O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas

Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas

Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas
Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas, © Catalina Montaña
© Catalina Montaña

© Catalina Montaña © Catalina Montaña © Catalina Montaña © Catalina Montaña + 30

Poderíamos começar dizendo que o local não pretende ser fechado, mas sim pertencer à rua. Sua situação de esquina torna isto mais fácil. A fachada está preparada para ser aberta ao exterior. Assim, toda a fachada está destinada a desaparecer, para que não seja um limite, mas simplesmente uma necessidade construtiva e funcional. Desta maneira, a fachada se converte em grandes cortinas de vidro, que cobrem toda a altura do local, colocando em estreito contato a rua com o interior.

© Catalina Montaña
© Catalina Montaña

As necessidades funcionais como armazém e banheiro estão nos fundos da zona interior, deixando espaço livre para as mesas e ao bar na frente da rua. Pouco a pouco, os banheiros e o armazém chegaram à sua geometria precisa, aquela necessária para ocupar a mínima área possível para facilitar o maior espaço público. Estas estâncias foram se moldando uma à outra, encontrando seu perímetro ótimo.

© Catalina Montaña
© Catalina Montaña

O resto do local pertence à rua, sua frente construída não é uma fachada exterior, mas as fachadas interiores dos banheiros e armazém. O resto somente está ocupado pelo bar e a zona de mesas.

Em relação ao programa específico da cafeteria-bar, é feita a alusão direta a este tipo de atividade junto de como imaginamos esta função: um lugar de trocas de olhares, algo vouyer.  É por isto que sobre a zona de mesas é adaptada uma das pinturas de Tamara de Lempicka, 'The pink tunic' para ser decomposta em diversas pequenas peças cerâmicas que como manchas de cor abstraem o desenho original e se situam no teto, em forma de arco, ligeiramente abobadado, que se estende para a zona das mesas. Desde o exterior, pode ser identificada a forma do desenho. Mas uma vez dentro, o detalhe é perdido, somente há manchas de cores e a imagem decomposta observando a nós. Trata-se de um jogo "vouyerístico" que só pode ser ganho à distância.

© Catalina Montaña
© Catalina Montaña

Quase sem intenção, o local passou a ser referência explícita a sua localização em seu nome (Distrito 5), a estabelecer laços mas longínquos, ainda que também muito próximos.

Ver a galeria completa

Cita: Gutiérrez, Catalina. "Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas" [Café Lempicka / Agencia de Construcción de Ideas] 09 Jan 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/90809/cafe-lempicka-slash-agencia-de-construccion-de-ideas> ISSN 0719-8906