capital Havana reflete a história dinâmica e rica da área, após a revolução a cidade deixou de ser prioridade e o foco do governo passou para as áreas rurais, como consequência, os edifícios da capital foram deixados a ruína desde então. Iwo Borkowicz, um dos três vencedores do Prêmio de Arquitetura de Jovens Talentos de 2016, desenvolveu um plano que poderia trazer alguma vitalidade e, mais importante, alguma sustentabilidade, de volta ao núcleo histórico da cidade.

"Ciclobuses": uma opção intermodal de transporte público em Cuba

07:00 - 5 Julho, 2016
"Ciclobuses": uma opção intermodal de transporte público em Cuba, © Ciclobús cubano. (Via Facebook)
© Ciclobús cubano. (Via Facebook)

Faz mais de 20 anos que em Cuba é possível combinar os percursos feitos de bicicleta e de ônibus. Este tipo de intermodalidade é possibilitado por uma invenção local: os Ciclobuses [ciclo-ônibus].

Embaixada dos EUA, de Harrison & Abramovitz, reabre em Havana

15:00 - 24 Julho, 2015
Embaixada dos EUA, de Harrison & Abramovitz, reabre em Havana, Concluída em 1953, a Embaixada dos EUA em Havana foi um importante projeto do modernismo americano de meados do século XX.
Concluída em 1953, a Embaixada dos EUA em Havana foi um importante projeto do modernismo americano de meados do século XX.

Pela primeira vez em mais de meio século os Estados Unidos reabriram sua embaixada em Havana, Cuba,, atraindo, recentemente, a atenção para o emblemático edifício modernista projetado por Harrison & Abramovitz. Historicamente associado por muitos cubanos à arrogância e imperialismo norte-americano, o edifício desempenhou um papel simbólico na relação política entre os dois países.

Vídeo: O papel dos mecânicos na cultura ciclista de Havana

11:00 - 22 Outubro, 2014
Vídeo: O papel dos mecânicos na cultura ciclista de Havana

Ian Clark e Diego Vivanco são os fundadores da Kauri Multimedia e autores deste curta-metragem intitulado Havana Bikes. Nele, nos mostram como os mecânicos de bicicleta da capital cubana têm ajudado a manter a cultura da bicicleta apesar da dificuldade de encontrar as peças necessárias.

Cinema e Arquitetura: "Espaços Inacabados"

16:00 - 22 Agosto, 2014
Cinema e Arquitetura: "Espaços Inacabados", Escola de Ballet, Vittorio Garatti. Image © Unfinished Spaces
Escola de Ballet, Vittorio Garatti. Image © Unfinished Spaces

O documentário "Espaços Inacabados" de Alysa Nahmias e Benjamin Murray, começa na Cuba revolucionária da década de 60, quando Fidel Castro, com a intenção de potencializar o caráter do novo estado, coloca em cena a construção de três novas escolas de arte.

Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

16:00 - 8 Agosto, 2014
Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

Um grupo de desesperados viajantes cubanos tentam conseguir uma senha na lista de espera para pegar o próximo ônibus, que nunca chegará. Solitários passageiros que na realidade não vão a nenhum lugar e passam a ver a velha estação - da qual querem escapar - se transformando num espaço humano, amável e cotidiano. É assim que formam laços com as demais pessoas e esquecem seus planos, nascendo - inesperadamente - uma nova comunidade.

Agricultura Urbana: o que Cuba pode nos ensinar

15:00 - 2 Novembro, 2012
Agricultura Urbana: o que Cuba pode nos ensinar, Via Plataforma Urbana
Via Plataforma Urbana

Todos os dias, 30 milhões de poções de comida são servidas na cidade de Londres. Isto implica necessariamente a mobilização de milhões de caminhões com destino a milhões de estabelecimentos e restaurantes, compondo um mecanismo orquestrado de produção, transporte e distribuição.
Damos por certo que este sistema sincronizado não falha nunca. Mas o que aconteceria se estes caminhões fossem detidos? Por mais surreal que isto soe, esta situação ocorreu e não foi a muito tempo atrás. Em 1989, mais de 57% do consumo calórico de Cuba era importado da União Soviética. Com o seu colapso, Cuba subitamente se tornou a única responsável em alimentar a sua população, incluindo os 2.2 milhões que habitam em Havana. [1] O que aconteceu depois é uma incrível história de resistência e inovação.
Enquanto o universo se torna progressivamente urbano, nossos cultivos tendem a reduzirem-se e nossa dependência dos combustíveis fósseis torna-se adversa. Neste cenário, a pergunta de como vamos alimentar a milhões e milhões de habitantes das cidades no futuro não é um mero experimento mental: trata-se de uma realidade contingente.
A história de Cuba levanta uma pergunta interessante: Como se veriam nossas cidades se começássemos a instalar a produção/distribuição de alimento como o principal foco de projeto urbano? O que seria necessário para converter isso em realidade?

Este mapa de 1676 de Londres mostra uma grande rua que corre de leste a oeste pelo centro da cidade. Carolyn Steel assinala os diversos nomes de rua ao longo de seu percurso como Cheapside, Poultry y Cornhill, que indicam que se trata de rotas alimentícias no centro de Londres. © Wikimedia Commons usuário Mike Calder, atraravés da revista Ecos.

Carregando... Pode demorar alguns segundos