Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin

Culinária e arquitetura são paralelas uma à outra. Combinando ingredientes para formar um todo, ambos os processos estão vinculados ao contexto cultural, à criatividade e ao significado. Podemos entender como as culturas mudaram através dos tempos observando as mudanças na culinária, e o mesmo pode ser dito da arquitetura. Em ambos os casos, os produtos finais são baseados na interação humana e ganham vida através da experiência.

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 2 de 11Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 3 de 11Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 4 de 11Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 5 de 11Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Mais Imagens+ 6

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 6 de 11
© David Zarzoso

Como a arquitetura influencia a culinária? Para estimular o aumento da demanda por carros em 1900 e, consequentemente, por pneus, os fabricantes e irmãos Édouard e André Michelin publicaram um guia para motoristas franceses, o Guia Michelin. O guia é publicado pela empresa francesa de pneus desde 1904 e concede até três estrelas Michelin por excelência. Observando as conexões entre arquitetura e culinária, os restaurantes a seguir apresentam e justapõem design e experiências culinárias. Eles mostram como a arquitetura dos restaurantes influencia e molda os atos de cozinhar e jantar juntos.

Oxalis Restaurant / Sò Studio

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 4 de 11
© Philippe Roy

O Oxalis é um restaurante francês e está localizado em 4L da Praça Bohua. A Shanghai Bohua Square é composta por uma torre de escritórios de 60 andares e lojas de varejo. O restaurante Oxalis tem um grande terraço no lado norte, de frente para o rio Wusong. A origem do nome “Oxalis” remete a 2008, no Restaurante BRAS, quando o Chef Jonas começou a trabalhar com Michel BRAS. Lá, juntamente com a equipa da cozinha, colhia ervas, plantas e flores nos campos em volta do restaurante. Oxalis foi uma das primeiras ervas que ele colheu.

Casa Carmela / nihil estudio

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 3 de 11
© David Zarzoso

Nos anos 20, o bisavô do atual gerente deste restaurante familiar de comida tradicional, passava todos os dias de verão pelos jardins valencianos para prestar serviços aos turistas madrilenhos que se aproximavam da costa. A Casa Carmela começou como uma barraca que fornecia o serviço de vestiário para os banhistas da praia de Malvarrosa. Atualmente, a Casa Carmela tem capacidade para 170 clientes, sem contar a varanda interna ao ar livre. A decoração com murais revestidos de azulejos valencianos passa aos visitantes a tradição e a cultura de Valência.

Michelin Restaurant / Josep Ferrando

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 11 de 11
© Adrià Goula

O programa divide-se entre as duas fábricas existentes, no térreo um restaurante mais informal, no topo um restaurante com estrela Michelin. O espaço térreo como uma continuação da praça, com uma grande abertura na frente e um piso de concreto contínuo, tornando-se um portal entre o público e o mercado. A disposição cria dois grupos de trabalho, nos dois lados do fluxo de pessoas: um aberto, onde a disposição das cozinhas na perpendicular as promovem ao espetáculo, e uma fechada, a zona suja com acesso de serviço pela parte externa.

The Cube / Park Associati

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 8 de 11
© Andrea Martiradonna

The Cube está localizado na cobertura da Piazza Duomo, em Milão. Um restaurante que acomoda apenas 18 convidados, e proporciona uma experiência gastronômica luxuosa. A combinação da vista e da refeição feita pelos melhores chefs com estrelas Michelin da Itália cria uma experiência gastronômica única. A Park Associati de Milão projetou a cápsula do restaurante, e Filippo Pagliani e Michele Rossi criaram um módulo que pode ser desmontado e remontado mesmo sob condições climáticas extremas, sem comprometer a estética ou o conforto.

Ricard Camarena Restaurant / Francesc Rifé Studio

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 5 de 11
© David Zarzoso

A mais recente colaboração de Francesc Rifé junto do chef Ricard Camarena, premiado pela Michelin, se passa em um contexto industrial da década de 1930. A antiga fábrica Bombas Gens que integra o restaurante foi redescoberta e convertida num centro de arte pela Fundação Per amor a l'art, promotora do projeto. Dividida em dois territórios principais, a sala de jantar ocupa uma área triangular, o que proporciona uma boa perspectiva de uma das paredes da fábrica, enquanto o bar está sob um dos cinco galpões reformados.

Restaurante 'The Jane' Antuérpia / Piet Boon

Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin - Imagem 10 de 11
© Richard Powers

O chef de cozinha premiado pela Michelin, Sergio Herman e o chef Nick Bril criaram um restaurante com o conceito "excelente culinária encontra o rock'n'roll" juntamente com Piet Boon há três anos numa localização mítica em Antuérpia, a capela de um antigo hospital militar. O Piet Boon Studio, responsável pelos interiores e a definição do estilo do The Jane, desde sua inauguração tem colaborado com a transformação única desta antiga capela num restaurante contemporâneo com charme internacional onde a experiência é fundamental.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Receita para o sucesso: a arquitetura dos restaurantes com estrela Michelin" [Recipe for Success: The Architecture of Michelin Restaurants] 11 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982306/receita-para-o-sucesso-a-arquitetura-dos-restaurantes-com-estrela-michelin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.