Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023

Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Obra do Ano de 2023, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Chegou o dia de conhecer os vencedores do ODA 2023.

O Prêmio Obra do Ano 2023 é oferecido pela Dornbracht, empresa conhecida internacionalmente por seus produtos para cozinhas e banheiros.

Este ano, o primeiro lugar ficou com o projeto do Parque Rachel de Queiroz em Fortaleza (CE), desenvolvido pelo Architectus S/S. O segundo lugar foi ocupado pelo Estúdio Trópico com o projeto para a Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo. Em terceiro lugar ficou o projeto de Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida, em Guimarães, Portugal, desenvolvido pelo Pitagoras Group. Veja mais detalhes dos premiados a seguir:

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 2 de 16
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

"Por se tratar de uma área de preservação municipal alagada, o projeto do Parque Rachel de Queiroz adotou a drenagem como eixo estruturador. Para melhorar a qualidade da água do Riacho Cachoeirinha, bem como, criar um sistema de amortecimento de cheias foi empregado a técnica das wetlands. Após estudos hidrológicos, foram propostas 9 lagoas interconectadas que realizam um processo de filtragem natural das águas do Riacho e de galerias pluviais, através de decantação e fitorremediação. Esse processo é realizado por microorganismos que ficam fixados tanto na superfície do solo, quanto nas raízes das plantas aquáticas das lagoas."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 4 de 16
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

"Além de marcarem o ambiente do Parque através do seu potencial paisagístico, as wetlands são uma estratégia fundamental para a recuperação ambiental da área. Aliado a isso, a implantação de áreas verdes, que envolveu obras de terraplanagem e o plantio de cerca de 600 árvores, foi determinante para melhoraria das condições de desenvolvimento da fauna e flora locais. Após a inauguração desse trecho do Parque, os frequentadores já se acostumaram a ver diferentes espécies do ecossistema nativo em meio a paisagem urbana."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 6 de 16
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

"É importante contextualizar a área em que o projeto foi implantado: zona Oeste de Fortaleza, marcada por bairros populares que tiveram um alto crescimento populacional nos últimos anos. A região, mesmo detentora de grandes áreas livres, era carente de espaços públicos qualificados até a inauguração do Parque Rachel de Queiroz. Todos esses fatores explicam a rápida apropriação pela comunidade do entorno, inclusive, impulsionando o comércio tanto formal, quanto informal na região."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 5 de 16
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S. Image © Joana França

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 7 de 16
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico. Image © André Scarpa

"A nova construção, nomeada Arena Castanheiras pela escola, foi implantada na área antes ocupada por um campo de futebol, pequena quadra de vôlei e espaço para aulas de circo. Diante da impossibilidade dos alunos ficarem sem espaço durante a obra para tais aulas de esportes surgiu a idéia de montar uma grande lona de circo na área do estacionamento da escola."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 8 de 16
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico. Image © André Scarpa

"A estrutura da cobertura, inicialmente idealizada para ser de madeira laminada colada, foi executada em aço. O formato shed foi proposto por otimizar iluminação e ventilação naturais e a implantação garantiu que as aberturas zenitais ficassem voltadas para a face sul.  A geometria, aliada ao uso de painéis térmicos na cobertura e nos fechamentos laterais, garantiu um ótimo resultado em conforto térmico e acústico ao espaço como um todo."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 10 de 16
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico. Image © André Scarpa

"A cobertura é composta pelas mesmas telhas do fechamento lateral, porém o sistema conta com 20cm de espessura uma vez que é o elemento que mais recebe a incidência dos raios solares. O fechamento dos sheds é feito com painel de policarbonato alveolar e nos trechos com ventilação, por venezianas de policarbonato."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 11 de 16
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico. Image © André Scarpa

Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida / Pitagoras Group

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 12 de 16
Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida / Pitagoras Group. Foto © José Campos

"O novo programa proposto, Escola de Artes Performativas, Escola de Artes Visuais, Escola de Música e Espaço de Auditório resultante da reconversão da sala do Teatro Jordão, dividido por várias entidades autónomas, com atividades similares mas independentes, foi condicionante decisiva para o novo desenho do edifício."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 13 de 16
Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida / Pitagoras Group. Foto © João Rey

"O auditório autónomo e independente, complementa funcionalmente as valências maiores, escola de música, a escola de artes performativas e a escola de artes visuais, garantindo o funcionamento independente que pode acolher actividades exteriores e diversificadas. O auditório (destinado a dança, música e congressos etc) foi desenhado como sala multifuncional, permitindo a sua reconfiguração e adaptação aos vários eventos propostos."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 15 de 16
Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida / Pitagoras Group. Foto © José Campos

"O projecto tem como fim último a preservação de um património, e pretende colocá-lo no âmbito da reabilitação e da reconversão, não com uma lógica de preservação integral da realidade física e arquitectónica do edifício do Teatro Jordão e da Auto Garagem Avenida, mas antes considera como inevitável a sua transformação, alocando ao edifício um programa inequivocamente ligado conceitualmente aquele que foi adotado para a Zona de Couros. E quando falamos de reabilitação e reconversão, falamos de reparar e renovar no primeiro caso e de transformar no segundo."

Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023 - Imagem 16 de 16
Reabilitação do edifício do antigo Teatro Jordão e Garagem Avenida / Pitagoras Group. Foto © Manuel Roque

O Prêmio Obra do Ano do ArchDaily Brasil é resultado do esforço coletivo de nossas leitoras e leirtores que votaram e selecionaram os 15 finalistas e, posteriormente, os três vencedores. O ArchDaily agradece sua participação em mais uma edição deste prêmio da arquitetura lusófona.

As descrições dos projetos são de autoria dos escritórios e foram retiradas dos memoriais. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Um parque, uma arena e uma reabilitação: vencedores do Prêmio Obra do Ano 2023" 04 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998952/um-parque-uma-arena-e-uma-reabilitacao-vencedores-do-premio-obra-do-ano-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.