Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraArena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaArena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaArena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Janela, Aço, VigaArena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Estúdio Trópico
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2700
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forbo, Knauf, Mekanix, Novidario, Perfilor, Polysistem, Rafael Santana e Carlos Bracatto, Sportin, Thyssem
Mais informaçõesMenos informações
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2018 foi elaborado um Plano Diretor pelo escritório Andrade Morettin para orientar o crescimento da Escola Castanheiras pelos 5 anos seguintes, dessas discussões surgiu o programa para a primeira fase de ampliação da escola: uma quadra poliesportiva, refeitório para atender 700 refeições diárias e salas para aulas de artes, música e teatro. 

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Fachada
© André Scarpa

As premissas da escola para o novo projeto eram que a nova edificação fosse implantada nos platôs existentes e que a obra interferisse ao mínimo no funcionamento da escola.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Janela, Aço, Viga
© André Scarpa
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Imagem 21 de 25
Planta - Térreo
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Imagem 23 de 25
Corte longitudinal
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Aço, Viga
© André Scarpa

A nova construção, nomeada Arena Castanheiras pela escola, foi implantada na área antes ocupada por um campo de futebol, pequena quadra de vôlei e espaço para aulas de circo. Diante da impossibilidade dos alunos ficarem sem espaço durante a obra para tais aulas de esportes surgiu a idéia de montar uma grande lona de circo na área do estacionamento da escola.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© André Scarpa
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© André Scarpa

O projeto Arena consiste em uma cobertura de 2.100m² que abriga quadra poliesportiva, pátio e bloco interno de 2 pavimentos.  

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Cadeira
© André Scarpa
Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© André Scarpa

A estrutura da cobertura, inicialmente idealizada para ser de madeira laminada colada, foi executada em aço. O formato shed foi proposto por otimizar iluminação e ventilação naturais e a implantação garantiu que as aberturas zenitais ficassem voltadas para a face sul.  A geometria, aliada ao uso de painéis térmicos na cobertura e nos fechamentos laterais, garantiu um ótimo resultado em conforto térmico e acústico ao espaço como um todo.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Imagem 24 de 25
Corte perspectivado

Os fechamentos laterais estão soltos 2,30m do piso para favorecer a ventilação natural e para garantir a permeabilidade visual do entorno. Estes fechamentos são compostos por telha trapezoidal de alumínio que em alguns trechos possuem 31% de perfuração, descortinando assim as vistas do entorno, e nos demais trechos é composto por telha sanduíche de 10cm opaca na face externa, perfurada na parte interna e preenchida com lã de rocha, garantindo proteção térmica e acústica ao conjunto.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© André Scarpa

A cobertura é composta pelas mesmas telhas do fechamento lateral, porém o sistema conta com 20cm de espessura uma vez que é o elemento que mais recebe a incidência dos raios solares. O fechamento dos sheds é feito com painel de policarbonato alveolar e nos trechos com ventilação, por venezianas de policarbonato.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Fachada
© André Scarpa

O bloco interno tem estrutura metálica com lajes do tipo steeldeck e conta com climatização nos seus ambientes. No térreo abriga sanitários, refeitório e cozinha e no piso superior, estão as salas de artes, música e teatro.

Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico - Fotografia de Exterior, Fachada
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santana de Parnaíba - Polvilho, Santana de Parnaíba - Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arena Castanheiras em Santana de Parnaíba / Estúdio Trópico" 27 Nov 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/992945/arena-castanheiras-em-santana-de-parnaiba-estudio-tropico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.