KPF e Heatherwick Studio projetam terminal do aeroporto de Singapura como um conjunto de bairros

A KPF e o Heatherwick Studio revelaram o projeto do quinto terminal do Aeroporto de Changi, em Singapura. Seu conceito é algo que gira em torno de “aeroporto como cidade”, apresentando-se como uma extensão social do distrito homônimo de Changi, no extremo leste de Singapura. O terminal está planejado para somar 50 milhões de passageiros por ano à capacidade atual de Singapura. Em vez de uma estrutura única e monótona, o terminal é composto por uma série de espaços sociais centrados no ser humano, oferecendo diferentes qualidades de luz, atmosfera e experiência tanto para os visitantes quanto para os moradores de Singapura.

Nossa intenção é redefinir o que pode ser um terminal aeroportuário. A maioria dos aeroportos não são bons lugares para passar o tempo, mas Changi sempre foi diferente. Em vez de fazer um único e vasto monolito nos arredores de uma cidade para uso exclusivo dos viajantes, nosso plano é criar um espaço social que as pessoas que moram na cidade fiquem animadas em visitar. Queremos romper com a experiência típica de aeroporto que você encontra copiada impiedosamente em todo o mundo e, em vez disso, oferecer uma coleção de espaços humanos e caseiros cheios de atividade e luz do dia para viajantes e singapurianos. - Thomas Heatherwick

O aeroporto é visto como parte do distrito de Changi, canalizando tanto a paisagem natural quanto a escala urbana da cidade. O Terminal 5 estará localizado dentro do empreendimento Changi East, de 1.080 hectares, com seu projeto que leva em consideração questões de flexibilidade e crescimento de tráfego. Subterminais menores são parte integrante do projeto, como uma ação para criar um ambiente seguro e reduzir a transmissão de doenças. O sistema inclui adaptações sem contato físico nos chamados pontos de contato dos passageiros e sistemas de ventilação aprimorados, integrando assim as lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19.

O Terminal 5 foi projetado para acomodar e facilitar a implantação de tecnologia, como veículos autônomos e robôs de manuseio de bagagem, que automatizam as operações aeroportuárias e aprimoram a experiência do passageiro. Ele também visa capacitar as empresas para que desenvolvam novas aptidões em áreas emergentes, como robótica e inteligência artificial, oferecendo assim a oportunidade de criar empregos para singapurianos dentro do ecossistema aeroportuário.

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Cortesia de KPF e Heatherwick Studio

A KPF e o Heatherwick Studio foram selecionados para projetar o novo terminal em 2018. Changi T5 será o terceiro projeto do Heatherwick Studio em Singapura após o Centro de Aprendizagem da Unversidade de Nanyang e o EDEN, um edifício de apartamentos no histórico Newton District de Singapura. Da mesma forma, o projeto do terminal alinha-se com o interesse da KPS em projetos de infraestrutura, como o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi ou o 5M Development no centro de San Francisco, EUA.

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Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "KPF e Heatherwick Studio projetam terminal do aeroporto de Singapura como um conjunto de bairros" [KPF and Heatherwick Studio Design Singapore Airport’s Fifth Terminal as a Cluster of Neighborhoods] 08 Set 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/988524/kpf-e-heatherwick-studio-projetam-terminal-do-aeroporto-de-singapura-como-um-conjunto-de-bairros> ISSN 0719-8906

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