O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fotografia: Igrejas Modernas de Meados do Século por Fabrice Fouillet

Fotografia: Igrejas Modernas de Meados do Século por Fabrice Fouillet

Fotografia: Igrejas Modernas de Meados do Século por Fabrice Fouillet
© Fabrice Fouillet
© Fabrice Fouillet

Enquanto a Europa se recuperava da morte e da destruição da Segunda Guerra Mundial, os países começaram a reconstruir suas comunidades e, é claro, suas igrejas. A necessidade de dar sentido a loucura da guerra era palpável - como foi a necessidade de expressar esta espiritualidade moderna de uma forma que rompeu com o passado e abraçou este novo mundo.

O resultado foi diversas de igrejas europeias que - embora muitas vezes mal compreendidas pelos praticantes - representam alguns dos nossos exemplos mais bem preservados da arquitetura modernista. O fotógrafo Fabrice Fouillet fez de sua missão fotografar estas belezas em uma série que ele chama de "Corpus Christi". Você pode ver as imagens - bem como a descrição de Fouillet sobre o trabalho - após o intervalo ...

Fritz Hoger’s Kirche am Hohenzollernplatz in Berlin,1933. Image © Fabrice Fouillet. Nicholas Kasiz’ St.Remy,1957. Photo © Fabrice Fouillet Frères Sainsaulieu’s Notre Dame du Chene in Viroflay, France, completed in 1966. Image © Fabrice Fouillet © Fabrice Fouillet + 14

Pietro Belluschi’s Church of Mary of the Assumption, San Francisco, 1971. Photo © Fabrice Fouillet
Pietro Belluschi’s Church of Mary of the Assumption, San Francisco, 1971. Photo © Fabrice Fouillet

Descrição de Fouilet sobre "Corpus Christi" 

Corpus Christi  destaca a estética arquitetônica dos novos lugares de culto e seu hino ao minimalismo, o que representou uma autêntica inspiração criativa na arquitetura religiosa moderna.

Participando de um movimento iniciado na década de 1920 e perpetuado por grandes arquitetos, como Guillaume Gillet, Gottfried Böhn e Auguste Perret, a maioria dessas igrejas foram construídas na década de 1950-60.

Nicholas Kasiz’ St.Remy,1957. Photo © Fabrice Fouillet
Nicholas Kasiz’ St.Remy,1957. Photo © Fabrice Fouillet

Espalhadas por toda a Europa e o mundo eles revelam uma nova concepção do sagrado, uma representação do divino imbuído de modernidade, desencadeando um debate e uma rejeição de alguns arquitetos e membros do clero.

Eu escolhi capturar essa ruptura com séculos de tradição arquitetônica, a escolha de materiais; concreto armado, plástico, cristal, difusão da luz diáfana ou brilhante, e chamar a atenção do espectador para o altar na parte inferior da imagem, respeitando uma simetria perfeita, enquanto que a altura do edifício confronta nossa pequenez à grandeza do sagrado.

Pelo Website de Fabrice Fouillet 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Vanessa Quirk
Autor
Cita: Quirk, Vanessa. "Fotografia: Igrejas Modernas de Meados do Século por Fabrice Fouillet" [Photography: Mid-Century Modern Churches by Fabrice Fouillet] 31 Dez 2012. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/89394/fotografia-igrejas-modernas-de-meados-do-seculo-por-fabrice-fouillet> ISSN 0719-8906