O que é arquitetura enxaimel?

Ao contrário do que algumas pessoas erroneamente dizem, o enxaimel não é um estilo, mas sim uma técnica construtiva. Trazida ao Brasil pelos imigrantes alemães, foi utilizada principalmente em regiões do Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A técnica se tornou hoje um forte elemento de atração turística. Mas afinal, o que define ela?

O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 2 de 5O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 3 de 5O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 4 de 5O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 5 de 5O que é arquitetura enxaimel?  - Mais Imagens

Segundo a autora Angelina Wittmann: "O método construtivo enxaimel é a denominação dada à estrutura de madeira, que articulada horizontal, vertical e inclinada formam um conjunto rígido e acabado através do encaixe dos caibros de madeira. Somente. É o conceito atual e pode mudar de acordo com o recorte do período histórico, ou mesmo de acordo com o conceito do termo alemão – Fachwerk"¹.

O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 3 de 5
Erfurt, Alemanha. Foto: Lukas D. on Unsplash

Este tramado de madeira é realizado com as peças sendo ligadas entre si pelas extremidades, criando um conjunto estrutural que posteriormente tem os espaços entre si preenchidos com outros materiais, que podem variar da pedra à taipa, conferindo um contraste que junto do desenho estrutural concede a beleza característica da técnica construtiva - fato que leva ela a ser confundida com um estilo. 

O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 2 de 5
Nürnberg, Alemanha. Foto: Leonhard Niederwimmer on Unsplash

Tal fator estético levou a criação do "falso enxaimel" - muito encontrado em algumas cidades brasileiras - que é dito quando ripas de madeiras são coladas na fachada e, ao não corresponderem com a função estrutural, servem apenas como elementos decorativos para imitar a secular técnica construtiva.

O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 5 de 5
Fronhausen, Alemanha. Foto: Jonas Hoss on Unsplash

Wittmann em seu artigo Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel demonstra que o enxaimel evoluiu com o passar do tempo, respeitando as tecnologias e materiais existentes em cada contexto. Se na idade média era realizado por guildas de artesões ou agricultores, utilizando principalmente a madeira como material para realizar os encaixes, após a revolução industrial, com o surgimento de novas ferramentas e peças, outros elementos foram incorporados à técnica.

O que é arquitetura enxaimel?  - Imagem 4 de 5
Lüneburg, Alemanha. Foto: Justin Buchholz on Unsplash

¹ WITTMMANN, Angelina. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel. In: Vitruvius. Acessado em 25/07/2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "O que é arquitetura enxaimel? " 13 Ago 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985955/o-que-e-arquitetura-enxaimel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.