Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha

O arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava anunciou o projeto do Calatrava Boulevard, um complexo com restaurantes sofisticados, varejo e escritórios em Düsseldorf, na Alemanha. Localizado em um terreno valorizado entre a avenida Königsallee e as ruas Königstrasse e Steinstrasse, o novo complexo apresenta uma cobertura curva de 41 metros de altura e uma rua interna que compõem uma espécie de vale banhado por luz natural. O projeto, realizado em colaboração com Uwe Reppegather, fundador e diretor administrativo do Grupo CENTRUM, deve ser concluído até 2028.

Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 2 de 8Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 3 de 8Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 4 de 8Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 5 de 8Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Mais Imagens+ 3

Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 6 de 8
Calatrava Boulevard - Kö Northwest. Imagem © Santiago Calatrava LLC

O Calatrava Boulevard visa modernizar o espaço paralelo ao Königsallee Boulevard e criar um novo e atraente destino. A altura do edifício permite a criação de um ponto de entrada acentuado sob o telhado curvo, mantendo-se abaixo da altura típica dos edifícios da capital do estado da Renânia do Norte-Vestfália. Os terraços paisagísticos também contêm painéis solares integrados para se alinhar com os objetivos de sustentabilidade da cidade.

Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 2 de 8
Calatrava Boulevard - Perspectiva da seção Martin Luther Platz. Imagem © Santiago Calatrava LLC

Os edifícios existentes em frente ao Königsallee são incorporados ao projeto, que os conecta perfeitamente ao Calatrava Boulevard. Os dois primeiros andares da nova intervenção têm aproximadamente 14.000 metros quadrados de lojas e restaurantes de alto padrão. Os andares superiores acomodam 22.000 metros quadrados de escritórios. O desenho destes espaços preserva a estrutura tradicional das fachadas “Kö”.

A fachada interna é definida por formas de onda senoidais que se estendem em direção às fachadas externas voltadas para Königstrasse e Steinstrasse. O caráter introvertido do edifício garante uma coerente integração de espaços comerciais contemporâneos dentro do tecido urbano histórico e estilos arquitetônicos que definem esta área. O projeto foi concebido para ser desenvolvido gradualmente para minimizar o impacto nas operações comerciais ao longo da avenida comercial. A primeira fase já começou com a construção do edifício Kö36.

Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 7 de 8
Calatrava Boulevard - Perspectiva da seção Martin Luther Platz. Imagem © Santiago Calatrava LLC

Düsseldorf, com sua famosa Königsallee, é uma cidade elegante e cosmopolita, e tem uma aura sofisticada. Trabalhando em estreita colaboração com a Câmara Municipal e o CENTRUM, conseguimos desenvolver uma solução equilibrada e inovadora que preserva o caráter distinto e tradicional do “Kö” e cria uma nova excelência em empreendimento arquitetônico e urbano. - Santiago Calatrava

Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha - Imagem 3 de 8
Calatrava Boulevard - Teto Interior Aberto. Imagem © Santiago Calatrava LLC

Recentemente, Calatrava anunciou a Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau concluída na cidade de Nova York, um edifício que substituiu uma igreja do século 19 que foi destruída em 11 de setembro de 2001. Ele também é o designer por trás do Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos na Expo Dubai 2020, uma estrutura com 28 asas automatizadas em balanço que se abrem e giram como uma reinterpretação simbólica do fluxo do movimento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Santiago Calatrava projeta complexo comercial e de escritórios em Düsseldorf, Alemanha" [Santiago Calatrava Reveals Design for New Retail and Office Complex in Düsseldorf, Germany] 01 Fev 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995675/santiago-calatrava-projeta-complexo-comercial-e-de-escritorios-em-dusseldorf-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.