AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia

Após um concurso internacional de projetos, o escritório de arquitetura londrino AL_A foi escolhido para projetar a nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. O projeto se tornará um marco para a capital sérvia e representa o maior investimento cultural na região das últimas décadas. Localizado perto do histórico Palácio da Sérvia em Nova Belgrado, o projeto terá espaço para apresentações, ensaios e uma sala de concertos de 1.600 lugares. A equipe de projeto liderada por AL_A inclui a VDLA (paisagismo), a AFA Consult (engenharia) e o escritório local Zabriskie. Eles são acompanhados pela Arup, que coordena o projeto de acústica e teatral.

AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 2 de 10AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 3 de 10AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 4 de 10AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 5 de 10AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Mais Imagens+ 5

AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 2 de 10
Nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. Imagem © AL_A

Em 2021, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou um concurso internacional de projeto em nome do Governo da Sérvia, em parceria com o Gabinete do Primeiro-Ministro, o Ministério da Cultura e Informação, a Cidade de Belgrado e a Orquestra Filarmônica de Belgrado. A iniciativa resultou em um concurso internacional que recebeu 37 propostas de 15 países. Depois de passar por várias etapas, o júri composto por arquitetos, especialistas em salas de espetáculos, representantes das entidades organizadoras, além de consultores de planejamento cultural do Arup, escolheu o AL_A como vencedor do concurso.

AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 3 de 10
Nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. Imagem © AL_A

A Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado se tornará o maior projeto cultural da Sérvia e da região dos Bálcãs. O projeto é visto como um investimento fundamental na cultura e na educação do país, ao mesmo tempo em que ajuda a renovar a atratividade turística de Belgrado. Localizado em uma grande extensão de espaços verdes perto do Palácio da Sérvia e com vista para o rio Danúbio, o edifício pretende aproveitar esta posição e se orienta para a paisagem do entorno. O volume limpo em forma de cruz branca do edifício também cria o potencial para vários espaços ao ar livre serem organizados em torno da Sala da Filarmônica. Esses espaços podem se tornar locais para shows ao ar livre, exposições ou espetáculos performáticos.

Você não poderia sonhar com uma localização melhor do que esta para transmitir a visão da Sérvia para o futuro. O cenário magnífico do Parque Ušće, nas margens do rio Danúbio, envia uma mensagem poderosa sobre a transformação e “renaturalização” de nossas cidades para torná-las espaços mais verdes e bonitos. A Sala de Concertos será uma expressão de harmonia entre natureza, arquitetura e música, em um ponto central da Europa onde o Oriente encontra o Ocidente. Será um lugar onde pessoas de todos os lugares, culturas e todas as idades se reunirão para se deliciarem com a música de todos os gêneros. - Amanda Levete, diretora da AL_A

AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 5 de 10
Nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. Imagem © AL_A

AL_A é um escritório internacional de arquitetura com sede em Londres, Reino Unido. Recentemente, eles revelaram o projeto da primeira usina de energia por fusão magnetizada do mundo, a ser construída em Culham, Reino Unido, em colaboração com a empresa de energia canadense General Fusion. Eles também são os projetistas por trás da reformulação do antigo pátio da caldeira do V&A na grande artéria cultural de Londres, Exhibition Road, e do Museu MAAT em Portugal.

AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 9 de 10
Nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. Imagem © AL_A
AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia - Imagem 7 de 10
Nova Sala de Concertos da Filarmônica de Belgrado. Imagem © AL_A

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "AL_A divulga projeto para a Filarmônica de Belgrado, na Sérvia" [AL_A Reveals Design of the New Belgrade Philharmonic Concert Hall in Serbia] 23 Mar 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998400/al-a-divulga-projeto-para-a-filarmonica-de-belgrado-na-servia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.