RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China

O escritório de arquitetura RSHP divulgou o projeto do Centro de Serviços Integrados de Inovação de Shenzhen - Hong Kong, uma torre de 45 pavimentos na Zona Franca de Futian, no sul de Shenzhen. O edifício apresenta um embasamento integrado com espaços para o varejo, eventos culturais e jardins na cobertura. Ele também se conecta à estação de metrô existente e articula a praça ao nível da rua. O projeto resulta de uma negociação entre demandas distintas, que solicitavam uma torre e um embasamento de uso misto em lotes vizinhos. A proposta da RSHP foi fundir os programas integrando o embasamento no lado sul da torre, criando assim uma identidade distinta com uma relação melhor com o espaço público do entorno.

RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 2 de 6RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 3 de 6RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 4 de 6RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 5 de 6RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Mais Imagens+ 1

RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 2 de 6
Visualização do sul do edifício que oferecerá vistas da baía e além. Imagem © RSHP + Atchain

A torre oferece espaços para escritórios públicos de empresas estatais. Suas comodidades incluem um centro de saúde, instalações esportivas, uma biblioteca, espaços comerciais e espaços para exposições de arte com pé-direito duplo. O lobby da torre destaca a estrutura do edifício, com treliças triangulares que transferem a carga da ala leste da torre para o núcleo central do edifício. As mega treliças conectadas ao núcleo de concreto são inseridas a cada 12 níveis, os quais são áreas dedicadas ou  de serviço para liberar o espaço nos pavimentos de escritórios. Isso permite lajes flexíveis e compartimentos externos em balanço para os escritórios.

A planta da torre adota um layout borboleta, com vãos curvos para as alas de escritórios. O sistema estrutural do edifício permite vistas ininterruptas da Baía de Shenzhen e das áreas de manguezais. O terraço da cobertura é de acesso público, transformando a ala oeste da torre em um mirante e ponto de observação de aves que passam em seu caminho migratório, uma atividade popular para os moradores de Shenzhen. Os elevadores envidraçados panorâmicos capitalizam as vistas e oferecem uma identidade distinta para as fachadas norte e sul do edifício.

RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 3 de 6
Visualização da abordagem sudoeste do edifício. Imagem © RSHP + Atchain

O edifício foi projetado para ser completamente ventilado naturalmente. O envidraçamento da fachada incorpora aberturas para permitir a circulação do ar, reduzindo assim a necessidade de ar condicionado. Um décimo da superfície da fachada também pode ser aberta. O esquema visa minimizar o consumo de energia operacional para obter a certificação de sustentabilidade 3 estrelas da China, equivalente ao LEED Gold.

RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 4 de 6
Visualização da abordagem principal do edifício a partir do sul, mostrando o espaço público localizado sob as instalações do pódio flutuante. Imagem © RSHP + Atchain

Este não é o primeiro projeto da RSHP em Shenzhen, pois o escritório de arquitetura também ganhou a competição para a Qianhai Financial Holdings HeaHeadquarterswer, um edifício comercial de uso misto no centro do distrito de Qianhai. Eles também foram selecionados para projetar o Terminal 4 do Aeroporto Internacional Bao'an, também em Shenzhen, China.

RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China - Imagem 5 de 6
Visualização panorâmica de todo o desenvolvimento em seu contexto. Imagem © RSHP + Atchain

Créditos do projeto:

  • Arquitetura: RSHP
  • Parceiro do Projeto RSHP: Richard Paul, sócio
  • RSHP Project Lead: Marco Tessaro, arquiteto sênior
  • Cliente: Shenzhen-Hong Kong Science and Technology Innovation Cooperation Zone Development Co., Ltd
  • Engenheiro Estrutural: Grupo CCDI
  • Escritório de Arquitetura Local: Grupo CCDI
  • Empreiteiro geral: China Railway Construction Engineering Group (CRCEG)
    Deputado: Grupo CCDI
    Consultor de Fachadas: EFC
    Consultor Paisagístico: Grupo CCDI
    Consultor de iluminação: PUDI

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "RSHP divulga projeto para torre de uso misto em Shenzhen, China" [RSHP Reveals Design for Office and Mixed-Use Tower in Shenzhen] 29 Dez 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993789/rshp-divulga-projeto-para-torre-de-uso-misto-em-shenzhen-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.