Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior, OrlaParque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de ExteriorParque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Imagem 3 de 32Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior, JardimParque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Mais Imagens+ 27

  • Arquiteto Líder: Elton Timbó, Mariana Furlani, Alexandre Landim, Ricardo Sabóia, Gerson Amaral, Jaqueline Martinez
  • Cidade: Fortaleza
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior, Jardim
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas primeiras horas da manhã já começa o movimento. Em sua maioria, frequentadores com roupas de ginástica escolhem começar o dia praticando alguma atividade física da sua preferência. Caminhada, corrida, academia ao ar livre, bicicleta, futebol e vôlei são apenas algumas das opções disponíveis. Tudo isso às margens de 9 lagoas interconectadas, as wetlands. Esse é apenas um breve resumo do que se pode encontrar na 1° etapa do Parque Rachel de Queiroz. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Urbano
© Joana França

Com 10 km de extensão e cerca de 203 hectares, quando finalizado, o Parque será o 2° maior de Fortaleza – CE. Dada a sua grande extensão, o espaço foi dividido em 19 trechos, dos quais 6 já foram executados. O conceito utilizado para a concepção do projeto foi o de Parque Linear, utilizando o sistema viário existente como conexão entre as áreas verdes que cortam diretamente 8 bairros na zona Oeste da capital cearense.

O sexto trecho, recém-inaugurado, resgata uma área degradada que há muitos anos era motivo de preocupação para a população do bairro Presidente Kennedy. O local, maior área disponível para intervenção do Parque, era um grande terreno baldio, tomado pelo depósito de lixo irregular e esgoto clandestino. Essa situação, contribuía para agravar a poluição do Riacho Cachoeirinha, recurso hídrico que corta o terreno e que estrutura a maior área do parque. Além disso, devido ao intenso processo de adensamento dessa região da cidade e a consequente diminuição das áreas permeáveis no entorno, acarretou alagamentos frequentes no terreno pela sobrecarga no sistema de escoamento das águas pluviais. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Imagem 27 de 32
Masterplan

Por se tratar de uma área de preservação municipal alagada, o projeto do Parque Rachel de Queiroz adotou a drenagem como eixo estruturador. Para melhorar a qualidade da água do Riacho Cachoeirinha, bem como, criar um sistema de amortecimento de cheias foi empregado a técnica das wetlands. Após estudos hidrológicos, foram propostas 9 lagoas interconectadas que realizam um processo de filtragem natural das águas do Riacho e de galerias pluviais, através de decantação e fitorremediação. Esse processo é realizado por microorganismos que ficam fixados tanto na superfície do solo, quanto nas raízes das plantas aquáticas das lagoas. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Imagem 3 de 32
© Joana França
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior
© Joana França

Ou seja, além de marcarem o ambiente do Parque através do seu potencial paisagístico, as wetlands são uma estratégia fundamental para a recuperação ambiental da área. Aliado a isso, a implantação de áreas verdes, que envolveu obras de terraplanagem e o plantio de cerca de 600 árvores, foi determinante para melhoraria das condições de desenvolvimento da fauna e flora locais. Após a inauguração desse trecho do Parque, os frequentadores já se acostumaram a ver diferentes espécies do ecossistema nativo em meio a paisagem urbana.

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior
© Joana França
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Imagem 32 de 32
Croqui

Os caminhos entre as lagoas conduzem os frequentadores para áreas de permanência estruturadas com diversos equipamentos de cultura, esporte e lazer. Anfiteatro, cachorródromo, quadras poliesportivas, playgrounds, espiribol, espaço leitura, academia ao ar livre são apenas algumas das atividades disponíveis. Uma pista bidirecional que circunda todo o perímetro do Parque garante um espaço seguro e apropriado para caminhadas, corridas e passeios de bicicleta. Desde o início do projeto, a diversidade de usos proporcionada pelo programa de necessidades do Parque Rachel de Queiroz foi pensada para incluir e incentivar a apropriação do espaço pela população, entendendo o uso da área como componente fundamental para a sustentabilidade ambiental, evitando que volte a se transformar em local de depósito clandestino de lixo, entulho ou esgoto. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior, Costa
© Joana França

Por se tratar de uma área extensa, a conexão entre os espaços do Parque era essencial para que o mesmo fosse bem utilizado como um todo. Pensando nisso, foram propostas duas passarelas metálicas para que o Riacho Cachoeirinha não se tornasse uma barreira física. Executadas com perfis tubulares em aço e piso em concreto, as passarelas garantem fácil acesso, principalmente, aos frequentadores que chegam pela R. Licurgo Montenegro. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Interiores, Corrimão
© Joana França

O projeto do mobiliário urbano do Parque levou em consideração dois princípios: sustentabilidade e resistência. Os brinquedos do playground, espaço PET e caramanchões foram executados com peças de eucalipto tratado. Já os bancos possuem assentos em madeira biossintética e estrutura de concreto. 

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior, Orla
© Joana França

Além de todo o ambiente construído do Parque Rachel de Queiroz, a identidade visual também fez parte do projeto desenvolvido pela Architectus S/S. Desde a logo que evidencia as wetlands como protagonistas até a sinalização com placas e totens que não só direcionam, como educam e informam. Tudo isso para qualificar esse espaço público em diferentes níveis.

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior
© Joana França

É importante contextualizar a área em que o projeto foi implantado: zona Oeste de Fortaleza, marcada por bairros populares que tiveram um alto crescimento populacional nos últimos anos. A região, mesmo detentora de grandes áreas livres, era carente de espaços públicos qualificados até a inauguração do Parque Rachel de Queiroz. Todos esses fatores explicam a rápida apropriação pela comunidade do entorno, inclusive, impulsionando o comércio tanto formal, quanto informal na região.

Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Exterior
© Joana França
Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S - Fotografia de Interiores
© Joana França

Poucos meses após a inauguração do Parque Rachel de Queiroz, já é difícil lembrar do terreno que trazia tantos problemas para a população. A transformação em um espaço público movimentado, vivo e pulsante foi rápida. Urbanidade aplicada no melhor sentido da palavra. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Parque Rachel de Queiroz - Pres. Kennedy, Fortaleza - CE, 60020-181, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Rachel de Queiroz / Architectus S/S" 18 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985555/parque-rachel-de-queiroz-architectus-s-s> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.