Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona

A Sagrada Família de Gaudí em Barcelona iluminou o topo das torres dos Evangelistas Lucas e Marcos, celebrando assim a conclusão dessas duas novas estruturas que atingem 135 metros de altura. Com a torre da Virgem Maria, inaugurada em dezembro de 2021, metade das seis torres centrais já estão finalizadas.

Esteve Camps, Presidente Delegado do Conselho de Construção do Templo Expiatori de la Sagrada Família, destaca que "a Sagrada Família atualmente concentra seus esforços na conclusão do núcleo das torres centrais (...) até o final de 2023 prevemos ter completado as torres de Mateus e João, o que nos permitiria inaugurar todo o conjunto dos Evangelistas".

Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona - Imagem 3 de 8
Cortesía de Sagrada Familia

Como Gaudí projetou, os topos das torres representam os evangelistas com a figura correspondente do tetramorfo. No dia 16 de dezembro foram iluminadas a escultura do boi, que culmina na torre do Evangelista Lucas, e a escultura do leão, que representa o Evangelista Marcos.

Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona - Imagem 4 de 8
Cortesía de Sagrada Familia

As figuras do tetramorfo feitas de mármore de Tasos são obra do escultor Xavier Medina Campeny. As alas superiores, elemento comum às quatro torres dos Evangelistas, "são geradas com a mais recente geometria regrada usada por Gaudí, um grande hiperboloide elíptico", diz Jordi Faulí, arquiteto-chefe da Sagrada Família.

Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona - Imagem 5 de 8
Cortesía de Sagrada Familia

Por meio de um comunicado de imprensa, eles indicam que a previsão é terminar a torre de Jesus Cristo em 2026, coincidindo com o centenário da morte de Antoni Gaudí. Nesse mesmo ano, espera-se que Barcelona seja a Capital Mundial da Arquitetura (UIA-Unesco).

Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona - Imagem 6 de 8
Cortesía de Sagrada Familia

Leia também:

Da pedra artesanal à impressão 3D: a evolução tecnológica e material da Sagrada Família de Gaudí

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Um novo marco para a Sagrada Família de Gaudí em Barcelona" [Un nuevo hito para la Sagrada Familia de Gaudí en Barcelona] 04 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994583/um-novo-marco-para-a-sagrada-familia-de-gaudi-em-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.