Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial

Seja para estabelecer uma maior fluidez entre os ambientes, para integrar elementos distintos de um projeto arquitetônico ou para criar uma atmosfera mais lúdica, o uso de estruturas suspensas em habitações é capaz de produzir e proporcionar uma série de experiências variadas nos espaços.  

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 2 de 26Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 3 de 26Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 4 de 26Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 5 de 26Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Mais Imagens+ 21

Em suas múltiplas configurações, tipologias, desenhos e empregos, a utilização desses elementos é variada e pode trazer diversos benefícios estéticos, visuais, táticos e funcionais para uma residência. Estruturas suspensas são capazes de dar uma maior leveza aos volumes de um projetos, aproveitar melhor vãos e espaços subutilizados, criar cenas dramáticas em uma edificação, adequar-se melhor à topografia de um terreno existente ou até compor a paisagem, integrando-se ao entorno.

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 9 de 26
© Jan Bitter

A seguir, reunimos alguns exemplos de elementos e estruturas suspensas em habitações — rampas, passarelas, varandas, piscinas, redes e mezaninos — a partir dos quais podemos vislumbrar algumas de suas possibilidades de aplicação.

Rampas

Casa Canal / Studio MK27 - Marcio Kogan + Lair Reis

"Aproximando-se ao conceito de Promenade Architecturale, ou o passeio arquitetural, o valorizado percurso de acesso ao interior desta residência parece reafirmar a definição da estratégia projetual utilizada pela primeira vez na Villa Savoye, desenhada por Le Corbusier em 1928. Flanando pelo espaço a partir de uma sinuosa rampa que convida a caminhar tridimensionalmente num movimento que aproxima-se ao Cinema, a experiência de fruição no objeto arquitetônico é marcada por surpresas à medida que se eleva"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 12 de 26
© Fran Parente

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 11 de 26
© Ricardo Almeida

Passarelas

Casa da Passarela / TETRO Arquitetura

"A casa da passarela é dividida em blocos espalhados pelo terreno, para não interferir na mata atlântica e preservar a topografia do local. Os blocos são interligados por decks de madeira que se cruzam sem se tocar. O deck superior emerge dos fundos do lote, em contato com a vegetação, atravessa toda a casa, e na parte frontal a medida que o nível do terreno vai abaixando, o deck transforma-se numa passarela a nove metros do chão para integrar-se com as copas das árvores"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 5 de 26
© Eduardo Eckenfels

A Grande Passarela / Atelier Pierre Thibault

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 2 de 26
Cortesia de Atelier Pierre Thibault

Varandas

Casa de Minas / studio mk27

"Situadas em um terreno especialmente íngreme, duas lajes de concreto desenham fortes linhas horizontais. Para elevá-la até 10 metros acima do solo, surge uma sequência de pilares, disfarçados entre os troncos das árvores do jardim que reconstituem a floresta tropical original. Traçando um claro contraste com o muro de contenção faraônico vizinho, que ocupa um local tão dramático, suspender a casa sobre palafitas permite que a água da chuva drene e que a casa respire"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 3 de 26
© Joana França

Casa Suspensa / Fougeron Architecture

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 15 de 26
© Joe Fletcher

Piscinas

Casa Água-viva / Wiel Arets Architects

"Localizado em Marbella, na costa mediterrêna da Espanha a Casa Água-viva possui os edifícios vizinhos cobrindo a vista do mar. Apropriadamente, os arquitetos optaram por deixar a piscina da casa em balanço a partir da cobertura, para que a praia e o mar sempre pudessem ser visto durante banhos de sol e de piscina. A casa está organizada em torno de dois caminhos de circulação: um conjunto "lento" e um "rápido" de escadas, que se entrelaçam e percorrem os quatro níveis da casa"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 18 de 26
© Jan Bitter

Casa Equis / BARCLAY&CROUSSE Architecture

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 4 de 26
Cortesia de BARCLAY&CROUSSE Architecture

Redes

Casa da Rede / MARTINS AFONSO atelier de design + l'atelier miel

"A maior qualidade da casa existente era a entrada de luz, e o pé direito duplo na sala de estar, inexplorado até então. Como resultado, uma rede posicionada no mezanino deu vida a este espaço, permitindo a passagem da luz externa, além de oferecer uma maneira diferente de explorar o ambiente. A rede do mezanino se torna, dependendo da hora do dia, um espaço para as crianças brincarem, um lugar para relaxar em família ou uma sala de cinema. Nas margens da rede, ao longo da parede, uma caixa de madeira abriga o espaço residual, oferecendo espaço de armazenamento e também integrando um projetor de vídeo e uma tela de cinema em casa, oculta por portas de correr quando a exibição termina. Essa faixa segue na parede seguinte de uma forma diferente, onde a estrutura da rede é envolvida por madeira e permite a criação de uma sequência de pequenos alçapões, com mais alguns espaços de armazenamento"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 8 de 26
© Mickaël Martins Afonso

Casa Barra do Una / Balaio Arquitetura

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 21 de 26
© Manuel Sá

Mezaninos

Casa LSC / Alexandre Loureiro Architecture Studio

"No piso superior localiza-se a zona privada da casa com o quarto, instalação sanitária, lavandaria e arrumos. Nos mezzanines, espaços filtro que articulam e separam verticalmente a zona privada da zona social, localizam-se os espaços dedicados ao estudo e leitura/biblioteca. Procurou-se valorizar a tipologia do edifício tirando partido a dimensão da grande nave industrial instalando-se a zona social e zona de estudo no mesmo espaço resultando num espaço continuo e de grande amplitude. Por contraste, a zona privada é bem mais segmentada e compartimentada em virtude das exigências programáticas"

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 24 de 26
© Inês Guedes

Residência Paes de Barros / Sidonio Porto Arquitetos Associados

Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial  - Imagem 25 de 26
© Rômulo Fialdini

Os trechos acima foram extraídos dos respectivos memoriais dos projetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Adele Belitardo. "Desafiando a gravidade: vãos e estruturas suspensas na arquitetura residencial " 14 Mai 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999954/desafiando-a-gravidade-vaos-e-estruturas-suspensas-na-arquitetura-residencial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.