Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant

O design dos mapas e a importância dos ambientes construídos continuam a ser essenciais para a experiência dos jogadores dentro dos mundos virtuais dos videogames, principalmente no gênero de tiro em primeira pessoa (FPS), como em Valorant, da Riot Games. A Riot, que tem como característica tentar romper paradigmas que a indústria dos videogames usa há décadas, continua a surpreender e a desafiar as expectativas de seus antecessores no gênero de tiro.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 2 de 28Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 3 de 28Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 4 de 28Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 5 de 28Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Mais Imagens+ 23

A filosofia por trás do design dos mapas em Valorant está fundamentada na necessidade de acomodar a ampla variedade de personagens dentro do jogo, cada um com uma variedade específica de habilidades, além de uma infinidade de armas possíveis para serem usadas. O objetivo de cada mapa é criar situações diferentes de combate para que não exista uma composição de equipe que sirva para todas ocasiões, mas que cada mapa forneça um contexto específico ao qual os jogadores devem se adaptar.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 23 de 28
Captura de tela de 'Haven'. Image via Valorant
Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 21 de 28
Captura de tela de 'Ascent'. Imagem via Valorant

Com esse princípio em mente, o design do mapa tornou-se, portanto, resultado de uma experiência de jogo específica em relação à sua geometria estrutural, com a adição de mecânicas específicas do mapa, como teletransportes, tirolesas e locais de complexos de implantação de bomba. A intenção da Riot para cada design de mapa em Valorant era criar locais inspirados em lugares reais, favorecidos com um punhado de momentos espetaculares e impressionantes e propriedades estruturais condizentes com o mundo de Valorant.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 22 de 28
Captura de tela de 'Haven'. Image via Valorant
Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 14 de 28
Captura de tela de 'Fracture'. Imagem via Valorant

A equipe de criação dos mapas de Valorant é composta por level designers, artistas 3D, artistas conceituais e estratégias de iluminação, reunindo todos os esforços colaborativos para acompanhar o processo de um mapa e suas propriedades estruturais, desde a greybox (a versão inicial de um mapa no seu processo de criação) até sua finalização, uma versão que está pronta e foi projetada especificamente para você, o jogador. Os designers modelam e implementam formas básicas no mapa antes de começar a detalhar e aplicar texturas a elas. Nos espaços interiores, em particular, o uso de cores e iluminação é fundamental, pois o objetivo é manter a integridade da jogabilidade e a clareza do mapa, garantindo que o ambiente construído não atrapalhe a experiência do jogador.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 6 de 28
'Split' sendo desenvolvida. Imagem via Valorant

Um exemplo específico no jogo é o mapa Split. Inspirado em cidades do Japão, Split é uma cidade em transformação como resultado de eventos que aconteceram anteriormente ao momento que o jogo se passa. Neste caso, a narrativa do ambiente tornou-se um elemento chave no mundo de Valorant, e a construção dentro do mapa visa destacar essas evidências contextuais para contribuir para a imersão do jogador.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 15 de 28
Captura de tela de 'Split'. Imagem via Valorant
Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 10 de 28
Captura de tela de 'Split'. Imagem via Valorant

Split concentra-se nos pátios e becos da cidade, comunicando a busca progressiva da cidade por sua arquitetura tradicional. Para destacar a influência da mudança deste mundo em direção aos meios de tecnologia avançada, as manifestações do campus de tecnologia do Reino se tornam cada vez mais dominantes conforme a progressão no mapa.

Com os fundamentos do design de mapas completos, os environment artists são convenientes para enriquecer a narrativa através dos ambientes e a construir de maneira coerente com o mundo de Valorant. Diferentes mapas estão cheios de grafites, objetos e detalhes minúsculos como uma maneira de contar uma história para os jogadores e trazê-los para uma imersão mais profunda ainda. Esses detalhes ficam acima da altura do jogador para não atrapalhar sua movimentação nem causar uma poluição visual que pudesse atrapalhar a jogabilidade.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 25 de 28
Captura de tela de 'Fracture'. Imagem via Valorant
Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 27 de 28
Captura de tela de 'Icebox'. Imagem via Valorant
Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 12 de 28
Captura de tela de 'Breeze'. Imagem via Valorant

Conforme entendido no contexto de design e planejamento urbano, cidades e lugares movimentados podem parecer visualmente impressionantes, e a orientação e a navegação do jogador são fundamentais para a experiência de tiro em primeira pessoa, a Riot garantiu que os jogadores pudessem se concentrar na execução de estratégias de equipe em vez de concorrer com o ambiente construído. Locais de interesse foram criados para complementar cada lado da cidade e seus respectivos espaço, juntamente com uma composição limpa de ambientes para ajudar os jogadores a construir uma compreensão mental e visual de como esses lugares se conectam ao se envolverem no mundo dos ambientes virtuais.

Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant - Imagem 9 de 28
Captura de tela de 'Fracture'. Imagem via Valorant

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: O futuro da visualização arquitetônica. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Design de mapas e espaços nos videogames: explorando o mundo de Valorant" [Map Design and Built Environments in Video Games: Exploring The World of VALORANT] 08 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980092/design-de-mapas-e-espacos-nos-videogames-explorando-o-mundo-de-valorant> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.