Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera

O projeto de iluminação em arquitetura é um assunto muito amplo, pois passa pela discussão dos aspectos físicos e perceptivos da luz, das suas aplicações em projetos de iluminação, dos efeitos luminosos e das variáveis de conforto e desempenho. Além disso, é no projeto luminotécnico onde a integração entre os sistemas de iluminação natural e artificial acontece. O Arquicast convidou duas profissionais da área, uma do campo da indústria e outra da prestação de serviços de projeto, a fim de delinear o atual cenário dessa especialidade no Brasil.

Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 2 de 6Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 3 de 6Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 4 de 6Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 5 de 6Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Mais Imagens+ 1

Participou da conversa Fernanda Fanti Tissot, diretora da Luxion Iluminação, coordenadora do Comitê de Iluminação Comercial, Industrial e decorativa da Abilux. Integrando a conversa, Mariana Novaes, arquiteta e fundadora do estúdio Atiaîa Lighting Design, em Belo Horizonte. Dentre os projetos desenvolvidos estão o Ateliê Wäls, o escritório do Google BHZ e do Letras.mus.br, o espaço de eventos LAJE do Google SP, entre outros. Mariana é uma dos “40under40 designers” de iluminação mais talentosas e promissoras da atualidade pela Lighting Magazine de 2018.

Os últimos anos na indústria nacional foram marcados pelo aumento da demanda por projetos de interiores, ampliando a possibilidade para diversos profissionais atuarem nesse mercado ainda em desenvolvimento no Brasil. Como consequência, o incremento de projetos devolveu para a indústria um ambiente propício para a inovação, pois cada novo projeto abria um novo horizonte para o desenvolvimento de novos produtos. Fernanda apontou que os caminhos da inovação residem na troca contínua de informação com os projetistas.

Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 4 de 6
William Grant & Sons Ideation Space / Design Plus. Imagem © Vibhor Yadav

Cada vez mais os clientes estão cientes da importância do projeto de iluminação e, como relatou Mariana, é um projeto que precisa de constante interação com os demais, como o projeto arquitetônico, os projetos de instalações e o design dos mobiliários. O maior desafio passa pela disponibilidade de recursos e tecnologia locais, o que leva a indústria nacional e desenvolver internamente soluções para os projetistas. No caso das luminárias, por exemplo, passa pela fabricação de toda a carenagem e desenvolvimento dos leds, além dos testes necessários de desempenho.

Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera - Imagem 6 de 6
Option Coffee Bar / TOUCH Architect. Imagem © Metipat Prommomate

É notório que o projeto de iluminação em arquitetura ainda é pouco difundido no Brasil, fazendo com que poucos profissionais consigam ter acesso à uma formação abrangente e tecnicamente ampla. Por outro lado, o mercado parece estar em pleno desenvolvimento, tanto para quem quer atuar na indústria ou na prestação de serviços.

Ouça a entrevista.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Projeto de iluminação em arquitetura: mesclando técnica e atmosfera" 18 Set 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/989005/projeto-de-iluminacao-em-arquitetura-mesclando-tecnica-e-atmosfera> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.