O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura

Os planetários são projetados para descoberta e exploração. Criados em torno de experiências imersivas, estes projetos atraem nossa imaginação para novos mundos. Como centros de educação e entretenimento, eles também reúnem as pessoas. Hoje, arquitetos e designers estão reimaginando o que o planetário moderno pode se tornar e, por sua vez, estão inspirando novas investigações sobre o universo e o vasto oceano acima de nós.

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 2 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 3 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 4 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 5 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Mais Imagens+ 4

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 9 de 9
© Jeff Goldberg

Geralmente envolvendo uma estrutura em cúpula onde imagens de estrelas, planetas e constelações são projetadas na superfície interna, um planetário pode combinar diversos programas. Ocupando uma área maior para acomodar um teatro, estes projetos são frequentemente marcos e parte de um projeto de construção maior. Enquanto alguns projetos modernos favorecem formas dramáticas, expressivas, e espaços monumentais, outros enquadram a arquitetura como pano de fundo para galerias de ciência e exposições. Os projetos a seguir mostram projetos de planetários de todo o mundo, cada um explorando o que significa olhar para fora de nós mesmos.

Centro Rose para Terra e Espaço / Polshek Partnership (Ennead Architects)

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 8 de 9
© Jeff Goldberg

A esfera icônica dentro de um cubo de vidro do Centro Rose para a Terra e Espaço redefine essa instituição cultural histórica no século XXI. O virtuosismo técnico e a clareza extrema da pele de vidro, o espaço interior e a experiência espacial articulada inspiram uma apreciação das maravilhas do nosso universo e do poder da pesquisa científica. O edifício está desenhado como uma expressão visível da própria ciência que contém. A transparência da pele de vidro desmitifica e ilumina os conteúdos do cubo, enfatizando a presença da esfera e revelando sua força gravitacional para servir à meta da instituição de desafiar a ciência. 

Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 3 de 9
Cortesia de Anmahian Winton Architects

Esse observatório astronômico privado encontra-se em uma remota montanha no centro de New Hampshire. O terreno é caracterizado pela presença de granito e está situado no centro de uma paisagem "escura" de cinco quilômetros de raio, com pouca iluminação para que não obstrua a visão astronômica. O projeto de Gemma rejeita a tradicional cúpula a favor de uma forma arquitetônica sintetizada que maximiza o espaço utilizável e responde ao importante contexto geográfico. 

Phillip and Patricia Frost Museum of Science / Grimshaw Architects

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 4 de 9
© Rafael Gamo

O Museu de Ciências Phillip e Patricia Frost de Miami, FL, com 23.225,00 m² (250.000 ft²), reúne um aquário, um planetário e um museu de ciências em um campus no Museum Park do centro de Miami. Aproveitando o sol abundante da cidade, as brisas oceânicas da vizinha Baía de Biscayne e as vistas para um horizonte em crescimento no centro da cidade, a arquitetura do museu promove a oferta cultural do condado de Miami-Dade em um edifício contemporâneo.

Parque Astronômico da Escola Secundária Zhenze / Specific Architects + Unit Architects

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 5 de 9
© Hengzhong LYU

O Parque Astronômico é uma parte importante na construção cultural da Escola Zhenze. Os arquitetos propõem a ideia de construir projetos astronômicos na forma de parques, combinando o tema com o ambiente do campus tornando-os elos entre as áreas funcionais originais relativamente independentes.Os ambientes astronômicos são transformados em elementos circulares e são ancorados nas encostas.

Ennead Architects

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 2 de 9
© Arch-Exist

Projetado por Ennead, o monumental museu cria uma experiência imersiva que coloca os visitantes em contato direto com fenômenos astronômicos reais. Através da escala, da forma e da manipulação da luz, o edifício aumenta a consciência de nossa relação fundamental com o sol e o movimento orbital da Terra. Com 39.019,0 m² ( 420.000 ft²), a nova filial astronômica do Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai será a maior do mundo dedicada exclusivamente ao estudo da astronomia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura" [The Ocean Above Us: How Planetariums Inspire Wonder] 14 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979966/o-oceano-acima-de-nos-planetarios-e-a-experiencia-imersiva-da-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.