Espaços de culto: projetando para a espiritualidade

Poucos espaços são tão íntimos e contemplativos quanto as salas de oração. Projetadas como estruturas autônomas e parte de projetos maiores, as salas de oração são feitas como uma arquitetura de introspecção. Localizados dentro de uma casa de culto ou espaço funerário, ou para fins próprios, estas salas silenciosas oferecem áreas tranquilas para considerar a vida e a passagem do tempo. Refletindo ideias mais amplas sobre fé e espiritualidade específicas, elas são projetadas como espaços de simbolismo e santuário.

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 2 de 11Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 3 de 11Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 4 de 11Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 5 de 11Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Mais Imagens+ 6

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 5 de 11
© José Campos

As salas de oração não apenas são confortáveis e funcionais, mas também criam uma sensação de calma. Cada sala e estrutura difere de acordo com a religião ou fé específica à qual estão vinculadas, mas geralmente compartilham uma escala menor. É dada atenção especial à remoção de barulhos e ornamentos que distraiam o propósito da sala que, por sua vez, é resultado de projetos que equilibram o desejo de venerar valores e crenças compartilhados. Cada uma das salas de oração a seguir são extraídas de diferentes contextos ambientais, econômicos e culturais. Eles abrangem não apenas elementos de experiência e introspecção, mas também ideias de ritual na vida contemporânea

Prayer & Meditation Pavilion / Studio Tam Associati

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 6 de 11
© Marcello Bonfanti

O pavilhão de oração e meditação é parte integrante do centro de cirurgia cardíaca construído no Sudão pela organização humanitária italiana EMERGENCY NGO. O complexo, planejado e projetado pelo estúdio de arquitetura Tam Associati, é o único do gênero a oferecer assistência médica gratuita a pacientes em uma extensa área em um raio de dez milhões de quilômetros quadrados e com trezentos milhões de habitantes.

Capela da Providência / S-AR

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 8 de 11
© Ana Cecilia Garza Villarreal

O projeto é definido como um espaço mínimo para meditar e rezar. Separado a poucos metros da capela principal existente, esse pequeno oratório busca criar um lugar de isolamento e reflexão. Uma estrutura de concreto limita o espaço em três de seus lados, piso e cobertura. Um desses lados possui perfurações para que a luz, o ar e a chuva entrem no interior. O lado restante do espaço, completamente livre, acomoda as portas que repetem o contorno do espaço interno, indicando o acesso.

Capela San Peregrino / Así! Arquitectura

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 7 de 11
© Ramiro Sosa

O projeto está localizado em um bairro urbano bastante consolidado, em uma rua movimentada ao sul da cidade do Paraná, Argentina. Inicialmente, o local era uma área pouco desenvolvida e despovoada na qual foi erguido um pequeno templo, com telhado de duas águas e torre lateral. Entretanto, com o passar dos anos, a cidade cresceu e o mesmo aconteceu com seu entorno imediato construído. O templo inicial era pequeno demais para a demanda que deveria atender, por isso, um volume maior foi construído ao lado dele.

Casa da Porta Estreita / Alberto Craveiro

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 9 de 11
© Alberto Collet

Projeto de arquitetura de um edifício de apoio a atividades paroquiais, em Gamil, no concelho de Barcelos. O terreno é propriedade do requerente, Fábrica da Igreja Paroquial de São João Baptista de Gamil. O terreno apresenta a forma de um polígono irregular, com um relevo pouco acentuado e arborizado pontualmente. A partir da entrada desenvolve-se um acesso que assenta no terreno e que serve tanto o equipamento proposto como a residencial paroquial. Toda a envolvente da construção é feita com paramentos em alvenaria de granito.

Cemetery and Wake Room / Schneider & Lengauer

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 3 de 11
© Kurt Hoerbst

Situado no coração da vila, o cemitério de Hopfgarten em Defereggen não é apenas um lugar de luto e despedida, mas também um lugar de encontros diários. Para a ampliação da área e a construção de uma sala de vigília, o município iniciou uma revisão por pares. A morte e a mortalidade deveriam ocupar um lugar simbólico na comunidade, o que, ao mesmo tempo, proporcionaria um enquadramento “digno e íntimo” para os rituais de despedida dos enlutados, conforme a demanda dos clientes municipais.

Casa Mortuária em Vila Caiz / Raul Sousa Cardoso + Graça Vaz

Espaços de culto: projetando para a espiritualidade - Imagem 4 de 11
© José Campos

Integrada num contexto residencial híbrido, que cruza referências urbanas e rurais, a casa mortuária emerge como um filtro entre elas e o universo de contemplação das montanhas distantes. Delimitado por uma estrada municipal, um terreno agrícola e a Igreja de Vila Caiz, o volume construído resulta da confluência entre os eixos delimitadores do terreno, enquadrando a paisagem e a orientação solar.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Espaços de culto: projetando para a espiritualidade" [Room for Prayer: Designing for Spirituality and Sanctuary] 17 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983656/espacos-de-culto-projetando-para-a-espiritualidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.