Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu

Na rambla de Carrasco, Foster + Partners e o escritório de arquitetura uruguaio Ponce de León Arquitectos projetaram The Edge, um conjunto residencial composto por oito apartamentos que pretende se tornar um ícone da paisagem costeira de Montevidéu, no Uruguai. A construção começa no primeiro trimestre de 2023 e as unidades devem ser entregues 18 meses após o início da obra.

Respeitando a morfologia do bairro residencial, bem como a da faixa costeira e o meio ambiente, o edifício é composto por um subsolo onde estão localizados o estacionamento, uma academia, uma piscina coberta e um spa, juntamente com outros serviços. No térreo, ele é cercado por jardins onde, além do lobby e da recepção do edifício, estão localizados dois apartamentos duplex. Além disso, há dois pavimentos superiores onde se distribuem as seis unidades restantes, cada uma com características diferentes, que são coroadas com uma cobertura capaz de proporcionar uma vista de 360º para as quatro unidades do último andar.

Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu - Imagem 3 de 6
Cortesía de Ponce de León Arquitectos

Memorial enviado pelos autores. Apesar do tamanho reduzido do edifício, o terreno tem uma localização privilegiada com vista para o sul em direção à praia e ao Rio da Prata. Ao norte, as vistas se orientam para os jardins do bairro residencial, permitindo que o nascer e o pôr-do-sol sejam assistidos ao leste e ao oeste, respectivamente. Por conta dessa localização e das condições climáticas do Uruguai, o projeto tem grandes varandas em seu contorno para aproveitar a luz e as vistas, assim como o contato direto com a natureza ao redor.

Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu - Imagem 5 de 6
Cortesia de Ponce de León Arquitectos. Imagem © Foster + Partners

Desenvolvido por Betalba Capital, o The Edge será visto como um manifesto para a arquitetura, não apenas para a orla de Montevidéu, mas para a imagem do país. Este projeto mostra como uma nova construção pode ser integrada ao tecido urbano existente e aumentar ligeiramente sua densidade, ao mesmo tempo em que utiliza técnicas de construção locais que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu - Imagem 4 de 6
Cortesía de Ponce de León Arquitectos

O volume proposto, distribuído em lajes flutuantes com um design contemporâneo, tem em sua parte superior uma grande pérgula em balanço e aberta, que lança sombras em diferentes lugares da parte superior da cobertura, dando origem a uma grande perfuração circular central que é distribuída sobre um cone invertido que irá abrigar uma árvore que, por sua vez, fornecerá sombra a todos os níveis do edifício, no verão e no inverno. Por outro lado, nos momentos em que não haja folhas, ela permitirá que todo o centro do edifício receba radiação solar direta.

Dentro deste grande pátio central, acessível apenas para pedestres, o espaço se torna um oásis urbano e atua como área de recepção e núcleo espacial do projeto, dando-lhe uma transparência frente-fundos e mar-jardins, com acesso ao principal e elevadores de serviço que formam dois núcleos de circulação que servem duas unidades por andar.

Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu - Imagem 6 de 6
Cortesia de Ponce de León Arquitectos. Imagem © Foster + Partners

A textura, a cor e a iluminação dos apartamentos foram estudadas detalhadamente e serão fabricados elementos específicos para formar o fechamento do grande cone central invertido, compostos de vidros translúcidos feitos de blocos de vidro reciclados. A água corre ao longo de parte do térreo do edifício, estendendo-se para fora e criando a sensação de que o espaço continua além das superfícies de vidro que limitam os diferentes espaços.

Localização: Carrasco, Montevidéu, Uruguai
Projeto: Residencial
Ano: 2022
Desenvolvedor: Betalba Capital
Arquitetos: Foster + Partners, Ponce de León Arquitectos
Área total: 3.400 m2
Área a construir: 6.000 m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Foster + Partners e Ponce de León Arquitectos projetam conjunto residencial em Montevidéu" [Foster + Partners y Ponce de León Arquitectos diseñan The Edge en Montevideo, Uruguay] 26 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/995426/foster-plus-partners-e-ponce-de-leon-arquitectos-projetam-conjunto-residencial-em-montevideu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.