Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023

Poucos arquitetos na história tiveram a honra e o privilégio de intervir na famosa Praça de São Marcos em Veneza — marco turístico de inigualável valor histórico para a humanidade. Sir David Chipperfield é um deles. Como se não bastasse, deixou sua marca também em outro projeto de inestimável valor, embora muito mais recente: a Neue Nationalgalerie, projetada por Mies van der Rohe em Berlim. Os quatro séculos que separam essas duas joias parecem não impor dificuldades para o vencedor do Prêmio Pritzker de 2023, que refuta um estilo internacional de arquitetura em busca de um traço que destaque as qualidades locais.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 2 de 13Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 3 de 13Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 4 de 13Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 5 de 13Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Mais Imagens+ 8

Com uma extensa e invejável obra construída em diversos países da Europa, Ásia e América, Chipperfield lidera um escritório com base em cinco cidades de dois continentes, além de se dedicar à pesquisa, curadoria e escrita. Conheça algumas curiosidades sobre o arquiteto britânico, o mais novo vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 7 de 13
Turner Contemporary. Foto © Simon Menges

Graduação. David Chipperfield nasceu em Londres em 1953. Estudou arquitetura na Kingston School of Art e na Architectural Association School of Architecture, ambas localizadas em sua cidade natal.

Anos de formação. Logo após se formar, trabalhou nos escritórios de arquitetos renomados, como Douglas Stephen, Norman Foster e Richard Rogers, antes de fundar sua firma, a David Chipperfield Architects, em 1985.

O escritório. A David Chipperfield Architects possui cinco filiais, localizadas em Londres, Berlim, Milão, Xangai e Santiago de Compostela, embora unidas globalmente por objetivos e visões comuns.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 13 de 13
River and Rowing Museum. Foto © Richard Bryant / Arcaid

Primeiros trabalhos. Chipperfield começou sua carreira projetando interiores comerciais em Londres, Paris, Tóquio e Nova York. Entre seus primeiros projetos na Inglaterra está uma loja para o estilista Issey Miyake, localizada na Sloane Street de Londres. Entre seus primeiros projetos para edifícios completos estão o Museu Gotoh, em Chiba, no Japão (1988-1991) e uma casa para o fotógrafo de moda Nick Knight em Londres (1990). Seu primeiro grande projeto na Inglaterra foi o River and Rowing Museum in Henley-on-Thames (1989–1997).

Trabalhos notáveis. Entre seus projetos mais famosos estão a reconstrução do Neues Museum em Berlim, a Ampliação da Royal Academy of Arts em Londres, o Museu Jumex de Arte Contemporânea na Cidade do México, o Edifício One Pancras Square em Londres, a Valentino Flagship Store em Milão, a James Simon Galerie em Berlim, e a renovação da Neue Nationalgalerie, também na capital alemã. 

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 4 de 13
Museo Jumex. Foto © Simon Menges

Ilha dos Museus de Berlim. Em 1998, a David Chipperfield Architects foi encarregada de coordenar o masterplan da renovação da Ilha dos Museus de Berlim. O Grupo de Planejamento da Ilha dos Museus foi composto por escritórios de arquitetura contratados para restaurar os cinco museus da ilha individualmente, e que respondiam ao controle geral do escritório de David Chipperfield. O rigor e qualidade do projeto asseguraram à Ilha dos Museus um lugar na lista de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco, em 1999.

Procuratie Vecchie. Em 2017, Chipperfield iniciou a renovação da Procuratie Vecchie, na Piazza San Marco, em Veneza. A famosa galeria se prolonga por toda a lateral norte da praça, e foi concebida na primeira metade do século XVI. A renovação inclui a restauração de interiores no primeiro e segundo pavimento, nova circulação vertical e a renovação do terceiro andar, com acesso público aos espaços de exposição, bem como espaços de trabalho, eventos e um auditório.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 11 de 13
Procuratie Vecchie. Foto © Richard Davies

Design de produto. Em 2009, David Chipperfield foi convidado pela famosa marca de design italiana Alessi para criar uma série de utensílios de cozinha. O jogo de mesa projetado por ele conta com vários itens, incluindo uma bandeja, uma tábua, uma jarra, pratos, tigelas, copos e xícaras. As formas são inspiradas em cerâmica vernacular da Coreia, Japão e China, bem como no trabalho do pintor italiano Giorgio Morandi. Em 2015, o jogo de mesa passou a ser comercializado em tons pastéis; três anos depois, também em preto. Também para a Alessi, redesenhou a icônica cafeteira italiana Moka, atestando sua prolífica atuação não apenas como arquiteto, mas também como designer.

Escala local. Em 2020, Chipperfield e sua esposa, Evelyn Stern, abriram um bar na cidade costeira de Corrubedo, na Galícia, Espanha. Administrado pela filha do casal, Celeste, o Bar do Porto é resultado do interesse de Chipperfield e sua esposa pela culinária regional e parte de um esforço maior do arquiteto em valorizar e preservar a cultura da Galícia. Curiosamente, esta não é a única iniciativa de Chipperfield relacionada à gastronomia: a Chipperfield Kantine, localizada no David Chipperfield Architects Berlin Campus, atende tanto funcionários do escritório como o público em geral com uma cozinha vegetariana feita com produtos orgânicos frescos.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 6 de 13
Royal Academy of Arts. Foto © The Royal Academy of Arts

Fundación RIA. Em 2017, David Chipperfield fundou a Fundación RIA, uma entidade cultural privada, sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é a análise, o debate, o desenvolvimento e a promoção de ideias para apoiar o desenvolvimento e a proteção da economia local, bem como os valores arquitetônicos, urbanos, naturais e culturais dos estuários atlânticos da Galícia, no noroeste da Espanha. A fundação busca conciliar e fortalecer os esforços de indivíduos e instituições públicas ou privadas relacionadas a essas áreas e, quando apropriado, operar como instrumento de coordenação dessas instituições.

Estilo internacional. David Chipperfield não acredita em um estilo internacional ou globalizado de arquitetura. Ele diz que a arquitetura está ancorada ao solo e contribui para a ideia de "lugar". Em entrevista ao designboom, ele disse:

"É muito raso um arquiteto ignorar a história e cultura de uma cidade e dizer 'eu tenho um estilo internacional'. Não há absolutamente nenhuma justificativa intelectual para isso. É o equivalente a não ter variação na culinária, você pode muito bem colocar todos os tipos de comida em um liquidificador e consumi-la como um shake rico em proteínas. Essa noção romântica de estilos e abordagens diferentes é importante, significa algo para as pessoas e quando você tira o significado das coisas, acaba com uma existência muito entediante. A arquitetura deve emocionar, é aí que o caráter é importante. Temos que ter cuidado para não criar apenas produtos sem graça".

Vida acadêmica. Em sua vida acadêmica, Chipperfield ocupou a Cátedra Mies van der Rohe na Escola Técnica em Barcelona, ​​Espanha e a Cátedra Norman R. Foster de Design Arquitetônico na Escola de Arquitetura de Yale. Além disso, é professor visitante na University of the Arts London (anteriormente London Institute).

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 3 de 13
The Hepworth Wakefield. Foto © Iwan Baan

Curadoria. Em 2012, foi curador da 13ª Bienal de Arquitetura de Veneza, que teve como título Common Ground. Atuou como mentor de arquitetura de 2016 a 2017 para a Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, e foi membro do Conselho de Curadores da The Architecture Foundation. Atualmente, é curador do Museu Sir John Soane em Londres.

Escrita. David Chipperfield publicou diversos livros e artigos, incluindo On Planning - A Thought Experiment (2018, editado conjuntamente com Simon Kretz), uma publicação que explora e teoriza as qualidades urbanas de empreendimentos urbanos contemporâneos.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 8 de 13
Turner Contemporary. Fotto © Simon Menges

Revista Domus 2020. David Chipperfield foi o editor convidado da revista Domus em 2020. Ele foi o terceiro arquiteto a editar a revista como parte do projeto 10x10x10, onde dez arquitetos editam dez edições mensais nos dez anos que antecederam o centenário da Domus, que será celebrado em 2028.

Reconhecimentos pessoais. David Chipperfield é membro do Royal Institute of British Architects e membro honorário tanto do American Institute of Architects quanto do Bund Deutscher Architekten. Entre as distinções que recebeu estão a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, concedida em 2009, e o título de Cavaleiro pelos serviços à arquitetura no Reino Unido e na Alemanha, concedidos em 2010. Em 2011, recebeu a Medalha Real de Ouro da RIBA e, em 2013, o Praemium Imperiale da Japan Art Association, ambos dados em reconhecimento por sua trajetória. Foi nomeado membro da Ordem dos Companheiros de Honra (Order of the Companions of Honour) por seus serviços à arquitetura em 2021.

Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023 - Imagem 10 de 13
James Simon Galerie. Foto © Ute Zscharnt for David Chipperfield Architects

Prêmios. Sua firma, a David Chipperfield Architects, já ganhou mais de 100 prêmios e reconhecimentos internacionais, incluindo o Prêmio Stirling da RIBA pelo Museu de Literatura Moderna em Marbach, Alemanha, e os Prêmios Mies van der Rohe (Prêmio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea) e Deutscher Architekturpreis pelo projeto no Neues Museum em Berlim.

Acompanhe a cobertura completa do Prêmio Pritzker feita pelo ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Quem é Sir David Chipperfield? 17 fatos sobre o vencedor do Prêmio Pritzker 2023" 26 Mar 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/997524/quem-e-sir-david-chipperfield-17-fatos-sobre-o-vencedor-do-premio-pritzker-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.