Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso

A arquitetura molda nossas vidas todos os dias, mas como ela pode ser descentralizada? No centro dos esforços para projetar ambientes de realidade estendida (XR) está o desejo de tornar esses projetos mais humanos e mais relacionáveis. À medida que tecnólogos, arquitetos e os próprios usuários desenvolvem novas ferramentas para o metaverso, bem como espaços aumentados e virtuais, novos projetos são cada vez mais democratizados e de código aberto. Ao mesmo tempo, o processo de design está sendo reimaginado.

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 2 de 9Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 3 de 9Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 4 de 9Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 5 de 9Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Mais Imagens+ 4

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 7 de 9
Cortesia de DAQRI

A realidade mista e os mundos virtuais compartilham um objetivo comum de criar um ambiente bem construído baseado nas emoções, sensações e conexões humanas. Entre ideias de ampliação e imersão, muitas vezes esses projetos têm sido criados por especialistas de diversas áreas da tecnologia. Como eles estão moldando a realidade, o que acontece quando qualquer um pode ser um designer? Enquanto a realidade é definida como o "estado real das coisas", ela também se estende a espaços, fatos e eventos tomados como um todo. Isso vem mudando dentro de um espectro de ambientes "reais" e virtuais criados por novas vozes.

Autores cyberpunk do século 20, como Gibson e Stephenson, imaginaram uma internet habilitada para realidade virtual e, em seu romance Snow Crash, Stephenson chamou de Metaverse. Na arquitetura e na tecnologia, o termo “virtual” tem sido cada vez mais associado à realidade em relação à ideia de um metaverso totalmente virtual. À medida que essas "realidades" continuam a evoluir, elas irão revolucionar a arquitetura, a engenharia e a construção. Esta evolução inclui também MR (Realidade Mista) e AR (Realidade Aumentada). Cada uma oferece benefícios que dificilmente eram imaginados alguns anos atrás. Os projetos podem ser percorridos antes de serem construídos, os interiores podem ser visualizados antes de todos os detalhes serem decididos e os clientes e usuários podem criar projetos para si.

Como a designer Xiaohang Hou destacou, a natureza infinita do espaço XR permite que as pessoas interajam com o mundo virtual através do mundo real, alterando a demanda por espaço público e tornando o design urbano mais complexo. "Quando as pessoas percebem a arquitetura do metaverso como uma extensão do mundo real, isso influencia suas percepções e expectativas, causando uma revolução no mundo real." Explorando a fusão e a democratização da XR, bem como o metaverso e as novas tecnologias, os artigos a seguir se aprofundam em como mais pessoas têm tomado parte na expressão e no design da arquitetura.

RV Social, Realidade Mista e Design Generativo

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 9 de 9
© Matt Alderton

Seja lá o que você faça, a tecnologia provavelmente oferece uma maneira melhor de fazê-lo. Esse é o pensamento predominante no escritório de arquitetura Perkins+Will. Embora muitas práticas de design se apeguem a formas antigas de trabalho, a Perkins+Will explora continuamente a tecnologia em busca de inovações para tornar a arquitetura mais fácil, mais rápida e melhor. A Perkins+Will foi dirigida a testar e adotar inovações de última geração ao longo seus 82 anos de história, sendo as mais recentes: big data; realidade virtual, mista e aumentada; design generativo e computacional. Aprender com seus experimentos pode ajudar uma empresa a aproveitar oportunidades emergentes e adoçar práticas antigas com novos pensamentos.

O que é o Metaverso?

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 6 de 9
Cortesia de Refik Anadol installation

Você pode ter uma ideia de como poderia ser a vida no metaverso em filmes como Jogador nº1 e Matrix, onde qualquer coisa que possamos imaginar pode existir, e podemos nos conectar ao metaverso o tempo todo para estender nossas vidas reais com experiências extraordinárias. Existem muitos artigos por aí que oferecem várias definições e padrões para o metaverso, e aqui estão dois dos meus favoritos: The Metaverse: What It Is, Where to Find it, Who Will Build It, and Fortnite e State of the Metaverse 2021 (ambos em inglês).

Uso da realidade virtual na arquitetura

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 3 de 9
Cortesia de Arch Exists

A importância do uso de tecnologias avançadas, tais como a realidade virtual no cenário da arquitetura, está se tornando cada vez mais necessária. Por mais bonita que seja uma imagem renderizada, sempre faltará a capacidade de transmitir plenamente o escopo e a sensação do projeto como um todo, perpetuando ainda mais a necessidade de incorporar o uso dessas tecnologias a um nível de prática profissional. Arquitetos que optam por não adotar o uso de tecnologias de realidade virtual em seu processo de projeto são vítimas de uma desvantagem significativa

Morphosis explora a XR e o futuro das tecnologias de design

Mudanças na tecnologia refletem como os designers estão criando experiências de arquitetura e cidades. Novos avanços geram novas formas de trabalhar e, por sua vez, moldam nosso processo de design. Como um escritório definido por expandir limites, experimentando fluxos de trabalho e adotando novas tecnologias de design, a Morphosis tem uma história de quarenta anos de se perguntar com entusiasmo sobre o futuro, e está pesquisando e desenvolvendo experiências imersivas (XR) com novas tecnologias.

Primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 2 de 9
Cortesia de Fologram

A Fologram construiu recentemente a primeira estrutura de aço em média escala do mundo usando o HoloLens, mostrando as possibilidades de integrar o fluxo de trabalho em CAD à realidade aumentada. Ao exibir o modelo de design generativo através de instruções holográficas, em vez de desenhos 2D tradicionais, o projeto mostra possibilidades de revolucionar a ponte entre o desenho e a construção.

Camadas de realidades: VR, AR e MR

Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso - Imagem 5 de 9
Cortesia de Refik Anadol installation

Trabalhar remotamente acelerou a introdução de novas abordagens de renderização em tempo real e, com isso, nasceu uma nova necessidade: como uma pessoa pode se sentir fisicamente presente dentro de um espaço, sem realmente estar lá? Por fim, os designers recorrem ao mundo virtual, um vasto reino de ambientes interativos construídos que podem ser acessados no conforto de sua casa. Estamos acostumados a construir, modificar e navegar entre diferentes ambientes, indo e voltando entre o que é real e o que não é. A verdade é que o virtual se tornou o novo normal.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Democratização do Design. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projetando para a realidade virtual, aumentada e o metaverso" [Democratizing Reality: Designing for VR, AR and the Metaverse] 14 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985816/projetando-para-a-realidade-virtual-aumentada-e-o-metaverso> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.