Verei novos rostos Verei novos dias Serei esquecido Terei recordos Verei sair o sol quando sai o sol Verei cair a chuva quando chove Passearei sem assunto De um lado a outro Entediarei meio mundo Contanto a mesma história Sentarei a escrever uma carta Que não me interessa enviar Ou a olhar as crianças Nos parques de jogo
Sempre chegarei à mesma ponte A olhar o mesmo rio Irei ver filmes tontos Abrirei os braços para abraçar o vazio Tomarei vinho se me oferecem vinho Tomarei água se me oferecem água E me enganarei dizendo: “Virão novos rostos Virão novos dias”.
Desenhado pelos arquitetos Ben e Daniel Dratz, do escritório Dratz&Dratz Architekten, este "edifício de papel" é um espaço de trabalho temporário de 190 m2 composto por 550 fardos de papel reciclado comprimido, procedentes dos supermercados da região. Os irmãos receberam um subsídio da Zollverein School of Management and Design (ZSMD) para construir a estrutura sobre o terreno de um antigo complexo minerador nomeado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Mais informações e imagens a seguir.
Este artigo vem como cortesia da amiga Charlotte Neilson, autora do fascinante blog de design Casting Architecture, que discute arquitetura e direção de arte. Charlotte não é só uma dedicada cinéfila, mas também uma graduada de honra da University of Newcastle, Australia.
Todos sabemos que psicopatas preferem o design contemporâneo. Hollywood nos diz isso por décadas. A clássica conexão entre interiores minimalistas e o desapego emocional (veja: qualquer adversário de James Bond), ou entre edifícios modernos e valores subversivos, é bem documentada no cinema - e lamentável. A filosofia moderna de chegar à essencia de um edifício foi concebida para liberar e enriquecer a vida de seus ocupantes. Então, é pouco justo que essas construções sejam rotineiramente retratados como associações à vilões.
O que a representação da Arquitetura Moderna nos filmes nos conta sobre nossa sociedade, abaixo...
Vancouver tem um objetivo claro: converter-se na cidade mais verde do mundo até 2020. Como meta, não é nada fácil e para a incentivar a população que supera os 600.000 habitantes - segundo censo realizado em 2011 – o Conselho da cidade elaborou um Plano de Ação para realizá-lo. Através de objetivos classificados em áreas, como “Acesso a Natureza”, “Zero Resíduos” e “Transporte Verde”, que tentarão mudar o entornos imediato das pessoas para que vejam os benefícios ambientais que se podem conseguir com medidas simples.
Enquanto a Europa se recuperava da morte e da destruição da Segunda Guerra Mundial, os países começaram a reconstruir suas comunidades e, é claro, suas igrejas. A necessidade de dar sentido a loucura da guerra era palpável - como foi a necessidade de expressar esta espiritualidade moderna de uma forma que rompeu com o passado e abraçou este novo mundo.
O resultado foi diversas de igrejas europeias que - embora muitas vezes mal compreendidas pelos praticantes - representam alguns dos nossos exemplos mais bem preservados da arquitetura modernista. O fotógrafo Fabrice Fouillet fez de sua missão fotografar estas belezas em uma série que ele chama de "Corpus Christi". Você pode ver as imagens - bem como a descrição de Fouillet sobre o trabalho - após o intervalo ...
Mayac & Leech são uma mesinha e um rack tansportáveis, multifuncionais e fáceis de armar. São os primeiros dos produtos para a casa desenhados pelo designer italianoAttanasio Mazzone para NotWaste, uma jovem empresa de design mexicana. Esta primeira coleção faz uma reflexão sobre a mobilidade doméstica dos objetos, em particular os que resultam difíceis de transportar, os que não têm aquela alça que facilitaria tudo.
A partir de hoje até 31 de março de 2013 será exibido o espetáculo de iluminação mais impressionante no Jardim Botânico da ilha de Nagashima, em Kuwana, Japão. Um parque temático de luz com milhões de LED foi premiado como uma dos melhores expoentes de iluminação nos últimos tempos. O tema deste ano é a "natureza" e promete cenas magníficas, criando paisagens e túneis luminosos em pleno inverno.
Os espaços verdes públicos constituem um dos principais articuladores da vida social. São lugares de encontro, de integração e de trocas; promovem a diversidade cultural de uma sociedade; e criam valor simbólico, identidade e a sensação de se pertencer a um lugar. Essas características fazem com que os governos locais desenvolvam estratégias para o surgimento de novos espaços verdes, estratégias para aperfeiçoar sua manutenção, melhorar a qualidade de seus equipamentos e potencializar seus acessos. Nesta perspectiva, muitas questões quanto à promoção e gestão destes espaços são levantadas e instalam uma delicada articulação entre demanda e possibilidades efetivas.
Luz e Arquitetura, dois conceitos que estão profundamente relacionados desde os tempos mais remotos. Exemplos inspiradores do tratamento expressivo da luz são abundantes e servem como um guia na produção do entorno construído em um determinado período histórico. Recentemente, se foi uma grande referência que aspirávamos ser: Niemeyer, que utilizava a luz natural como ferramenta para a classificação dos espaços e formas, e como requisito de expressão e significado. Por isso, o enfoque através de um elemento tão importante como a luz natural, serve de pretexto para analisar seu trabalho, a motivação e refrescante maneira de analisar criticamente seu projetual método de desenho.
É evidente que hoje em dia o "espaço público - a tradicional praça" já não é um grande atrativo para a sociedade contemporânea, que cresceu com a revolução das telecomunicações, o nascimento da internet e conectada com as redes sociais. Já não faz falta um entorno físico para realizar atos básicos cotidianos como informar-se, comunicar-se, comprar e muitos outros, fazendo com que o espaço público se encontre destituído de sua necessidade funcional e por isso perca valor dentro da trama urbana.
Ao longo dos anos, já não nos impressiona saber que a frota tem crescido de uma forma assustadora. Isso se reflete em uma recente medição do Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostra que, nos últimos cinco anos, este setor teve um aumento de 30%.
Este sistema de mobiliário criado pela designer coreana Kim Myung Hyun busca economizar espaço mediante distintas combinações das diferentes peças. Como o número da tribo dos independentes aumenta, novas alternativas de móveis para pessoas solteiras são introduzidos no mercado. Geralmente são pessoas ativas no gasto de dinheiro para eles mesmos, e preferem um mobiliário que reflita os seus gostos. Além disso, buscam produtos otimizados para uma eficiente utilização do espaço.
Echosim é uma cadeira criada pelo designer coreano JaeYoung Jang inspirada nas cordas e som de um violão. O som é um presente especial. É uma ferramenta para expressar as emoções e a mente, e uma ferramenta para permitir a experiência de emoções diferentes. Pensada como um objeto de arte, o som pode criar novas histórias através do seu encontro com os usuários desta obra.
A Associação Internacional de Designers de Iluminação (IALD) está procurando especialistas para apresentarem-se na Enlighten Americas 2013. Enlighten Americas ocorrerá de 3 à 5 de outubro de 2013, no Hyatt Regency Montréal, em Quebec, Canadá. O prazo apra apresentar uma proposta como conferencista é até o dia 18 de Janeiro de 2013.
Quem nunca relaxou em uma famosa cadeira Adirondack? Este grande clássico da América do Norte foi um êxito devido a sua comodidade e sua forma, bastante avançada para seu tempo. A cadeira South Beach, do estúdio de design OD Design, adota estas características atualizando o design.
Recentemente exibido no Arquitectura Film Festival Santiago de Chile 2012, o documentário "Grande Hotel" mostra o decadente estado atual de um hotel de 12000 m², ostentoso e imponente, construído em 1955 nas costas da colônia portuguesa de Beira, em Moçambique. A diretora Lotte Stoops contrapõe imagens da época - que ilustram a majestosidade de seus espaços interiores e jardins - com material contemporâneo que coloca em evidência a transformação do edifício 60 anos mais tarde, onde atualmente vivem em suas ruínas mais de 2500 pessoas que tentar seguir a diante.
FICHA TÉCNICA
Titulo original: Grande Hotel Ano: 2010 Duração: 70 min. Origem: Bélgica, Moçambique Diretor: Lotte Stoops Produtor: Ellen De Waele Co-Produtor: Denis Vaslin Diretor de Fotografia: Joao Robeiro Produção: Serendipity films, Volya Films