O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura

Os planetários são projetados para descoberta e exploração. Criados em torno de experiências imersivas, estes projetos atraem nossa imaginação para novos mundos. Como centros de educação e entretenimento, eles também reúnem as pessoas. Hoje, arquitetos e designers estão reimaginando o que o planetário moderno pode se tornar e, por sua vez, estão inspirando novas investigações sobre o universo e o vasto oceano acima de nós.

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 2 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 3 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 4 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 5 de 9O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Mais Imagens+ 4

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 9 de 9
© Jeff Goldberg

Geralmente envolvendo uma estrutura em cúpula onde imagens de estrelas, planetas e constelações são projetadas na superfície interna, um planetário pode combinar diversos programas. Ocupando uma área maior para acomodar um teatro, estes projetos são frequentemente marcos e parte de um projeto de construção maior. Enquanto alguns projetos modernos favorecem formas dramáticas, expressivas, e espaços monumentais, outros enquadram a arquitetura como pano de fundo para galerias de ciência e exposições. Os projetos a seguir mostram projetos de planetários de todo o mundo, cada um explorando o que significa olhar para fora de nós mesmos.

Centro Rose para Terra e Espaço / Polshek Partnership (Ennead Architects)

O oceano acima de nós: planetários e a experiência imersiva da arquitetura - Imagem 8 de 9
© Jeff Goldberg

A esfera icônica dentro de um cubo de vidro do Centro Rose para a Terra e Espaço redefine essa instituição cultural histórica no século XXI. O virtuosismo técnico e a clareza extrema da pele de vidro, o espaço interior e a experiência espacial articulada inspiram uma apreciação das maravilhas do nosso universo e do poder da pesquisa científica. O edifício está desenhado como uma expressão visível da própria ciência que contém. A transparência da pele de vidro desmitifica e ilumina os conteúdos do cubo, enfatizando a presença da esfera e revelando sua força gravitacional para servir à meta da instituição de desafiar a ciência.

Observatório Gemma / Anmahian Winton Architects

Cortesia de Anmahian Winton Architects

Esse observatório astronômico privado encontra-se em uma remota montanha no centro de New Hampshire. O terreno é caracterizado pela presença de granito e está situado no centro de uma paisagem "escura" de cinco quilômetros de raio, com pouca iluminação para que não obstrua a visão astronômica. O projeto de Gemma rejeita a tradicional cúpula a favor de uma forma arquitetônica sintetizada que maximiza o espaço utilizável e responde ao importante contexto geográfico.

Phillip and Patricia Frost Museum of Science / Grimshaw Architects