O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Mercado Sustentável / TomDavid Architects

Mercado Sustentável / TomDavid Architects

Mercado Sustentável / TomDavid Architects
Mercado Sustentável / TomDavid Architects, Cortesía de TomDavid Architects
Cortesía de TomDavid Architects

O escritório Tom David Architects compartilhou conosco sua proposta vencedora do primeiro prêmio do concurso Sustainable Market Square competition em Casablanca. A proposta combina com êxito as técnicas indígenas em busca de refúgio e controle térmico, o orçamento disponível e os inovadores materiais de baixa manutenção. Isto cria um ícone eficiente e prático para o mercado das próximas gerações, que serve como catalisador para a cidade.

Mais imagens e a descrição dos arquitetos a seguir.

Cortesía de TomDavid Architects Cortesía de TomDavid Architects Cortesía de TomDavid Architects Cortesía de TomDavid Architects + 8

O terreno situa-se logo ao lado da Medina e, em consequência, entrelaça as estruturas sociais e econômicas indispensáveis da Cidade Velha. Tanto os mercados legais e ilegais dominam a paisagem urbano e são vitais para a economia local.

Cortesía de TomDavid Architects
Cortesía de TomDavid Architects

A desvantagem desta densidade comercial é a contaminação e a deterioração do espaço público. O projeto dará um exemplo de como melhorar os aspectos práticos do mercado, mas deixando as atuais estruturas econômicas e sociais intactas.

Cortesía de TomDavid Architects
Cortesía de TomDavid Architects

A forma da copa é uma referência à natureza, proporcionando a sombra e o abrigo de uma árvore. A superposição da cobertura com formas de lâminas em cascata assegura a drenagem da água da chuva e permite a circulação de ar. Formas específicas e curvas de design são uma homenagem à arquitetura moderna de Casablanca a partir dos anos 50, como um apoio à beleza da forma feminina, um aceno à cultura dominantemente masculina na rua.

Cortesía de TomDavid Architects
Cortesía de TomDavid Architects

Como definir a sustentabilidade no contexto mais amplo da realidade de Casablanca? Além de uma ferramente de projeto, neste caso a sustentabilidade deve ser uma viagem social. Esta viagem é provocada pela aquisição de novos conhecimentos e percepções, mediante a geração de novas soluções, a ativação de novos padrões de comportamento e, portanto, o câmbio cultural.

Cortesía de TomDavid Architects
Cortesía de TomDavid Architects

Este processo deve ser visto como um desenvolvimento positivo sob a responsabilidade dos moradores locais para aumentar o capital econômico, social e ecológico. Em nossa proposta de projeto, portanto, nossa contribuição sustentável é dupla.

Corte
Corte

Em primeiro lugar, mediante o uso de técnicas de baixa tecnologia para captar e reutilizar a água da chuva para os banheiros e limpar o piso do mercado e um sistema para esfriar por evaporação utilizando o calor do sol e o vento para refrescar o ar abaixo do teto.

Axonométrica Explodida
Axonométrica Explodida

Em segundo lugar, para assegurar a sustentabilidade como uma atitude coletiva, o impacto ambiental negativo deve ser eliminado. Mediante a implantação de um sistema de manejo de desperdícios e resíduos para o mercado e o uso de materiais de baixa manutenção, a habitabilidade e durabilidade são reforçadas.

Diagramas
Diagramas

O concurso foi organizado por: [AC-CA]

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Mercado Sustentável / TomDavid Architects" [Mercado Sustentable / TomDavid Architects] 28 Fev 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/99809/mercado-sustentavel-slash-tomdavid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.