O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Artigos
  3. Edifício temporário de escritórios é construído de fardos de papel reciclado em Essen, Alemanha

Edifício temporário de escritórios é construído de fardos de papel reciclado em Essen, Alemanha

Edifício temporário de escritórios é construído de fardos de papel reciclado em Essen, Alemanha
Edifício temporário de escritórios é construído de fardos de papel reciclado em Essen, Alemanha, © Dratz&Dratz Architekten
© Dratz&Dratz Architekten

Desenhado pelos arquitetos Ben e Daniel Dratz, do escritório Dratz&Dratz Architekten, este "edifício de papel" é um espaço de trabalho temporário de 190 m2 composto por 550 fardos de papel reciclado comprimido, procedentes dos supermercados da região. Os irmãos receberam um subsídio da Zollverein School of Management and Design (ZSMD) para construir a estrutura sobre o terreno de um antigo complexo minerador nomeado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Mais informações e imagens a seguir.

© Dratz&Dratz Architekten © Dratz&Dratz Architekten © Dratz&Dratz Architekten © Dratz&Dratz Architekten + 5

Através deste protótipo, os arquitetos quiseram demonstrar as possibilidades do papel reciclado como material construtivo.

© Dratz&Dratz Architekten
© Dratz&Dratz Architekten

"Inesperadamente, passamos por uma estação de reciclagem e vimos estes fardos de papel. Ficamos fascinados com seu caráter como 'fragmentos de informação comprimida', como rastros da sociedade. Mais tarde descobrimos que podem ser complementados e empilhados para formar paredes monolíticas e reconhecemos seu potencial para projetos de arquitetura", comentou Daniel Dratz

© Dratz&Dratz Architekten
© Dratz&Dratz Architekten

Ao trabalhar neste projeto em Essen, Alemanha, descobriu-se que é possível empilhar os fardos chegando a estruturas de até 100 metros de altura. Além disso, o papel comprimido respondeu surpreendentemente à umidade no inverno.

© Dratz&Dratz Architekten
© Dratz&Dratz Architekten

Os fardos não tratados formam uma "barreira laminar" capaz de suportar vários dias de chuva, secando rapidamente com algumas horas no sol. Ainda que o projeto tenha sido pensado para ser temporal, os irmãos têm a esperança de continuar com seus experimentos em papel comprimido para projetos permanentes futuramente.

© Dratz&Dratz Architekten
© Dratz&Dratz Architekten

Via Inhabitat

Sobre este autor

Veja mais:

Notícias Artigos
Cita: Franco, José Tomás. "Edifício temporário de escritórios é construído de fardos de papel reciclado em Essen, Alemanha" [Edificio temporal de oficinas se construye de fardos de papel reciclado en Essen, Alemania] 02 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/89837/edificio-temporario-de-escritorios-e-construido-de-fardos-de-papel-reciclado-em-essen-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.