Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos

Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos - Imagem 1 de 4
Acervo de Paulo Mendes da Rocha no Edifício Digital. Casa Quelhas, Lisboa. Portugal © Ivo Tavares & Lara Jacinto

Dois anos após receber o arquivo completo de Paulo Mendes da Rocha, a Casa da Arquitectura de Portugal inaugurou, no último fim de semana, seu Edifício Digital. Marcando um movimento da instituição em direção ao inescapável mundo virtual, o projeto consiste na digitalização do acervo acumulado desde a inauguração da Casa em 2017.

A proposta de digitalizar o acervo de mais de 30 mil desenhos — que incluem arquivos de nomes como Eduardo Souto de Moura, Lucio Costa e Carrilho da Graça — é ambiciosa e caminha a ritmo constante: diariamente, a equipe da Casa da Arquitectura transpõe do físico ao virtual uma centena de croquis, desenhos técnicos, textos, fotografias, maquetes e outros materiais diversos. Até o momento, mais de sete mil itens já foram digitalizados.

Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos - Imagem 4 de 4
Acervo de Paulo Mendes da Rocha no Edifício Digital. Alçado | Residência Marcello Nitsche. © Casa da Arquitectura- Centro Português de Arquitectura

Desde 2018, a instituição tem sua atenção voltada à arquitetura brasileira e ao trabalho de arquitetos e arquitetas modernos e contemporâneos deste lado do Atlântico. O Edifício Digital é um registro deste esforço e reune até o momento aquilo que já foi digitalizado dos arquivos de dezenas de profissionais brasileiros e portugueses. A meta da instituição é disponibilizar na rede todos os ítens que forem convertidos em arquivos digitais.

A plataforma está atualmente disponível em português e inglês. Buscando ampliar o acesso ao valioso acervo e levá-lo a outros públicos, a instituição tem planos de lançar versões da plataforma em espanhol e chinês. Futuramente, textos e outros escritos dos acervos dos arquitetos também deverão ser traduzidos para estes idiomas.

Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos - Imagem 3 de 4
Acervo de Lucio Costa no Edifício Digital. Ministério da Educação e Saúde- Palácio Gustavo Capanema. Rio de Janeiro, Brasil- Fachada Sul. © Casa da Arquitectura- Centro Português de Arquitectura

O Edifício Digital oferece acesso ilimitado aos documentos online, que podem ser encontrados nas categorias Fundos e Coleções, Arquitetos, Projetos, Maquetes, Exposições, Eventos e Bibliografia. A visualização dos ítens em alta resolução não exige login na plataforma, no entanto, para fazer o download de até cinco documentos gratuitos disponibilizados pela instituição é preciso se registrar no site. Para baixar mais arquivos é necessário pagar uma taxa.

Em relação aos documentos dos dois arquitetos brasileiros de maior destaque no arquivo, Paulo Mendes da Rocha e Lucio Costa, todos os ítens digitalizados encontram-se no Edifício Digital. Há, entretanto, uma parte destes acervos que ainda não foi digitalizada.

Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos - Imagem 2 de 4
Acervo de Eduardo Souto de Moura no Edifício Digital. Mercado Municipal de Braga. Braga, Portugal. Perspetiva. © Casa da Arquitectura

Além do Brasil, a Casa da Arquitetura de Matosinhos tem intenção de expandir seu acervo arquitetônico para produções de outros países com os quais Portugal tem estreita relação. "Há planos para outras duas iniciativas semelhantes à Arquitetura Brasileira", disse Nuno Sampaio, Diretor Executivo da instituição, sem, contudo, revelar quais são estes países.

Acesse o Edifício Digital da Casa da Arquitectura aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Casa da Arquitectura inaugura Edifício Digital com acervo de Paulo Mendes da Rocha e outros arquitetos" 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982012/casa-da-arquitectura-inaugura-edificio-digital-com-acervo-de-paulo-mendes-da-rocha-e-outros-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.