Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Janela, Cadeira, FachadaCasa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - JardimCasa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Porta, Cadeira, Janela, TerraçoCasa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - FachadaCasa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Mais Imagens+ 27

Curitiba, Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Imagem 6 de 32
© Ricardo Almeida

Descrição enviada pela equipe de projeto. Conceito da Obra: Uma grande residência, que pretendia revisitar os principais paradigmas da arquitetura modernista, desde a sua concepção, se apropriando de um repertório de formas e elementos construtivos recorrentes e compatíveis com sua escala monumental. Superfícies revestidas em branco valorizariam a luz como principal elemento modelador.

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Jardim
© Ricardo Almeida

Solução: A composição plástica se estrutura a partir da intersecção dos dois volumes maiores onde ocorre o principal acesso da casa. Uma ampla marquise com uma pérgula sobre o terraço-jardim funciona como proteção para o visitante que chega de carro. Um espelho d'água marca o acesso de pedestres. A partir deste acesso chegamos na área social da casa e posteriormente a cozinha e as salas de uso diário. Contíguo ao hall encontramos a circulação vertical num vazio de pé-direito triplo.

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Janela, Cadeira, Fachada
© Ricardo Almeida
Planta - Térreo
Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira
© Ricardo Almeida

No piso superior as três suítes da família são servidas por grandes terraços. No piso inferior localizam-se as áreas de serviço, piscina coberta, quarto de hóspedes e área para os jovens. Os olhos percorrem longas perspectivas internas de modo que os diversos usos vão se alternando pela própria modenatura dos espaços, e pelo uso contínuo de grandes portas/painéis de correr que podem separar os ambientes. Uma rampa de 40 metros, instalada no jardim, comunica a marquise da sala íntima ao pátio da piscina.

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Porta, Cadeira, Janela, Terraço
© Ricardo Almeida

Colunas avançadas em relação ao plano das esquadrias suspendem o grande pórtico que identifica o volume longitudinal da casa, sobrepondo os vários blocos modulados com revestimento metálico branco. Nos blocos transversais, cheios e vazios se alternam, por vezes sob a forma de matéria escavada. Os projetos de interiores, luminotécnico e paisagístico, foram igualmente elaborados por esse escritório e sublinham a arquitetura proposta.

Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos - Fachada
© Ricardo Almeida

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Rampa / Marcos Bertoldi Arquitetos" 18 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915341/casa-da-rampa-marcos-bertoldi-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.