Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha

A Solo Houses acaba de anunciar a incorporação da Vinícola Venta d'Aubert em Creta, Espanha, e a construção de um hotel projetado pelo arquiteto chileno Smiljan Radic. O Hotel Solo será o elemento central da comunidade e um catalisador para o turismo e atividades culturais em torno do projeto.

Após observar os restos de uma tábua de espinheiro que foi usada para fazer cavilhas de madeira, resultante de uma das esculturas de Marcela Correa, que colabora regularmente com Smiljan Radic, consolidou-se a forma que dará origem ao projeto do hotel Solo. O conceito permite desenvolver uma estratégia de implantação que promove um impacto mínimo no terreno.

Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha - Imagem 3 de 9
© Bodegas Venta d'Aubert

A paisagem natural selvagem de montanhas baixas, rochas cinzentas e pinheiros, onde uma simples laje de concreto pigmentado preta suspenso sobre estacas a 50 centímetros acima do solo é projetada de forma contemporânea, faz com que todo o hotel pareça inclinar-se para frente. Esta laje delimita uma área urbana no meio da natureza, isolando-a sem separá-la do ambiente natural que a invade constantemente. O volume cria arestas que geram um híbrido de organizações naturais e sintéticas que são claramente reconhecíveis.

Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha - Imagem 7 de 9
Solo Hotel. Image Cortesía de Solo Houses

O projeto busca gerar uma vivência individual e coletiva, favorecendo a ideia de uma experiência arquitetônica única que combina atividades culturais exclusivas relacionadas à arte, cinema, natureza, vinicultura, esporte e gastronomia.

Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha - Imagem 8 de 9
Solo Hotel. Image Cortesía de Solo Houses

Solo Houses é um projeto localizado em um majestoso parque natural de 200 hectares, estabelecendo em Creta, localizada na região de Matarraña, na Espanha, um destino turístico de alto nível. O projeto, ainda em desenvolvimento, combina arquitetura, arte e paisagismo, fazendo dele a primeira coleção de arquitetura na Europa. O complexo oferece uma experiência turística única, inovadora e imersiva, onde o Hotel Solo será o protagonista ao lado dos jardins projetados por Bas Smets e do programa cultural dirigido por Hans Ulrich-Obrist.

Além disso, destacam-se as obras de vários arquitetos e artistas de destaque, como duas casas de Pezo Von Ellrischausen, do Office KGDVS e espaços de exposição de arte contemporânea, aos quais o hotel e a vinícola serão acrescentados para consolidar o projeto. Sem dúvida, estas propostas são um grande compromisso com o manejo da terra, a agricultura regenerativa e a valorização da região e de sua tradição agrícola.

Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha - Imagem 4 de 9
Casa Solo. Imagem © Pezo Von Ellrichshausen
Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha - Imagem 5 de 9
Escritório Solo. Imagem © Office KGDVS

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Riquelme, Victoria. "Smiljan Radic projeta hotel para a Solo Houses na Espanha" [Smiljan Radic diseña un hotel para el proyecto Solo Houses en España] 29 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989520/smiljan-radic-projeta-hotel-para-a-solo-houses-na-espanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.