Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022

O Royal Institute of British Architects (RIBA) anunciou a Escola de Culinária Hackney, projetada por Surman Weston, como vencedora do Prêmio Stephen Lawrence 2022. O prêmio visa incentivar novos talentos arquitetônicos e premiar projetos com orçamento inferior a £1 milhão. O RIBA também concedeu o Prêmio Neave Brown para Habitação 2022 à Nova Escola Primária de Hackney e à 333 Kingsland Road de Henley Halebrown. O prêmio é concedido em homenagem ao pioneiro da habitação social Neave Brown (1926-2018) e reconhece as iniciativas de habitação acessível no Reino Unido.

Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 2 de 10Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 3 de 10Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 4 de 10Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 5 de 10Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Mais Imagens+ 5

A Escola de Culinária Hackney, vencedora do Prêmio Stephen Lawrence, é um projeto de reforma de uma casa e garagem em uma escola de culinária para os alunos de Hackney. Aqui, as crianças aprendem a cultivar, cozinhar e ingerir alimentos. Além disso, o espaço serve como um centro comunitário, onde também podem acontecer eventos corporativos, auxiliando financeiramente a operação. A resposta arquitetônica ao briefing do cliente é impulsionada por um ethos de maximizar o impacto educacional da iniciativa.

Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 2 de 10
Escola de Culinária Hackney / Surman Weston. Imagem © Jim Stephenson

As estruturas existentes foram adaptadas utilizando um conjunto cuidadosamente selecionado de materiais unificadores. Cada intervenção foi considerada em termos de impacto, utilidade e orçamento. A arquitetura também permite o alcance da comunidade. O arquiteto recebeu um briefing posteriormente estendido para criar um conjunto de estratégias para reformar outros edifícios não utilizados em todo o bairro, em um esforço para estender o sucesso desta iniciativa.

O Prêmio anual Stephen Lawrence foi criado em 1998 em memória de Stephen Lawrence, um adolescente que se preparava para se tornar arquiteto quando foi tragicamente assassinado em um ataque racista em 1993. O prêmio oferece visibilidade e reconhecimento aos arquitetos emergentes que produzem projetos de qualidade enquanto trabalham com um orçamento limitado.

Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 3 de 10
Escola de Culinária Hackney / Surman Weston. Imagem © Jim Stephenson

O sucesso da Escola de Culinária Hackney não se limita a este único local. O arquiteto e o cliente desenvolveram um projeto inspirador para ensinar aos outros como regenerar e ativar suas próprias comunidades de maneira semelhante. Este investimento ousado e criativo exemplifica o poder da arquitetura de transformar não apenas o edifício que toca, mas a comunidade serve. - Matthew Goldschmied.

Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 4 de 10
Nova Escola Primária de Hackney e 333 Kingsland Road / Henley Halebrown. Imagem © Lorenzo Zandri

O vencedor do Prêmio RIBA Neave Brown para Habitação é um projeto híbrido que combina uma escola liderada pela comunidade e 68 apartamentos em um terreno urbano compacto. Metade das unidades é oferecida abaixo do preço de mercado, já que o empreendimento é de propriedade de uma instituição de caridade. Orientação, ventilação e iluminação natural foram priorizadas para configurar apartamentos espaçosos e iluminados. Os arquitetos também tiveram que garantir luz e ventilação adequadas para o pátio restrito da escola. Os moradores do edifício habitacional dispõem de generosos espaços externos protegidos pela estrutura da galeria de concreto que define a aparência externa do edifício.

Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022 - Imagem 5 de 10
Nova Escola Primária de Hackney e 333 Kingsland Road / Henley Halebrown. Imagem © Nick Kane

Recentemente, a RIBA também anunciou o vencedor da 26ª edição do RIBA Stirling Prize. Projetada por Níall McLaughlin Architects, a Biblioteca do Colégio Magdalene foi selecionada a partir de uma lista de projetos pré-selecionados. O novo edifício substitui uma biblioteca oferecida a Magdalene por Samuel Pepys há 300 anos e oferece aos alunos da Universidade de Cambridge um novo espaço que inclui um arquivo e uma galeria de arte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Escola de Culinária Hackney projetada por Surman Weston vence o RIBA Stephen Lawrence Prize 2022" [Surman Weston’s Hackney School of Food wins RIBA Stephen Lawrence Prize 2022] 25 Out 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990789/escola-de-culinaria-hackney-projetada-por-surman-weston-vence-o-riba-stephen-lawrence-prize-2022> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.