É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano?

‘PARC BLAU’ é uma proposta experimental para refletir sobre o futuro das cidades apresentada pelo estúdio de arquitetura ON-A no âmbito do Model - Festival de Arquitetura de Barcelona, ao criar um espaço para repensar como queremos viver juntos através de novos modelos urbanos.

O projeto trata-se de uma possível transformação do porto de Barcelona em um grande parque urbano, um futuro que oferece a oportunidade de resgatar a natureza no espaço, transformá-lo em parque, preenchê-lo com vida e permitir que os cidadãos o desfrutem sem renunciar aos serviços atualmente estabelecidos na região.

É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano? - Imagem 2 de 6
via ON-A

O projeto 'PARC BLAU' faz parte de uma das instalações de realidade aumentada do festival, acessível por smartphone e código QR, em frente à estátua de Colombo.

É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano? - Imagem 4 de 6
via ON-A
É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano? - Imagem 3 de 6
via ON-A
É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano? - Imagem 5 de 6
via ON-A

Como apontam os arquitetos da ON-A, “o porto de Barcelona tem sido uma infraestrutura historicamente voltada para o mar, de caráter bastante hermético, projetada para oferecer serviços logísticos e parcialmente integrada ao lazer e à cultura da cidade. Atualmente, 80% do perímetro do porto é inacessível aos cidadãos, começando pelo Paseo de Colón, que é interpretado como uma grande barreira arquitetônica que torna a acessibilidade complexa ou mesmo inexistente em alguns pontos. No total, o espaço se estende em um perímetro de cerca de 9.500 metros, 88% de acesso privado e apenas 12% de acesso público".

Quanto às intenções do projeto, com a ampliação do porto de Barcelona, ​​abre-se a possibilidade de Port Vell olhar para a cidade permitindo que os cidadãos colonizem o espaço. Eles procuraram simbolizar essa nova vida com uma transformação, em realidade aumentada, da escultura de Colombo em uma "Árvore Colonizadora" que só estará disponível virtualmente durante o festival.

A instalação é uma grande árvore inspirada na azinheira, a árvore mais comum na Catalunha, que convida à reflexão sobre o espaço urbano e procura fazer com que os cidadãos reflitam sobre como a cidade pode ser “colonizada” com novos espaços verdes.

É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano? - Imagem 6 de 6
via ON-A

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "É possível transformar o porto de Barcelona em um grande parque urbano?" [¿Es posible transformar el puerto de Barcelona en un gran parque urbano?] 13 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981641/e-possivel-transformar-o-porto-de-barcelona-em-um-grande-parque-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.