Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia

Onde nos formamos como sujeitos da democracia? Onde tomamos consciência do indivíduo e do coletivo? Onde forjamos o caráter para viver juntos? Estas são apenas algumas das questões que a cooperativa de arquitetura Coonvite procura abordar a partir do desenvolvimento desta instalação artística chamada Ágora. Reunindo expressões e opiniões em torno da democracia, Víctor Muñoz foi o responsável pela curadoria do projeto, que está em exposição até 31 de julho no Centro de Artes da Biblioteca EAFIT em Medellín, Colômbia.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 12 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Sendo um projeto da Universidade EAFIT baseado nos relatórios do "Tenemos que Hablar Colombia" (em português, "Precisamos Falar Colômbia") e liderado por várias universidades do país, a instalação recorreu à reutilização de materiais e dispositivos já existentes no campus da universidade. Uma série de volumes limpos de diferentes dimensões chamados "os mortos" servem de suporte para as exposições e constituem a matéria-prima tanto para o exercício criativo quanto para o construtivo. Através do uso de rolamentos, estes volumes são re-significados e transformados em dispositivos de acordo com a demanda democraticamente requerida pelo público.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 13 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Assim como a urna eleitoral é insuficiente para conter tudo o que está por trás do voto, a sala de aula, entendida simplesmente como quatro paredes em uma instituição educacional, não cumpre plenamente seu propósito: fornecer elementos para formar uma visão do mundo. É necessário que a sala de aula seja mais do que uma sala de aula, que seus limites sejam diluídos para a rua, para os parques, para os espaços familiares. Precisa estar lá onde as conversas importantes também acontecem. - Jose Ardila

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 14 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Descrição pelos autores. A arquitetura da sala de aula representa as posições pedagógicas das instituições educacionais. Em alguns casos, se valoriza a submissão e a obediência dogmática do dever do sujeito enquanto, em outros, se aprofunda a experiência de liberdade, diversidade e experimentação do sujeito.

A sala de aula é o espaço se constróem as visões de mundo. São as geometrias e a materialidade da reflexão sobre ser e fazer como um coletivo. A rua é a sala de aula do lazer e da diversão, é a universidade do empírico. É o momento de trazer a rua para a sala de aula, para deformar ou dar mais formas a novas espacialidades para a inteligência coletiva.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 11 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Urna: espaço demo. Trata-se de uma coreografia e cenografia das pessoas que escolhem seus representantes. Na Colômbia, as urnas eleitorais são instaladas em sua maioria em infra-estruturas educacionais. Por um dia, a arquitetura educacional torna-se a arquitetura do evento eleitoral. Os professores e alguns ex-alunos assumem o papel de jurados, testemunhas e guardiões da democracia, enquanto as carteiras se tornam o mobiliário para o exercício da votação.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 8 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura
Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 2 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

O papelão é o material com o qual os dispositivos efêmeros para o evento eleitoral são estruturados. Ele se dobra, serve como contenção, como um manual e guia eleitoral, define a intimidade do voto e a segurança da urna, a subjetividade do voto e a objetividade da contagem. Como coreografia e cenografia, é uma amostra do aparato efêmero do eleitoral: a urna é um evento, não um objeto.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 7 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Praça: espaço cratos. Dispositivos de poder, entendendo o poder como a expressão máxima da cooperação dos indivíduos, o poder como as possibilidades organizadas de forma a administrar e gerir os recursos comuna. Quais são os recursos comuns? A vida em conjunto. O encontro dos corpos com a natureza, da norma com a infração, da liberdade com o controle, do poder como uma decisão de fazer parte de alguma coisa, fazendo consciência, movendo e movendo-se em cooperação com os outros. A praça é a atitude do público, é tentativa e erro construindo o cotidiano cívico.

Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 5 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura
Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia - Imagem 6 de 14
© Coonvite Cooperativa de Arquitectura

Se você deseja fazer uma visita virtual à instalação, clique no link.

Localização: Biblioteca Universidade Eafit, Medellín
Área: 423 m2
Autores: Coonvite + Alicia Ferrer Correa
Técnica: Instalación
Curadoria: Víctor Muñoz
Museografia: Wallace Masuko Vieira

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Democratização do Design. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Ágora: uma reflexão sobre as arquiteturas democráticas da Colômbia" [Ágora: una reflexión sobre las arquitecturas democráticas de Colombia] 07 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984732/agora-uma-reflexao-sobre-as-arquiteturas-democraticas-da-colombia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.