Há alguns meses, no bairro romano de Quadraro, foi concluída a primeira residência urbana construída de fardos de palha. A casa, que foi projetada pela equipe do escritório BAG Offinamobile - dirigida pelo arquiteto Paolo Robazza- tem uma estrutura de estrutura de madeira e muros de palha, além de uma mistura de terra local e tijolos triturados, que é uma reinterpretação moderna da arquitetura vernacular tradicional romana.
O resultado é uma construção natural que "transpira", alcançando uma eficiência térmica muito alta, o que possibilita que o ambiente se mantenha fresco no verão e quente no inverno, evitando a umidade por completo.
Mais informação e imagens de sua construção a seguir.
Cynthia Davidson: O que “sustentável” significa pra você, especialmente com respeito ao seu trabalho?
Glenn Murcutt: É manter ou seguir levando; continuar. Coisas vivas podem ser sustentáveis se permitidas crescerem em equilíbrio com outros organismos e não consumirem em índices maiores do que é sustentável, como normalmente fazemos quando fazemos super-colheitas ou intoxicamos a terra. Nós não nos planejamos adequadamente para o futuro. Os povos aborígenes australianos têm a cultura mais longa e contínua registrada no planeta. Eles sobreviveram por ao menos 40.000 anos –não através de competição, mas sim através de cooperação; trabalharam com a terra e não contra ela. Os povos aborígenes tradicionais têm vivido e trabalhado de maneira muito sustentável.
Recentemente foi divulgada a convocatória para este concurso que espera receber propostas de todo o mundo - até 28 de fevereiro - para o projeto do novo “Centro de Atividades Collider” , em espaço de encontro público para realizar atividades esportivas e recreacionais em Sofia, Bulgária. O centro inclui zona de escala, área de esportes multiuso, fitness, spa, piscina, escritórios, restaurante e bar.
Desenvolvida a partir de sua estante Box, o designer Derek Welsh criou Trace como um objeto singular de qualidade escultórica, que pretende ser uma peça única simplesmente para se apreciar e desfrutar. Os componentes da obra podem ser agregados para modificá-la e personalizá-la.
A Europa está em crise. Pelo que nos interessa, a Espanha está enterrada até o pescoço em toda lama da crise. A arquitetura, o setor mais afetado, nada nos pântanos da crise. Estamos fartos de falar da crise. Nós a encontramos de costas e sem esperá-la, chocou-se contra nossas mentes dormidas, a devoramos, a digerimos, a vomitamos.
Não necessitamos já do porquê, buscar os culpados, conhecer o quem, o como, o quando. Já sabemos de tudo.
Cansada do debate constante sobre as causas da crise em seu país, Ana Asensio compartilhou com Archdaily esta interessante e otimista reflexão sobre o futuro da arquitetura na Espanha. A crise obrigou a buscar novas formas de desenvolvimento para seguir em frente, as que aparentemente estão terminando com uma série práticas que silenciosamente estavam gerando um prejuízo maior à profissão neste país.
É assim que - depois de tudo - parece haver uma luz no fim do túnel... Convidamos você para debater a respeito com base no texto completo escrito por Ana Asensio Rodríguez, a seguir.
Enzo Mari é um pensador italiano, designer e provocador nascido em Novarra em 1932. Ele leccionou como professor no Potécnico de Milão, no "Centro de Estudos de Comunicação Visual" da Universidade de Parma, na "Academia de Belas Artes" de Canarra e na "Società Umanitaria" de Milão.
Foi encarregado de desenhar a cadeira Sedia 1 para a empresa de design Artek para a Feira de Design de Milão 2010. Esta cadeira seria uma homenagem ao seu Autoprogettazione (ou “design próprio”), uma série de móveis produzida por Enzo Mari em 1974 cujo objectivo era "educar" os seus clientes na disciplina do design.
Há alguns meses contamos sobre a realização da competição Solar Decathlon Europe 2012 em Madri, Espanha, concurso internacional de Arquitetura e Engenharia que convida todos os anos estudantes universitários do mundo todo a projetar habitações sustentáveis que sejam capazes de se auto abastecer com energia solar e funcionar perfeitamente durante o mês da competição.
O concurso de 2012, patrocinado pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos e pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis (NREL), premiou a Casa CANOPEA, da equipe francesa RHÔNE ALPES. Na continuação os convidamos a conhecer o projeto vencedor.
Esta nova série criada pela designer de Israel, Moran Barmaper, consiste numa família completa de móveis de metal que se inflam utilizando uma simples bomba para bicicletas, obtida após de muitas tentativas de trabalhar com o metal em pressões altíssimas.
"Brinquei com o material, me apaixonei com o simples processo... Em apenas um momento a peça bidimensional de metal se converte numa estrutura tridimensional com um caráter e uma força eficiente".
Depois da edição de Design Miami / Basel em junho com Craftica por FormaFantasma, Fendi convidou o designer belga Maarten de Ceulaer a desenvolver um projeto que responda a sua identidade visual e seu legado de padrões e emblemas de inspiração Modernista. Marteen foi selecionado para este projeto porque demonstrou uma notável afinidade para a elaboração de móveis sofisticados e objetos cheios de narração lírica, caprichosa.
Esta semana em Cinema e Arquitetura , voltamos às primeiras décadas do século passado para apresentar o documentário histórico de Walther Ruttmann, realizado em 1927 e que mostra - de forma enérgica - a vida da cidade de Berlim, do nascer ao pôr do sol.
O documentário: Berlim, Sinfonia de uma Grande Cidade foi filmado durante mais de um ano com câmeras escondidas para atingir o efeito mais real e cotidiano possível, conseguindo transmitir esta atmosfera industrial e caótica mas, às vezes, inocente da cidade durante esses anos, com o apoio da música de Edmund Meisel.
Escolhi três edifícios para exemplificar meu trabalho. Eles diferem com respeito às exigências e às condições do sítio, mas todos são edifícios públicos. Eles podem ser considerados como representativos do meu trabalho dos últimos dez anos.
Por que edifícios ao invés de projetos? Por que trabalho ao invés de discurso teórico? Eu acredito que na crua realidade de obras construídas é possível ver claramente a essência de um projeto, a consistência de ideias. Eu acredito fortemente que arquitetura precisa do suporte da matéria; que o primeiro é inseparável do segundo. A arquitetura surge quando nossos pensamentos sobre ela adquirem a condição real que somente os materiais podem fornecer. Aceitando e negociando com as limitações e restrições, com o ato de construção, a arquitetura se torna o que ela realmente é.
A Cadeira Bravo, do designer industrial de Nova Iorque Matte Nyberg está projetada como o lugar perfeito para se sentar e estudar. Proporciona isolamento e a privacidade suficiente para bloquear as distrações enquanto segue permitindo que a luz e a inspiração flua livremente.
A nova coleção Fracta da designer brasileira Nicole Tomazi inclui uma mesa, uma cadeira e uma prateleira que foram apresentadas no Salone Internazionale del Mobile 2012 em Milão. A partir de uma fusão de arte, matemática e natureza, a série cresceu a partir do estudo da geometria fractal, que reproduz as formas naturais e orgânicas.
Esta estante foi criada pelo designer português Gonçalo Campos cuja montagem é bastante fácil e não necessita de parafusos nem ferramentas. Sua produção é muito simples graças ao cuidado com que foram projetadas e colocadas as peças, que podem ser unidas como em um quebra-cabeças de madeira.
"O morador urbano de hoje não sabe de onde vem ou como são produzidos os alimentos que consome ou como eles são distribuídos. Nós nos tornamos dependentes de grandes e poderosas corporações que trazem grandes quantidades de alimentos de fazendas industrializadas aos nossos supermercados. Mas todo o processo permanece oculto, é massivamente complexo e, em última análise, insustentável." Carolyn Steel, autora de Hungry City, em sua palestra TED."How Food Shapes Our Cities" (Como o alimento molda nossas cidades).
Em algumas partes do mundo, as pessoas estão lentamente começando a "revolução dos alimentos." A necessidade causada pela crise econômica ou a mudança de mentalidade das pessoas que procuram comer melhor para prevenir doenças quase epidêmicas, como a obesidade, têm impulsionado a ação das pessoas, tomando a situação em suas próprias mãos e se tornando apicultores urbanos ou "agricultores de telhado."
Na América Latina, apesar de seus muitos benefícios aparentes, esta questão ainda não é foco de debates cotidianos, mas timidamente vêm alcançando algumas famílias. Apesar da participação de grupos comunitários e da pressão política serem vitais para promover esses movimentos, também o poderia ser o projeto arquitetônico.
Veja, a seguir, alguns programas de agricultura urbana de sucesso na América Latina e uma série de propostas internacionais que podem nos dar idéias como a arquitetura pode apoiar essa revolução, se colocarmos o alimento no centro do projeto.
Verei novos rostos Verei novos dias Serei esquecido Terei recordos Verei sair o sol quando sai o sol Verei cair a chuva quando chove Passearei sem assunto De um lado a outro Entediarei meio mundo Contanto a mesma história Sentarei a escrever uma carta Que não me interessa enviar Ou a olhar as crianças Nos parques de jogo
Sempre chegarei à mesma ponte A olhar o mesmo rio Irei ver filmes tontos Abrirei os braços para abraçar o vazio Tomarei vinho se me oferecem vinho Tomarei água se me oferecem água E me enganarei dizendo: “Virão novos rostos Virão novos dias”.