Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China

O escritório Zaha Hadid Architects foi escolhido como o vencedor do concurso para projetar o novo Centro Esportivo Internacional de Hangzhou, China. O projeto inclui um estádio de futebol com 60 mil lugares e campos de treino, uma arena coberta de 19 mil lugares, bem como um centro aquático com duas piscinas olímpicas. O empreendimento faz parte do Distrito Cultural de Ciência e Tecnologia do Futuro de Hangzhou e está conectado à crescente rede de metrô da cidade.

Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 2 de 10Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 3 de 10Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 4 de 10Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 5 de 10Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Mais Imagens+ 5

O projeto é uma resposta ao crescimento populacional de Hangzhou, cidade sede de muitas das maiores empresas de tecnologia da China. O centro esportivo visa oferecer uma variedade de equipamentos para atletas de base e profissionais. O projeto compacto permite que o local seja transformado em espaços públicos abertos para a cidade, com parques e locais de encontro, descanso e lazer dispostos ao longo da orla do rio.

Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 2 de 10
© Proloog

O estádio de futebol, maior equipamento do complexo, tem sua forma inspirada nas colinas escalonadas das fazendas de chá características dessa região do país e foi projetado de acordo com os padrões internacionais da FIFA. A fachada do estádio se abre para o exterior com persianas que abrigam terraços e estabelecimentos comerciais com vistas panorâmicas da cidade. A materialidade e o detalhamento das persianas conferem ao estádio uma aparência pétrea, como formações rochosas estratificadas, quando vista de perto. À distância, a fachada torna-se translúcida, conectando os espaços sob a arquibancada com a cidade.

A arena coberta opera independentemente do estádio e é projetada para máxima flexibilidade operacional. Além de sediar eventos esportivos, também pode receber grandes eventos musicais e culturais. Do outro lado do parque, o centro aquático incorpora duas piscinas de 50 metros adequadas para competições, treinamento e ensino em todos os níveis, de iniciantes a nadadores e mergulhadores de elite. Ao incorporar programas variados, espera-se que o complexo seja usado durante todo o ano e se torne um centro de encontro para as comunidades próximas.

Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 3 de 10
© Plomp

Recentemente, Zaha Hadid Architects (ZHA) foi eleito vencedor de um concurso internacional para projetar o Jinghe New City Culture & Art Centre na província de Shaanxi, China. O escritório também inaugurou o Design Museum em Seul e a nova sede do Grupo BEEAH em Sharjah, Emirados Árabes Unidos.

Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 7 de 10
© Proloog
Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China - Imagem 10 de 10
© Atchain

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Zaha Hadid Architects vence concurso para projetar complexo esportivo em Hangzhou, China" [Zaha Hadid Architects Wins the Competition to Design the Hangzhou International Sports Centre in China] 01 Nov 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991237/zaha-hadid-architects-vence-concurso-para-projetar-complexo-esportivo-em-hangzhou-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.