Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia

Grimshaw apresentou o projeto final do City Rail Link, ou CRL, o maior projeto de infraestrutura em Auckland, Nova Zelândia. O projeto inclui quatro novas estações de trem e trilhos subterrâneos em túnel duplo de 3,45 km, que podem estar até 42 metros abaixo do centro da cidade. Foi desenvolvido em colaboração com a WSP como parte da Link Alliance, um consórcio de sete empresas encarregadas de entregar as principais estações e túneis para o projeto CRL. O projeto das estações também foi desenvolvido em parceria com Mana Whenua, uma autoridade tribal local que visa integrar ao design a narrativa da história da criação maori, Te Ao Marama. A imagem e a identidade de cada estação são o resultado desta colaboração, e respondem às características de cada local conforme definido por Tāmaki Makaurau, o nome maori para a região geográfica da cidade de Auckland.

Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 2 de 12Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 3 de 12Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 4 de 12Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 5 de 12Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Mais Imagens+ 7

Uma vez concluído, o CRL duplicará a capacidade da rede ferroviária de Auckland. O projeto inclui a transformação do Centro de Transportes de Britomart em uma estação de duas vias, a construção de duas novas estações de metrô e uma nova estação intercambiadora. O projeto é desenvolvido em antecipação à estimativa de duplicação da população de Auckland até 2050, chegando a 2,3 milhões de pessoas. De acordo com Grimshaw, a rede ferroviária de Auckland deverá transportar entre 20 e 25 milhões de passageiros por ano. O City Rail Link reduzirá drasticamente o tempo de viagem no centro da cidade.

Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 3 de 12
City Rail Link de Grimshaw Architects. Imagem cortesia de Grimshaw

A equipe de design recrutou o conhecimento de oito tribos locais para criar uma identidade local para cada estação. As quatro novas estações receberam nomes te reo Māori: Maungawhau (Mt Eden), Karanga a Hape (Karangahape), Te Wai Horotiu (Aotea) e Waitematā (Britomart). Esses nomes representam elementos essenciais da tradição e do patrimônio iwi e refletem importantes características geográficas de cada local. Além disso, os elementos de design de cada estação usam uma linguagem padrão que se alinha com os nomes te reo Māori dados.

A entrada da estação, chamada Maungawhau, que se traduz em montanha (maunga) de sobreiro (whau), apresenta paredes do chão ao teto feitas com inserção de basalto texturizado em concreto pré-moldado. Os 53 triângulos de vidro da cor da lava estão organizados para representar um mapa do campo vulcânico. O desenho faz referência à atua Mataoho, a divindade conhecida como criadora do campo vulcânico basáltico em Tāmaki Makaurau.

Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 9 de 12
City Rail Link de Grimshaw Architects. Imagem cortesia de Grimshaw

As quatro estações CRL são projetadas em torno da história da criação com Ranginui (o pai céu) e Papatūānuku (a mãe terra). O projeto da Estação Karanga a Hape também faz referência ao filho deles, Tāne Mahuta, Deus da floresta, que separou seus pais para criar luz (dia). Alusões à árvore kauri são mostradas através das grandes conchas de caracóis (ppurangi) no teto da entrada da Estação Karanga a Hape.

Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 11 de 12
City Rail Link de Grimshaw Architects. Imagem cortesia de Grimshaw

A entrada da estação Te Wai Horotiu (Aotea) apresenta hastes de comprimentos variados suspensas no teto. O padrão ondulado reflete a água e o kaitiaki (guardião) da área. Ao fazê-lo, a estação também faz referência a um antigo poço no local, que fornecia água para cozinhar, limpar, banhar-se e cultivar alimentos. Agora a Estação Te Wai Horotiu (Aotea) fornecerá o serviço de transporte. A Estação Waitematā (Britomart) remete ao Porto Waitematā, nas proximidades. Foi construída em terrenos recuperados do porto, perto de onde as águas do porto e Waihorotiu convergem.

Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia - Imagem 12 de 12
City Rail Link de Grimshaw Architects. Imagem cortesia de Grimshaw

Grimshaw é um escritório de arquitetura fundado em 1980 por Sir Nicholas Grimshaw. Recentemente eles foram selecionados para projetar a Nova Estação Ferroviária Nyugati em Budapeste. Após uma competição internacional anônima, o projeto vencedor cria um "campus de estação permeável" com uma série de ruas sem carros, passarelas, praças públicas e um parque. Da mesma forma, a Grimshaw Architects finalmente recebeu permissão de planejamento da Câmara Municipal de Lancaster para começar a construir o Eden Project North, uma adição ao Projeto Éden com foco na saúde e bem-estar de seus visitantes.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Grimshaw apresenta maior projeto de infraestrutura da Nova Zelândia" [Grimshaw Reveals Design for New Zealand’s Largest Infrastructure Project] 01 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984052/grimshaw-apresenta-maior-projeto-de-infraestrutura-da-nova-zelandia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.