Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto

Item indispensável, as janelas são fundamentais para trazer mais conforto a um ambiente. Além da almejada conexão entre interior e exterior, é através das aberturas que elas proporcionam que é possível trazer iluminação e ventilação naturais para os cômodos.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 2 de 13Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 3 de 13Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 4 de 13Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 5 de 13Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Mais Imagens+ 8

Hoje as esquadrias podem ser de alumínio, aço, madeira ou PVC e existem diversas tecnologias para a escolha dos vidros e tratamentos que eles podem receber para favorecer a qualidade de luz no ambiente e os isolamentos térmico e acústico. Se algumas janelas possuem um desenho mais aprimorado, que aproveitam melhor o espaço, outras seguem os modelos mais comuns presentes no mercado. Por isso, indicamos aqui os principais:

Janela de abrir

As janelas de abrir são fixadas em batentes e possuem rotação vertical num eixo, normalmente na lateral dos caixilhos. Para evitar que elas fechem com o vento ou outros movimentos, é importante instalar carrancas nas paredes para segurar suas folhas. 

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 12 de 13
Cabana de Madeira / Macro Arquitetos. Foto: © Renato Navarro

Janela basculante

Indicada para ambientes que precisam de uma ventilação constante, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros. Sua abertura é realizada a partir de uma alavanca lateral e, dependendo do tratamento do vidro, ela pode manter uma completa privacidade do ambiente enquanto o ventila.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 9 de 13
Apartamento nº 50 / Mana arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz

Janela camarão (sanfonada)

A janela camarão provavelmente é uma das que apresentam maior apelo estético, uma vez que ao ser aberta suas folhas se dobram como uma sanfona, possibilitando diferentes desenhos para o ambiente, ou uma abertura bastante ampla para o exterior. Por isso, normalmente, ela tem uma maior extensão e é colocada em lugares mais amplos como salas, quartos ou corredores.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 11 de 13
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos. Foto: © Nelson Kon

Janela de correr

Uma das janelas mais comuns do mercado. Ela possui no mínimo duas folhas, quando uma delas está aberta ocorre a circulação de ar no ambiente. Para o uso dela em quartos é importante escolher modelos que venham com controle da luminosidade. Já na cozinha ou sala, onde a luz natural pode ser mais abundante, você também pode optar pelo blindex, modelo conhecido que se baseia apenas nas folhas de vidro, sem os montantes.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 4 de 13
Casa em São Francisco Xavier / Lucio Fleury Arquitetura. Foto: © Thiago Travesso

Janela fixa

A janela fixa não possui nenhum tipo de abertura, ela serve apenas para trazer iluminação ao ambiente e compor com o ambiente como um todo.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 7 de 13
Casa Bazzotti / Saboia+Ruiz Arquitetos. Foto: © João Sarturi

Janela guilhotina

Mais comum em casas antigas, a janela guilhotina possui uma parte fixa no topo e outra que desliza de baixo para cima. Para manter esta última fixa, é necessário a instalação de borboletas. Além disso, ela pode receber outras duas folhas de abrir, onde normalmente são instaladas persianas para ajudar no controle de luminosidade ou privacidade.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 6 de 13
Casa Praia Vermelha / Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados. Foto: © Pedro Vannucchi

Janela maxim-ar

Uma das mais utilizadas em ambientes de área reduzida, a maxim-ar tem uma operação semelhante à basculante, com a diferença de que ela sempre se abre para fora. 

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 8 de 13
Casagranda / Trika Arquitetura. Foto: © Roberta Gewehr

Janela oscilo-batente

Pouco comum no Brasil, essa janela é bastante versátil já que permite diferentes aberturas: abrir ou tombar. Assim, é possível ter um controle do vento ao permitir sua entrada parcial ou total. Por apresentar uma caixilharia mais moderna, ela pode vir só com o vidro ou com uma veneziana para o controle de entrada de luz - ideal para os quartos ou ambientes que exijam a escuridão, como uma sala de tv.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 13 de 13
Apartamento Praça Domesticada / l'atelier Nomadic Architecture Studio. Foto: © Tim Van De Velde

Janela pivotante

Essa janela possui dois pivôs que conformam o eixo pelo qual o vidro irá girar para se abrir. Desta forma, parte dele ocupará uma área interna e externa da casa.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 2 de 13
MILU / Qatarchitecten. Foto: © Luc Roymans

Janela de tombar

A janela de tombar funciona com um mecanismo contrário ao da maxim-ar, pois ela abre para dentro do ambiente e pelo topo, permitindo uma ventilação constante. Como sua parte inferior é fixa, há a impressão de que ela tomba, por isso o seu nome.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 3 de 13
Doze Casas, Sorgenfri / Förstberg Ling. Foto: © Markus Linderoth

Janela veneziana

Uma janela muito comum, é ideal para ambientes que recebem muita incidência solar ou ainda quando o cliente deseja mais privacidade, pois ela permite a circulação do ar mesmo quando está fechada. Suas folhas normalmente são de madeira ou metal e, dependendo da caixilharia, pode sera acompanhada por folhas de abrir ou correr de vidro, que permitem ainda mais flexibilidade para seu uso.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 5 de 13
Casa Ubatuba / Bela Gebara Arquitetura. Foto: © Rodrigo Pacheco

Bay window

Esta janela saliente se projeta para fora do edifício, sendo protegida por vidros e gerando um pequeno espaço no interior do espaço que pode ser utilizado para adicionar bancos ou elementos decorativos. Se quando falamos em bay window você imagina aquelas vitorianas, lembre-se que é possível desenhar elas de forma contemporânea para compor com os seus projetos.

Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto - Imagem 10 de 13
House of Windows / officePROJECT. Foto: © Qingshan Wu

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Tipos de Janela: conheça diferentes modelos e saiba quais usar no seu projeto" 17 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/991221/tipos-de-janela-conheca-diferentes-modelos-e-saiba-quais-usar-no-seu-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.