Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma

O escritório CRA-Carlo Ratti Associati, em parceria com o arquiteto Italo Rota e o urbanista Richard Burdett, apresentou o masterplan da candidatura de Roma para sediar a Exposição Universal de 2030. O projeto propõe um esforço conjunto de todos os países participantes para criar uma fazenda solar que poderia abastecer o evento e ajudar a descarbonizar os bairros vizinhos.

A Expo está prevista para acontecer em Tor Vergata, uma vasta área em Roma que abriga a universidade de mesmo nome e um bairro residencial densamente habitado. Todos os pavilhões são projetados para serem totalmente reutilizáveis, já que a área proposta será transformada em um distrito de inovação após o evento, na esperança de requalificar o bairro. O plano diretor foi desenvolvido em conjunto com vários parceiros, incluindo a ARUP para sustentabilidade e infraestrutura, a LAND para paisagismo e a Systematica para estratégia de mobilidade.

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 2 de 7Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 3 de 7Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 4 de 7Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 5 de 7Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Mais Imagens+ 2

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 2 de 7
© CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

A fazenda solar proposta cobre uma área de 150.000 m² e tem uma capacidade de produção estimada de 36 megawatts-pico. Isso a tornaria a maior fazenda solar urbana acessível ao público do mundo. Dentro dela, centenas de 'árvores energéticas' abrem e fecham seus painéis ao longo do dia, colhendo energia e fornecendo sombra para os visitantes. A complexa rede energética é complementada pelo pavilhão "eco-sistema 0.0", que proporciona resfriamento por evaporação.

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 7 de 7
© CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

O masterplan está organizado em três áreas principais: a Cidade, a Boulevard e o Parque. Este sistema cria uma transição gradual entre o mundo artificial e o natural, que ambos precisam contribuir para combater a mudança climática. A Cidade no oeste receberá a Expo Village e representa uma extensão do campus da Universidade de Tor Vergata, permitindo que ela seja facilmente integrada ao tecido urbano após o evento. O Boulevard é o eixo central de pedestres que conecta todos os pavilhões. Ao mesmo tempo, o Parque a leste oferece amplos espaços verdes que acentuam alguns edifícios temáticos, incluindo o "Pale Blue Dot", um pavilhão dedicado a disseminar o conhecimento sobre o mundo natural.

Para enfatizar a necessidade de revitalização do bairro, o plano visa reutilizar de forma adaptativa o enorme complexo esportivo conhecido como “Le Vele”, projetado por Santiago Calatrava. O local se tornará o principal pavilhão da Expo 2030 Roma e um atrativo ao lado da entrada principal da exposição. As conexões de transporte e mobilidade também estão integradas na proposta, entre as quais um longo corredor verde conecta o local da Expo aos sítios arqueológicos adjacentes na Via Ápia e aos outros edifícios históricos de Roma.

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 4 de 7
© CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

Concebemos este projeto como uma utopia viável - uma utopia que visa ser um catalisador para novos projetos e ideias. O principal impulsionador por trás deste objetivo é deixar os ecossistemas naturais e as invenções tecnológicas trabalharem em sincronia, assim como a energia humana e natural se tornariam mais intensas. Esta nova abordagem dos eventos temporários poderia se tornar a base de um novo modelo de desenvolvimento urbano. - arquiteto Italo Rota

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 3 de 7
© CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

A CRA também projetou o Distrito Alimentar para a Expo 2015 em Milão e, após o encerramento do evento, lançou o plano diretor do Distrito de Inovação MIND-Milan no mesmo local. O projeto está atualmente em construção. O escritório trabalhou com o arquiteto Italo Rota em vários projetos, incluindo um que utiliza elementos cinéticos inspirados no origami para transformar um hospital do século XVIII em Modena, Itália, em um centro multidisciplinar de cultura e inovação. Os mesmos arquitetos também projetaram o novo museu MAE em Piacenza, Itália, dedicado à fibra de carbono e construído com o mesmo material.

Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma - Imagem 5 de 7
© CRA-Carlo Ratti Associati para Expo 2030 Roma

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Carlo Ratti Associati propõe a maior fazenda solar urbana do mundo para a Expo 2030 em Roma" [Carlo Ratti Associati Explore Energy Sharing with the World’s Largest Urban Solar Farm for Expo 2030 in Rome ] 05 Jan 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994576/carlo-ratti-associati-propoe-a-maior-fazenda-solar-urbana-do-mundo-para-a-expo-2030-em-roma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.