Apresentamos estas intervenções urbanas feitas pelo grupo EVOL, criadas a partir da aplicação de estêncil sobre remanescentes de construções e outros equipamentos urbanos. Através desta técnica de gravura, são impressas texturas que trazem as fachadas de edifícios a uma escala diminuta, conformando paisagens miniaturizadas de conjuntos de edifícios e cidades.
Ao atravessar a faixa de pedestres em quinze tradicionais lugares de São Paulo, olhos atentos perceberão pequenas mudanças nos semáforos. A usual figura humana, verde ou vermelha, está sendo substituída por ilustrações que homenageiam estes pontos turísticos.
Na lista de ícones paulistanos saudados está a Catedral da Sé, o Teatro municipal, o Edifício Copan, o Monumento às Bandeiras (conhecido como “empurra-empurra”) e o MASP. O projeto é uma iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e deve ser implantado nos próximos 30 dias.
O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, através do Centro Carioca de Design, lançou um edital para processo seletivo de projetos culturais para ocupação da Galeria D/CCD. Este edital procura não apenas movimentar e gerar conteúdo crítico sobre a inserção do design como ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade, mas também construir uma nova programação focada em design, fortalecendo um espaço de criação e de reflexão que é, cada vez mais, a casa do design no Rio.
O processo seletivo para ocupação da GALERIA D contemplará projetos culturais propostos por estudantes e profissionais recém formados (pessoas físicas), para execução destes projetos no CCD. O apoio total deste processo seletivo é de 150 mil reais, contemplando até 5 projetos.
Visando ressaltar a importância da democratização do trabalho dos arquitetos e urbanistas na qualificação do ambiente urbano construído, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) lançou no começo do mês de agosto a ação “Arquitetura é para Todos”.
Com o mote “Planejar e construir com arquiteto e urbanista significa: menor custo, maior benefício, eficiência e funcionalidade, com HARMONIA”, o CAU/MG enfatiza o diferencial “harmonia” que é o que particulariza o resultado obtido com a participação destes profissionais, que tem na sua formação superior de 5 anos, disciplinas de tecnologia, filosofia, artes, matemática, história, estética e práticas projetuais.
As atividades humanas nas cidades impactam de maneira direta a mudança climática. Abaixo seguem quatro razões pelas quais o Protocolo de Kyoto esta em débito conosco.
A demanda energética, o modelo de desenvolvimento econômico insustentável, o aumento da população, o transporte e os processos de urbanização são alguns dos exemplos que explicam por que as cidades geram cerca de 70% das emissões totais de CO2 no mundo. Ao mesmo tempo, entretanto, as cidades são o local apropriado para reduzi-las. Porém, o tema da cidade como ator relevante para atenuar a mudança climática não consta na agenda de ação internacional que lidera a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCC, sua sigla em inglês) e seu respectivo protocolo: Kyoto.
Nesta última segunda-feira, 19 de agosto, a Prefeitura de Maricá, no interior do estado do Rio de Janeiro, aprovou a construção do complexo que engloba o futuro aquário municipal, um mirante, uma central de ensino profissionalizante para atividades pesqueiras e um anfiteatro popular para 800 pessoas, projetado por Oscar Niemeyer. O escritório terá um prazo de sete meses para desenvolver o projeto executivo, orçado em R$2,4 milhões, desta que é uma das últimas concepções de Oscar, falecido ano passado.
Especial ênfase é dada ao centro de ensino profissionalizante que, segundo João Batista de Morais, superintendente do Instituto Oscar Niemeyer, é vital para que a implantação do projeto atue efetivamente no âmbito social.
Foram prorrogadas até 06 de setembro as inscrições para o edital Pró-Design 2013, promovido peloInstituto Rio Patrimônio da Humanidadeatravés doCentro Carioca de Design. A ideia do edital não é só movimentar e gerar conteúdo crítico sobre a inserção do design como ferramenta essencial para o desenvolvimento da cidade, mas também construir uma nova programação focada em design, fortalecendo um espaço de criação e de reflexão que é, cada vez mais, a casa do design no Rio.
Em 15 de julho de 2007, as ruas de Paris foram o cenário da estréia do Vélib’, o sistema de aluguel de bicicletas com o melhor serviço do mundo (com 1 bicicleta para cada 97 habitantes) e a segunda mais extensa do planeta( apenas superado pelo de Hangzhou, na China). Neste sistema o usuário tem independência, podendo alugar as bicicletas 24 horas por dia, sete dias por semana. Depois de seis anos de existência, Vélib’ se consolidou como um meio de transporte em si e com muita difusão - este ano teve recorde de uso, com um acréscimo de 60% em relação com o ano de 2012.
Mais de 250 mil parisienses inscritos por ano, mais de 140 mil viagens por dia e um total de 173 milhões de trajetos realizados desde seu lançamento são parte dos resultados de Vélib’, que mais que um meio de transporte, já é parte da paisagem urbana de Paris.
Continue a ler como este sistema de aluguel de bicicletas transformou a maneira de percorrer Paris e o infográfico que o município preparou para seu sexto aniversário.
O RIBA Competitions acaba de anunciar as seis equipes selecionadas para dar início à fase de desenvolvimento de projeto da competição The London School of Economics and Political Science (LSE) - Escola de Economia e Ciências Políticas de Londres - na qual as equipes apresentarão propostas para o Novo Centro Global de Ciências Sociais. As equipes selecionadas são: Grafton Architects, Irlanda; Heneghan Peng, Irlanda; Steven Holl Architects, EUA; Hopkins Architects, Reino Unido; OMA, Países Baixos; e Rogers Stirk Harbour + Partners, Reino Unido. Este novo edifício desempenhará um papel fundamental na consolidação do LSE como um estabelecimento educacional reconhecido mundialmente e se tornará um lugar de inspiração para os estudantes do LSE, além de ajudar a atrair novos alunos e profissionais para a Escola.
A polêmica estava instaurada desde a Bienal de Arquitetura do ano passado: o estilista francês Pierre Cardin - juntamente com seu neto, o arquiteto Rodrigo Basilicati - havia decidido "presentar a cidade com uma torre de luz", um arranha-céu de 255 metros de altura e 250 mil metros quadrados localizado em Mestre, parte continental de Veneza.
Apoiado pelo prefeito Giorgio Orsoni - interessado nos 80 milhões de euros que entrariam nos cofres públicos com a construção do projeto - esperava-se que a construção fosse concluída em 2015, coincidindo com a Exposição Universal de Milão.
Arquitetos: NL Architects Localização: Koogaan de Zaan, Zaanstad, Holanda Data de Execução: 2003 – 2006 Área: 22.500m² de espaço público, 1.500m² de comércio Orçamento: 2.100.000 de Euros
“Terrain vague” é uma expressão francesa inventada pelo catalão Ignasi de Solà-Morales, acadêmico em urbanismo, para se referir aos lugares abandonados, obsoletos ou degradados. Estes costumam surgir em torno de áreas industriais que não têm um limite fixo. No entanto, a definição não diz respeito somente a terrenos baldios e abandonados, mas em geral, qualquer área vazia, com um potencial para revitalização, como linhas ferroviárias abandonadas, fábricas em desuso, bordas de rios, infraestruturas obsoletas, para citar algumas. Sem dúvida, ‘terrain vague” refere-se a alguns fenômenos que ocorrem frequentemente em cidades pequenas especializadas ou grandes metrópoles que crescem e sofrem mudanças constantes. Claro, essas questões são crescentes nos dias de hoje.
Mas como revitalizar ou adaptar estas zonas urbanas que, geralmente constituem uma área improdutiva e segregada territorialmente? No caso deste artigo, responde-se com um exemplo pontual e simples que expõe algumas oportunidades que temos: o projeto A8erna.
Na cidade de Mauá, a 27 km a sudoeste de São Paulo, era comum observar até 200 bicicletas estacionadas em qualquer ponto da estação de trens que conecta ambas as cidades, consequência de uma lei municipal que proíbe estacionar as bicicletas nos postes das ruas. Se um guarda encontra uma bicicleta amarrada ou presa num poste, ele tem permissão para apreendê-la e levá-la à um pátio municipal de veículos apreendidos. Por isto, todos os ciclistas deixavam suas bicicletas na estação, considerada um lugar seguro, com gente circulando até tarde da noite.
O fotógrafo Carlos Barria, em uma recente viagem a Xangai - a cidade com crescimento mais rápido do mundo -, e registrou esta impressionante imagem, com o mesmo enquadramento e perspectiva de uma fotografia feita em 1987, que mostra o que 26 anos de crescimento desenfreado podem causar a uma cidade.
O Solar Decathlon, também conhecido como “Olimpíadas de Arquitetura Sustentável,” é um concurso de projetos que acontece bienalmente e desafia 20 equipes acadêmicas a projetar, construir e operar casas solares independentes da rede de energia elétrica, acessíveis e atraentes. Os vencedores do concurso são aqueles que melhor combinam custo/benefício, apelo de mercado e qualidades de projeto com a otimização da energia de produção e máxima eficiência.
A edição de 2013 será a primeira a ter dentre os competidores uma equipe de Israel. A equipe pretende desenvolver e apresentar um método de planejamento e projeto no qual os edifícios respondam melhor à mudanças, com o potencial de serem desconstruídos, desmontados, transportados, modificados e reciclados. Valores relacionados ao meio ambiente, senso de comunidade e até da sociedade e cultura de Israel estão todos entrelaçados num projeto que tem como objetivo despertar a consciência destes quatro elementos e melhor incorporá-los na arquitetura Israelense.
Continue a leitura para informações sobre o projeto do Team Israel.
Seis anos após a inauguração do Centro Nicolas G. Hayek - projetado por Shigeru Ban para a empresa de relógios Swatch em Tóquio -, o arquiteto japonês volta a colaborar com a companhia suíça após vencer o concurso para redesenhar o complexo em Biel (Bienne). Esta cidade ao norte de Berna tem uma forte tradição de construções de madeira e foi, por isso, o lugar escolhido por Ban para realizar os testes para a cobertura do Centre Pompidou Metz.
Uma série de chuvas torrenciais e inundações na Dinamarca preocuparam os planejadores e urbanistas. Pensando em prevenir maiores problemas decorrentes das chuvas, a cidade de Roskilde criou um sistema bastante original de drenagem em grande escala, que além de lidar com o excesso de água, pode servir como espaço de estar e para a prática de skate.
Criado pelo paisagista espanhol Marc Grañen, o premiado projeto Phyto Kineticpretende cobrir com plantações a parte superior dos ônibus. Utilizando materiais leves de jardinagem, o paisagista constrói áreas verdes itinerantes que ajudam a purificar o ar das metrópoles e ainda aproveitam o espaço livre, que geralmente é desperdiçado. A iniciativa já é praticada em Girona, na região da Cataluña.
Grañen desenvolveu o projeto com a ajuda de seus filhos. Para compor os jardins superiores, o paisagista estuda as características das plantas e cria um habitat ideal a partir de seus esboços, adaptando os vegetais à superfície dos veículos. Por enquanto, as instalações contam apenas com plantas ornamentais, mas a intenção é levar ervas aromáticas e outras hortaliças para os tetos dos ônibus.