Registros arquitetônicos: a importância dos documentários na divulgação da arquitetura

Registros arquitetônicos: a importância dos documentários na divulgação da arquitetura - Imagem 1 de 3
Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, RS. Image © André Scarpa

Romper as bolhas da arquitetura e popularizar essa área do conhecimento para que cada vez mais pessoas se interessem pelo assunto é um grande benefício para a sociedade. Utilizar o audiovisual como ferramenta para disseminar essa cultura é o que tem feito alguns profissionais nos últimos anos com documentários como Paisagem Concreta, sobre Álvaro Siza, que acaba de fazer sua estreia no canal Arte 1.

No episódio 47, o Betoneira Podcast recebe Laura Artigas, Luiz Ferraz, Manuel Sá e Raul Penteado Neto, todos envolvidos nessa produção – incluindo o apresentador André Scarpa, responsável pela direção de fotografia ao lado do Manuel –, para discutir a importância do registro documental da arquitetura como meio de comunicação e informação para arquitetos e, principalmente, não arquitetos.

Meu avô construiu a FAU [USP] para formar pessoas que mudassem o mundo. Talvez eu também tenha esse sonho ingênuo, como cineasta, de conscientizar as pessoas sobre arquitetura e outros assuntos. — Laura Artigas, roteirista e diretora de cinema

A ideia de rodar um documentário sobre Álvaro Siza, partiu da importância da Fundação Iberê Camargo como obra arquitetônica não só para o Brasil, mas para o mundo. O arquiteto Raul Penteado Neto teve a ideia e buscou desenvolvê-la com o apoio dos fotógrafos André Scarpa, um dos nossos apresentadores, e Manuel Sá, e com a equipe da Olé Produções.

Trazer o debate sobre o que o edifício da Fundação Iberê Camargo significa para a sociedade foi um dos desafios do roteiro, assinado por Laura Artigas. Para ela, era importante seguir uma linguagem que atingisse tanto os arquitetos e acadêmicos no assunto, quanto pessoas que não são da área, mas se interessam por essa cultura.

Registros arquitetônicos: a importância dos documentários na divulgação da arquitetura - Imagem 2 de 3
Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, RS. Image © André Scarpa

Segundo ela, a intenção, tanto do filme Paisagem Concreta, quanto do filme que ela fez sobre o avô, Vilanova Artigas, era passar para as pessoas a importância da arquitetura. Tanto no aspecto micro, em relação às suas próprias casas, quanto no macro, sobre as cidades em que vivem.

Quando você mora num lugar que é bem projetado, que tem luz natural, boa ventilação, espaços para organizar as coisas... a sua vida é melhor. — Laura Artigas

Para Luiz Ferraz, sócio da Olé Produções e responsável pela produção e direção de Paisagem Concreta, o objetivo na realização de um documentário é tentar se conectar com o máximo de pessoas possível.

Registros arquitetônicos: a importância dos documentários na divulgação da arquitetura - Imagem 3 de 3
Interiores da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, RS. Image © André Scarpa

Existe um limite em relação ao didatismo, um cuidado para não ficar muito superficial, vamos dizer assim, mas temos que encontrar uma forma de contar a história e gerar interesse e empatia em pessoas com repertórios diversos. — Luiz Ferraz, produtor e diretor de cinema

Ouça a entrevista completa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Betoneira. "Registros arquitetônicos: a importância dos documentários na divulgação da arquitetura" 25 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985560/registros-arquitetonicos-a-importancia-dos-documentarios-na-divulgacao-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.