Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat

A arquitetura é criada para as pessoas, mas como se projeta além da escala humana? Com o interesse pela biodiversidade e habitats de animais em alta, acelerado pela crise climática, há também a questão do abrigo e o que significa projetar espaços de interação e reabilitação. À medida que o olhar dos arquitetos vai além das estruturas para as pessoas, sua atenção é voltada para diferentes tipos de recintos e espaços abertos que repensam o envolvimento com os animais e seu bem-estar.

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 2 de 13Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 3 de 13Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 4 de 13Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 5 de 13Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Mais Imagens+ 8

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 10 de 13
© Lisbeth Grosmann

Seja olhando para a arquitetura dos animais através de abrigos, recintos de zoológicos ou espaços de reabilitação, todos eles compartilham um foco comum em escala, experiência e ambiente. Apresentando sistemas de habitat e recintos de todo o mundo, os projetos a seguir analisam a relação entre animais e design. Muito diferentes em termos de programa, eles também têm abordagens únicas para a forma e o contexto. Juntos, eles representam conexões entre experiência, interação e vida animal.

Petting Farm / 70F Architecture

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 11 de 13
Cortesia de 70F Architecture

A maioria das regiões de Almere, uma cidade com quase 190.000 habitantes, tem uma fazenda de animais domésticos. No parque 'den Uyl' havia uma, mas queimou no início dos anos 80, restando apenas sua fundação de concreto. No início de 2005, a equipe de projeto foi contratada pelo município de Almere para projetar uma nova fazenda de animais domésticos exatamente no mesmo local, na fundação restante. O edifício foi construído com quase todo o orçamento vindo de patrocínio, e concluído no final de 2008.

Educan School for Dogs, Humans and Other Species / Eeestudio +

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 8 de 13
© José Hevia

Localizada entre campos de cultivo, em um ambiente rural alterado nas últimas décadas pela urbanização e pela agricultura intensiva com agrotóxicos, a escola Educan ensaia como recuperar as condições ambientais desse ecossistema. Enquanto cães e humanos praticam exercícios nas duas salas principais, os pássaros fazem seus ninhos nas fachadas no andar superior, com as vistas e orientações ideais para eles.

Cat Café TRYST / Parallect Dedign

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 4 de 13
© Qingling Zheng, Shijie Zhang

Este cat café está localizado na famosa área comercial de Tianzifang em Xangai, e tem apenas uma porta estreita que se conecta com a rua. Os principais espaços estão localizados no segundo e terceiro andar. Não é um projeto de estabelecimento comercial típico, é um projeto de reforma da antiga habitação. Os gatos são os principais usuários de todo o espaço, todos os dias. Fornecer um espaço que seja confortável para os gatos poderem brincar e relaxante para os clientes é o objetivo do projeto.

Animal Shelter / Collectief Noord

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 6 de 13
© Olmo Peeters

Dois edifícios relacionados com animais na fronteira entre a zona industrial de Maatheide e a reserva natural do Lommelse Sahara: um abrigo de animais e um crematório. Os edifícios não são conhecidos por sua atratividade, daí seu deslocamento para o parque industrial, que por sua vez, não estava habituado a abrigar edifícios públicos. Como uma tarefa arquitetônica, os programas também eram desconhecidos e, portanto, exigiam pesquisa em tipologias novas e significativas.

Vietnam BEAR Sanctuary / COLE

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 5 de 13
© Elettra Melani

Em colaboração com o Parque Nacional Cát Tiên, Free the Bears e Building Trust international, a COLE concluiu o projeto de uma série de edifícios que servem para abrigar ursos resgatados do comércio ilegal de animais selvagens e da indústria de bile de urso. O resultado dessa colaboração é uma estrutura de gabião modular, cheia de luz, com o objetivo de fundir natureza e funcionalidade. O local ficava do outro lado de um rio, o que significava que os suprimentos tinham que ser transportados por balsa.

Equestrian Buildings / Seth Stein Architects + Watson Architecture+Design

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 3 de 13
© Lisbeth Grosmann

Situado em meio as terras de cultivo e vinhedos na península de Mornington, ao sul de Melbourne, Seth Stein Architects (Reino Unido) e WatsonArchitecture + Design (Melbourne) foram escolhidos para desenhar um novo centro equestre. O cliente vive concomitantemente na Austrália e no Reino Unido, e por isso, procurou um desenho que, além de funcional e prático, fosse também harmônico com a paisagem através da sua forma arquitetônica e do uso de materiais destinados a serem duradouros e sustentáveis. 

Stonnington Pound Development / Architecture Matters

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 2 de 13
© Christopher Alexander

A Architecture Matters procurou combinar os contrastantes cenários urbanos e idílicos dos parques ao redor do Stonnington Animal Pound, respondendo à arquitetura contemporânea existente do edifício Pound e do complexo adjacente Stonnington Depot, ao mesmo tempo em que atende aos pré requisitos para abrigar de forma sustentável a crescente população de gatos perdidos e abandonados dos municípios em acomodações de "melhores práticas".

Elephant House / Foster + Partners

Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat - Imagem 13 de 13
Cortesia de Foster + Partners

A Foster + Partners concluiu a Elephant House no Zoológico de Copenhagen para um grupo de elefantes indianos. A Elephant House é coberta com cúpulas leves e envidraçadas que cercam espaços com uma forte conexão visual com o céu e as mudanças na luz do dia. Os elefantes podem reunir-se aqui, ou nos piquetes adjacentes. Amplos terraços para visualização do público circundam as cúpulas externamente, enquanto um calçadão em rampa leva a um espaço educacional, com vista para os recintos ao longo do caminho.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura para animais: biodiversidade, abrigo e habitat" [Architecture for Animals: Biodiversity, Shelter and Habitat] 14 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985863/arquitetura-para-animais-biodiversidade-abrigo-e-habitat> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.