6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha

A regra mais importante para um backsplash de cozinha é fazer jus ao seu nome. O frontão da bancada está ali para proteger as paredes e o armário inferior de manchas, respingos e infiltrações, mas ele também representa uma saída criativa para designers de cozinha e arquitetos de interiores.

Ao adicionar cor, padrões e texturas, o backsplash da cozinha pode se tornar um elemento marcante em contraste com a monotonia da paleta de cores da cozinha.

Aqui estão alguns materiais e técnicas que ajudam a manter as cozinhas protegidas sem abrir mão da criatividade.

Estendendo a bancada

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 2 de 7
A bancada PerfectSense de Egger que continua na parede. Imagem © Egger

Porque procurar por um material de superfície resistente com opções de design marcantes que resista a manchas e arranhões, quando já existe um bem debaixo do seu nariz. Dries Otten aplicou o mesmo mármore com veios rosa da bancada da cozinha em seu projeto Midi du Midi a uma floreira sob medida e instalações elétricas na ilha da cozinha, por exemplo, protegendo as tomadas da água. Já a cozinha Woodart da Fuzzy em Wiener Neustadt, Áustria, mostra como, ao utilizar o mesmo material, com efeito, mármore da Egger tanto para a bancada de trabalho como para o backsplash, criou-se uma ilusão de ótica que desafia a profundidade.

Backsplash reflexivo

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 3 de 7
O backsplash espelhado no apartamento Above the Roofs, no último pavimento, ajuda os usuários a ver por cima das copas das árvores, mesmo quando estão de costas. Imagem © Mierswa & Kluska

Uma forma alternativa de estender opticamente a profundidade da bancada de trabalho é com o uso de superfícies espelhadas. O material reflexivo requer um pouco mais de atenção para manter-se livre de riscos, mas pode aparentemente dobrar o tamanho da bancada. O apartamento Above the Roofs em Munique pela Holzrausch Planung & Werkstätten, por exemplo, posiciona sua bancada, em uma cozinha de 50 m², contra uma parede interna, e oferece aos usuários uma visão dos arranha-céus, através do reflexo das janelas opostas do terraço.

Painéis impermeáveis

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 4 de 7
Painéis impermeáveis em vidro laminado tipo Durness 1 da TECNOGRAFICA são perfeitos para uso como backsplash de cozinha. Imagem © TECNOGRÁFICA

Se você vê o reino do backsplash da cozinha como uma oportunidade de acrescentar identidade a um espaço monótono, os painéis de parede de grande formato, como painéis decorativos de vidro laminado da TECNOGRAFICA podem apresentar uma variedade de cores, padrões, ou mesmo imagens sob medida para abrir o apetite. Os painéis sem juntas proporcionam uma superfície lisa e ininterrupta, mais fácil de limpar do que os azulejos.

Revestimentos cerâmicos

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 5 de 7
© Nicholas Worley

Uma das opções mais populares para o backsplash, os revestimentos cerâmicos oferecem a mistura perfeita de funcionalidade impermeável e higiênica, juntamente com a liberdade criativa. As cores vivas, padrões e formas gráficas à escolha podem proporcionar um ar de glamour - como neste apartamento em Praga, República Tcheca, ou um contraste colorido - como The Paragon em Bristol, Reino Unido, que mistura a marcenaria amarela brilhante com azulejos azuis-marinhos e puxadores combinando. Mas isto é só uma parte da história, pois uma vez escolhidos os próprios azulejos, ainda há a decisão de como aplicá-los.

Possíveis padrões de aplicação incluem paginações lineares, em forma de diamante, espinha de peixe, chevron ou de tecelagem - e essas são apenas em peças retilíneas. Enquanto isso, há a opção adicional de misturar as cores dos azulejos ou o rejunte de contraste, como os azulejos lineares brancos com rejunte azul nesta cozinha Hølte em Hackney, Reino Unido.

De frente para uma parede de tijolo

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 7 de 7
Casa Bosqueazul / ALH Taller de Arquitectura. Imagem © Mateo Soto

Embora as possibilidades criativas da cerâmica sejam muitas, há um certo prazer em estar confinado às restrições materiais do espaço pré-existente. A Casa Bosqueazul do ALH Taller de Arquitectura em Medellín, Colômbia, por exemplo, utiliza a sua parede de tijolo existente para criar um backplash de cozinha com uma combinação texturizada e naturalmente desorganizada de cores que é ao mesmo tempo, quente e sustentável, e obedece ao resto do aspecto industrial da casa, apoiando-se também em madeira natural e superfícies de concreto bruto.

Painéis de madeira 

6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha - Imagem 6 de 7
Painéis de madeira pintados de verde escuro acima do rodapia adicionam uma aparência de época à Weybridge House, uma reforma vitoriana em Londres. Imagem © Adam Letch

Dada a importância da materialidade resistente à água para os backsplashes de cozinha, pode parecer estranho trazer a madeira como uma opção de superfície. Mas, um único frontão da bancada ao teto aumenta e abre a sala, desenhando uma linha entre os dois materiais, de forma que os designers podem acrescentar contrastes, com uma maior paleta de materiais. A nova cozinha desta casa vitoriana em Londres, por exemplo, aplica painéis de madeira pintada acima do rodapia, aprimorando os recursos de época encontrados em outras partes da residência.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "6 Opções de materiais para o backsplash da cozinha" [6 Creative Material Options for a Kitchen Backsplash] 08 Abr 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/998110/6-opcoes-de-materiais-para-o-backsplash-da-cozinha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.