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Artigos

Torres envidraçadas de 1930 projetadas por Frank Lloyd Wright em East Village, Manhattan

Por volta de 1930, Frank Lloyd Wright revelou seus projetos para um conjunto de torres de apartamentos de fachada envidraçada, a ser construída no parque triangular que está na frente da Igreja de São Marcos, em Manhattan, Nova York. Surpreendentemente, o projeto havia sido encomendado pelo próprio Reverendo da Igreja, William Norman Guthrie, embora a igreja tenha se tornado um pequeno elemento perto das duas torres de quatorze andares e a adjacente de 18 andares. As torres de Wright tinham sido as primeiras no mundo a serem construídas sem aço estrutural, utilizando vidro e concreto, com varandas de cobre.

Cinema e Arquitetura: "A Cela"

:OUTPUT A maior competição internacional para estudantes de arquitetura e design

Normalmente, os alunos trabalham durante todo o semestre ou até mesmo o ano em um projeto para apresentar na frente de uma pequena platéia de professores. Logo este trabalho é esquecido ou desaparece invisível nas gavetas. Queremos mudar isso!

:OUTPUT é uma organização sem fins lucrativos localizada em Amsterdam, que faz uma chamada até 15 de Março de 2013 a estudantes de todas as áreas de Design e Arquitetura para apresentar seus projetos realizados na Universidade para o :OUTPUT Award.

Metafísica do Concreto Exposto / Andrea Deplazes

Mercado Sustentável / TomDavid Architects

O escritório Tom David Architects compartilhou conosco sua proposta vencedora do primeiro prêmio do concurso Sustainable Market Square competition em Casablanca. A proposta combina com êxito as técnicas indígenas em busca de refúgio e controle térmico, o orçamento disponível e os inovadores materiais de baixa manutenção. Isto cria um ícone eficiente e prático para o mercado das próximas gerações, que serve como catalisador para a cidade.

Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.

Mercado Sustentável / TomDavid Architects - Image 1 of 4Mercado Sustentável / TomDavid Architects - Image 2 of 4Mercado Sustentável / TomDavid Architects - Image 3 of 4Mercado Sustentável / TomDavid Architects - Image 4 of 4Mercado Sustentável / TomDavid Architects - Mais Imagens+ 3

Poesia e Arquitetura: Largo / Carlos Nóbrega

Gostaria que não tivesses nome
e se o tivesses, não fosse de homem,
fosse de Vento: Praça de Sonho.

Não precisava haver em ti
nenhum relógio, nenhuma lâmpada,
nenhuma lógica. Fonte nenhuma.

Existirias sem nada disso.
Tinhas que ser,
és o que és,
Existirias

(o que se fixa
no olhar disperso
dos transeuntes

é o que se altera
no olhar transverso
dos que te habitam).

Existirias porque teus loucos te criariam
e não fossem eles
o homem comum te sonharia;

existirias porque tuas putas te sonhariam
e não sendo elas
as que são santas te criariam;

e se não fosses o púlpito
para os alucinados de Deus,
uma confraria de ateus te fundaria.

E se os teus velhos não tivessem em teus bancos
o ardor dos colegiais,
e as anciãs não vagueassem por ti
lambuzadas de cosméticos,
jovens desesperadas
em tuas árvores armariam suas forcas,
e te edificariam com seus atos.

E se os apressados não reduzissem os passos
ao te cruzar
os mutilados se apressariam em te criar.
Os mendigos o fariam, ou os viciados,
ou os homens ricos, ou este vira-latas.
No entanto tu és a construção inacabada
do dia-a-dia
que mãos opostas edificam em mutirão.

E se ninguém, nem mesmo o Mito,
te tivesse criado,
eu te criaria, pois sou um pouco de todos
os que pulsam em ti.
E se não posso cantar o mundo,
te canto, ó praça dos boticários,
ó praça das rameiras
dos estrangeiros
das balconistas
das crianças perdidas
dos deserdados
das bem sucedidas
dos desocupados
das bêbadas
dos que se irradiam,
Ó praça do mundo inteiro.

Há um relâmpago
sobre ti que não se apaga,
que vem dos vivos
do olhar dos vivos
da voz dos vivos
e das suas almas.
És o que és
Praça da Luz
o espaço que alforria
as peles de toda cor
E todos os que estão em ti
ardem do que são
os pequenos ladrões
as grandes ladras
os cafetões e as namoradas
com seus olhares enigmáticos
os gazeadores
os artistas sem ribalta
as gordas e magras
os anjos caídos
as moças grávidas
os avarentos
os demagogos
os apostadores
todas as mágicas
todos os mágicos
mestres da vida
E esta menina em laços de fita
dando milho aos pombos,
que é teu monumento
Te quero sempre assim incompreensível
ó Praça
Sempre assim à beira do delírio.

Cadeira Webster / Lukas Dahlen

Inspirado pela tradicional cesta sueca de madeira trançada, o designer sueco Lukas Dahlen criou a Webster, uma modernização e adaptação da técnica industrial moderna. O tecido de madeira fresca não permite as deformações da madeira quando esta seca e encolhe.

Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten

Os edifícios de banheiros públicos ou sub-estações elétricas quase nunca se destacam por sua beleza arquitetônica. Mas há exceções: as estruturas públicas de Amsterdam transformadas pelo designer holandês Roeland Otten. Através do uso de fotografias em alta resolução ou mosaicos que recriam o entorno do bairro, estas estruturas desaparecem e os transeuntes não notam a sua presença, até que se tornem uma atração em si.

Mais informações e imagens na continuação.

Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten - Image 1 of 4Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten - Image 2 of 4Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten - Image 3 of 4Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten - Image 4 of 4Arte e Arquitetura: Camuflagem Urbana por Roeland Otten - Mais Imagens+ 2

Google Glass e Arquitetura

No último ano, o fundador do Google, Sergey Brin, apresentou o Google Glass, uma nova tecnologia que coloca um dispositivo de realidade aumentada em frente aos seus olhos. Apesar deste dispositivo ser lançado a empreendedores e a criadores (com o intuito de testar e receber o feedback do produto, que custará aproximadamente U$1,500, antes que ele seja lançado ao público geral) ainda em apenas algumas semanas, o Google Glass já foi amplamente aclamado pela mídia (incluindo o Best Inventions of the Year 2012 pela Time).

Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã

Em um esforço para enfrentar os desafios da mudança climática e aumento do nível do mar, a cidade de Roterdã começou a construir algumas estruturas flutuantes auto-sustentáveis. O primeiro projeto piloto é um catalisador para a mudança climática - a nível de teste- que consiste em 3 cúpulas interligadas e ancoradas no antigo porto da cidade holandesa. O pavilhão polivalente foi projetado pelos arquitetos DeltaSync y Publicdomain Architects e é um exemplo de arquitetura inovadora, sustentável e à prova do clima.

Mais informações e imagens abaixo.

Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã  - Image 1 of 4Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã  - Image 2 of 4Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã  - Image 3 of 4Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã  - Image 4 of 4Pavilhão Flutuante auto-sustentável em Rijnhaven, Roterdã  - Mais Imagens+ 1

Mesa Stone and Industry / Lex Pott

Como a conhecida pedra azul belga é encontrada nas profundezas da terra, formas naturais resistentes criam-se durante sua extração. Estas matérias são transformadas pela indústria em blocos retangulares ou placas. A partir deste processo, Lex Pott desenhou uma mesa que combina de forma inovadora o processo industrial e a natureza.

Reparação do Palau de les Arts custaria €250 milhões, apenas 7 anos após a sua inauguração

Sete anos depois de sua inauguração o Palau de les Arts de Calatrava volta a ser notícia. Em 2005 a polêmica esteve marcada pelo alto custo que significou a Cidade das Artes e Ciência para o município de Valência, apesar disso, o edifício hoje se encontra seriamente deteriorado, sua face externa está descamada, o que não deveria acontecer dado o custo inicial de mais de 400 milhões de euros e o curto tempo de vida do edifício.

Este ano se encerram as obrigações financeiras, pelas quais o governo terá que assumir o custo de 250 milhões de euros em reparos, uma quantia controversa nestes dias em que a crise golpeou severamente a Espanha.

Cinema e Arquitetura: "Um Homem com uma Câmera"

Esta semana em Cinema e Arquitetura apresentamos o documentário "Um Homem com uma Câmera", filmado em 1929 pelo diretor russo Dziga Vertov e editado por sua esposa, Elizaveta Svilova.

O filme apresenta a vida urbana de Odessa e outras cidades soviéticas desde o amanhecer até a noite, o trabalho, os momentos de recriação, a relação dos cidadãos com a indústria e suas máquinas. O diretor plasma este cotidiano através e uma série de novas técnicas cinematográficas, como a exposição dupla, câmeras lentas e rápidas, fotogramas congelados, recortes, telas divididas, primeiros planos extremos, entre outros.

O convidamos a assistir o documentário completo no fim do post.

“Pittaki” Vizinhos de Atenas doam suas lâmpadas para iluminar as ruas / Beforelight

O estúdio Beforelight, juntamente com a organização sem fins lucrativos Imagine The City, tomou o problema da escuridão e da insegurança em um setor de Atenas e decidiu criar uma intervenção para devolver a luz para as ruas. Para isso os vizinhos doaram 150 lâmpadas e antigas luminárias.

Pittaki, a rua escolhida se encontra em Psyrri, um bairro em decadência, lentamente desabitado  e com aumento de crimes. A intervenção devolve vida para esta rua, convertendo-a em um lugar animado e acolhedor. 

Pittaki se iniciou dia 30 de Novembro e durará seis meses. Mais detalhes a seguir.

Plantagon Fazenda Vertical: Alimentando a Cidade

Nos últimos anos vários arquitetos apresentaram propostas para responder a uma possível crise alimentar no futuro, desde as mais conceituais e utópicas, até outras mais clássicas e viáveis. As estatísticas estimam que mais de 80% da população viverá em cidades até 2050 e o transporte de petróleo necessário para enviar comida a partir da área rural se tornará cada vez mais caro. Plantagon, uma empresa sueco-estadounidense, criou recentemente uma fazenda vertical em forma de cúpula geodésica que funciona como uma grande estufa urbana.

Mais informações, imagens e um vídeo da proposta abaixo.

Cadeira L / Atelier Shinya Miura

A cadeira criada pelo escritório japonês de arquitetura Atelier Shinya Miura é uma peça muito leve de 1,6kg e é facilmente construída a partir de um compensado de 2,3mm de espessura.

As 10 coisas que você deve saber sobre direitos autorais arquitetônicos

Com toda a recente polêmica sobre as imitações de Zaha Hadid na China, decidimos que seria interessante apresentar uma melhor compreensão do freqüentemente obscuro mundo dos direitos autorais arquitetônicos. Neste esforço, decidimos re-imprimir um artigo de Attorney Jeffrey M. Reichard, que lida com direitos de propriedade intelectual e construída juntamente com Nexsen Pruet em Grennsboro, NC, e conhece uma ou outra (ou dez!) coisas sobre o assunto. O artigo foi originalmente publicado como um Alerta dos Direitos de Construção para os clientes de seu escritório. 

Algumas pessoas dizem que imitar é um modo sincero de demonstrar admiração. No entanto, sob as leis de direitos autorais arquitetônicos, imitações podem acabar custando caro. Aqui estão dez dicas que auxiliarão construtores, proprietários e arquitetos a se protegerem de disputas de direitos autorais arquitetônicos. 

Veja as 10 coisas que você precisa saber sobre direitos autorais arquitetônicos após o intervalo...

Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica

Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica - Imagem de Destaque
© International Polar Foundation / René Robert

Há alguns anos, o governo da Bélgica encarregou a International Polar Foundation para o projeto e a operação de uma nova estação de pesquisa para o continente antártico. Pensando neste continente como o "intocado" - relativamente livre do impacto humano - a estação Princess Elisabeth Antarctica buscou e teve sucesso em ser a primeira estação "emissão-zero". Mais informações e imagens a seguir.

Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica - Image 1 of 4Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica - Image 2 of 4Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica - Image 3 of 4Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa "Emissão-Zero" na Artártica - Image 5 of 4Princess Elisabeth Antarctica: A primeira estação de pesquisa Emissão-Zero na Artártica - Mais Imagens+ 3

Série Negro / Estudio Mariano Martin

A série "Negro", criada pelos espanhóis do Estudio Mariano Martin, pretende, simplesmente, destacar o valor da propriedade do materia: o neoprene. O neoprene é um material surpreendente que consegue que gotas de água permaneçam sobre sua superfície sem deteriorá-la, que sua temperatura se mantenha estável durante qualquer época do ano e que sua cor "negra" não se altere ao passar do tempo, o que faz dele um material que seja confortável para nos sentarmos, apoiarmos e descansarmos sobre ele.

30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013

30 Documentários de Arquitetura para assistir em 2013 - Image 6 of 4

Com a temporada de prêmios a todo vapor, o brilhantismo de  Hollywood ocupa nossas telas. Mas e os desconhecido heróis arquitetônicos? E sobre filmes que são menos "A Lista de Schindler" e mais "Schindlers Hauser", menos "Wrath Of Kahn" e mais "Louis Kahn"? Nós procuramos nos acervos das estrelas para trazer 30 dos melhores documentários de Arquitetura que causarão intrigas e seduções em 2013.

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Em Construção: Começam as obras do SoftBridge Building de Zaha Hadid Architects

Em Construção: Começam as obras do SoftBridge Building de Zaha Hadid Architects - Imagem de Destaque
Cortesía de zaha-hadid.com

No ano 2006 o escritório de Zaha Hadid desenhou uma extensão para a Faculdade de St. Antony, uma das sete faculdades que compõe a Universidade de Oxford, a mais antiga da Inglaterra. Diversos problemas de desenho e financiamentos foram os causadores do atraso na construção, que finalmente se iniciou há poucos dias.

As novas instalações proporcionarão uma nova biblioteca e um arquivo para o Centro do Oriente Médio, o campus universitário para estudo de humanidades e ciências sociais do mundo árabe. Os materiais de construção serão aço inoxidável e vidro e a estrutura será uma ponte entre o centro e edifício vizinho, e também com a faculdade. Vista da rua, a estrutura será como um túnel suspenso no ar.

Lisboa recebe a BIAU: Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo

Lisboa recebe a BIAU: Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo - Imagem de Destaque

A VIII Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) está em Lisboa desde o passado dia 15 de Fevereiro e ficará até 31 de Março na Galeria Boavista. As 25 obras expostas foram premiadas na oitava edição da BIAU 2012 em Cádiz.

Preservação Infinita: O que o Cinema possui e a Arquitetura não

Preservação Infinita: O que o Cinema possui e a Arquitetura não - Image 5 of 4
Casa Malaparte, given new life by Jean-Luc Godard’s film Contempt. Image © Flickr User CC Sean Munson. Used under Creative Commons

Este artigo é uma cortesia de nosso amigo cinéfilo Charlotte Neilson, o autor do fascinante blog Casting Architecture, que discute arquitetura e produção de design.

A vida de um edifício - algumas centenas de ano, com sorte - é apenas um ponto quando comparada aos bilhões de anos necessários para moldar uma paisagem natural. Ainda mais breve é o trabalho de um cineasta: a procura criada para o entretenimento momentâneo, que chega a conclusão em apenas um par de horas.Logo, é estranho perceber que o cinema entre em cena com frequência para imortalizar edifícios que encontraram um fim precoce.

Enquanto Arquitetura e Cinema sempre tiveram um relacionamento desconfortável (seja o retrato que a indústria de filmes passa dos edifícios modernos como frios e sem alma - e normalmente associados com ocupantes "estranhos" ou a estereotipização dos próprios arquitetos como delicados, tipos impraticáveis), a inclusão de um edifício em um filme pode muitas vezes tornar-se parte importante da história da edificação. E às vezes o seu último reduto.

Mais sobre Arquitetura imortalizada no Cinema, a seguir...

Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong

Com um superfície de 1.104 km² e uma população de 7 milhões de pessoas, Hong Kong é uma das cidades mais populosas do mundo e é conhecida por sua paisagem cheia de arranha-céus. Por razões históricas, políticas e geográficas, o país ocupa somente 23,7% da terra e somente 6,8% da área disponível para habitação. A conseqüência é uma cidade composta por edifícios claustrofóbicos sobrepostos, os que foram registrados pelo fotógrafo alemão Michael Wolf.

Mais informações e fotos abaixo.

Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong - Image 1 of 4Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong - Image 2 of 4Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong - Image 3 of 4Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong - Image 4 of 4Fotógrafo Michael Wolf registra a vida claustrofóbica da cidade de Hong Kong - Mais Imagens+ 2

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